São Paulo - Bangkok, capital da Tailândia, abriga uma variedade de festivais anuais, uma rica experiência imersiva, que reflete a espiritualidade, criatividade e a diversidade do povo tailandês. As tradições antigas evoluíram, e hoje fazem parte da vida moderna na cidade. Não há voos diretos do Brasil a Bangkok, sendo necessário fazer escala em um país da Europa, África ou nos Emirados Árabes.
(Divulgação) |
Conheça alguns dos festivais de Bangkok para incluir no roteiro de viagem:
1. Songkran, o Festival das Águas
Anualmente, nos dias 13, 14 e 15 de abril, o Festival das Águas celebra o Ano Novo Tailandês, segundo o calendário budista. A festa mais tradicional é no Wat Poh, o Templo do Buda Reclinado. É impossível permanecer seco, pois a celebração consiste em todo mundo jogar água uns nos outros com baldes, pistolas de água, mangueira e o que mais estiver disponível.
2. Loy Krathong, o Festival das Luzes
O Loy Krathong, que significa "flutuar uma cesta", tem raízes antigas e é celebrado na lua cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês, geralmente em novembro. O festival tem suas origens na tradição hindu de homenagear a deusa da água, agradecendo-lhe por fornecer vida e sustento. Hoje, o Loy Krathong é uma festa budista que simboliza a libertação de má sorte e o início de um novo ciclo de vida. Durante o Loy Krathong, os templos em Bangkok são iluminados e decorados com lanternas coloridas, criando uma atmosfera mágica. Além do lançamento de krathongs, o festival também apresenta danças folclóricas, músicas tradicionais e competições de beleza, especialmente nos parques públicos e áreas turísticas da cidade.
3. Visakha Bucha, o Dia do Nascimento, Iluminação e Morte de Buda
É um dos feriados budistas mais sagrados e significativos celebrados em toda a Tailândia. O festival ocorre no dia da lua cheia do sexto mês lunar do calendário budista, geralmente em maio. É um dia para os budistas refletirem sobre os ensinamentos de Buda, praticarem a virtude e realizar boas ações. Em Bangkok, os templos são adornados com flores e decorações especiais. As cerimônias incluem procissões em torno dos principais santuários dos templos, onde os fiéis carregam lanternas e velas, simbolizando a luz da sabedoria de Buda.