Pular para o conteúdo principal


Com Elevados Volumes De Viagens Aéreas SWISS Registra Lucro Recorde No 3Q23 E No 1H23

Aeroporto de Zurique - A Swiss International Air Lines (SWISS) beneficiou dos elevados volumes de viagens aéreas no verão para registrar um resultado operacional recorde para o período do terceiro trimestre de 2023, que se baseou ainda mais nos já fortes lucros do primeiro semestre. A procura dos passageiros foi particularmente elevada no segmento de viagens de lazer. Nos primeiros nove meses de 2023, a SWISS gerou um lucro operacional ou EBIT ajustado de CHF 615,9 milhões, uma melhoria de cerca de 114% em relação ao período do ano anterior (1º-3º trimestre de 2022: CHF 287,5 milhões) e o resultado mais forte de nove meses em seus mais de 20 anos de história. As receitas totais para o período de nove meses aumentaram 26,4%, para CHF 4,0 bilhões (1T-3T 2022: CHF 3,2 bilhões). 

Boeing 777 da SWISS. (© SWISS) 

“Estou orgulhoso e grato por nossa equipe SWISS ter conseguido alcançar um resultado operacional tão favorável nos principais meses de verão”, afirma Markus Binkert, Diretor Financeiro, SWISS. “Ao fazer isso, fortalecemos ainda mais a nossa base financeira; e demonstramos que, tendo superado a pandemia, também podemos manter-nos firmes e com as nossas próprias pernas numa perspectiva de longo prazo.” 

“Também no terceiro trimestre”, continua Binkert, “beneficiamos do fato de a procura de viagens aéreas em toda a indústria ter excedido a capacidade disponível. Também trabalharam a nosso favor as estruturas de custos competitivas que nos atribuímos através da nossa reestruturação em resposta à pandemia da COVID-19. Nossos custos administrativos, por exemplo, ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia.” 


Tendência Positiva Solidificada no Período do Terceiro Trimestre 

Naquela que é tradicionalmente a época mais movimentada em termos de viagens aéreas, a SWISS viu as tendências positivas de negócios do primeiro semestre de 2023 intensificarem-se ainda mais no período do terceiro trimestre. O EBIT ajustado de julho a setembro totalizou pouco menos de CHF 277,6 milhões, um aumento de cerca de 25% em relação ao período do ano anterior (3º trimestre de 2022: CHF 220,5 milhões) e o resultado trimestral mais forte que a empresa já reportou. As receitas totais do período aumentaram cerca de 10,6%, para CHF 1,5 bilhão (3º trimestre de 2022: CHF 1,3 bilhão). 

As operações de voo da SWISS enfrentaram condições particularmente desafiadoras nos meses de pico do verão, como resultado de vários fatores externos, como greves, condições climáticas adversas e escassez de pessoal nas empresas parceiras. Mas graças ao planejamento cuidadoso e aos esforços consideráveis ​​de toda a força de trabalho da SWISS, cerca de 99% de todos os voos da SWISS puderam ser realizados conforme publicado. No entanto, registraram-se atrasos consideráveis ​​na obtenção dessa estabilidade operacional. 


Ambiente de Mercado se Tornando mais Desafiador 

A SWISS está atualmente a assistir a uma normalização dos seus níveis de rendimento. Ao mesmo tempo, a indústria aérea enfrenta custos crescentes – de energia, para dar um exemplo. Como resultado, o ambiente de mercado parece destinado a tornar-se mais desafiador no médio prazo. Mas a SWISS ainda espera reportar um resultado operacional muito favorável para 2023 como um todo. 

“Gostaria de agradecer sinceramente a toda a nossa equipe SWISS pelo excelente desempenho da equipe que tornou possível esse resultado recorde”, disse o CEO, SWISS, Dieter Vranckx. “E estou especialmente satisfeito por não estarmos apenas no caminho certo em termos financeiros: como mostra o nosso último inquérito ao pessoal, a motivação e a satisfação dos nossos funcionários também melhoraram substancialmente. Com o ambiente empresarial a tornar-se mais exigente e com tempos de incerteza pela frente na frente política global, proporcionar-nos uma almofada financeira sólida é ainda mais valioso. Também nos permite investir ainda mais na experiência de viagem aérea dos nossos passageiros e nos nossos próprios funcionários. E em todos estes esforços, as ações para aumentar a nossa pontualidade estarão no topo da nossa lista de prioridades.” 


Forte Crescimento no Volume de Passageiros 

A SWISS transportou cerca de 12,4 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2023, cerca de um terço a mais do que no período do ano anterior. Mais de 97.000 voos foram operados, um quarto a mais do que em 2022. Em todo o sistema, a produção total da SWISS nos primeiros nove meses aumentou 33% em relação ao ano anterior em termos de assentos-quilômetro disponíveis (ASK). O volume total de tráfego no período, medido em receita de passageiros-quilômetros (RPK), aumentou 42% em relação a 2022. A frota de aeronaves SWISS foi excepcionalmente bem utilizada: a taxa de ocupação de assentos em todo o sistema nos primeiros nove meses de 2023 foi de 85,1%, um melhoria de 5,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. 

No terceiro trimestre de 2023, a SWISS transportou cerca de 4,9 milhões de passageiros, em comparação com 4 milhões no mesmo período do ano anterior. Mais de 36.500 voos foram realizados, em comparação com pouco menos de 31.000 no terceiro trimestre de 2022. A taxa de ocupação de assentos em todo o sistema no terceiro trimestre foi de 88,2%, 1,3 ponto percentual abaixo do período do ano anterior. A capacidade da SWISS no terceiro trimestre em 2023 foi de 89% do nível de 2019. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades