Aeroporto de Zurique - A Swiss International Air Lines (SWISS) beneficiou dos elevados volumes de viagens aéreas no verão para registrar um resultado operacional recorde para o período do terceiro trimestre de 2023, que se baseou ainda mais nos já fortes lucros do primeiro semestre. A procura dos passageiros foi particularmente elevada no segmento de viagens de lazer. Nos primeiros nove meses de 2023, a SWISS gerou um lucro operacional ou EBIT ajustado de CHF 615,9 milhões, uma melhoria de cerca de 114% em relação ao período do ano anterior (1º-3º trimestre de 2022: CHF 287,5 milhões) e o resultado mais forte de nove meses em seus mais de 20 anos de história. As receitas totais para o período de nove meses aumentaram 26,4%, para CHF 4,0 bilhões (1T-3T 2022: CHF 3,2 bilhões).
Boeing 777 da SWISS. (© SWISS) |
“Estou orgulhoso e grato por nossa equipe SWISS ter conseguido alcançar um resultado operacional tão favorável nos principais meses de verão”, afirma Markus Binkert, Diretor Financeiro, SWISS. “Ao fazer isso, fortalecemos ainda mais a nossa base financeira; e demonstramos que, tendo superado a pandemia, também podemos manter-nos firmes e com as nossas próprias pernas numa perspectiva de longo prazo.”
“Também no terceiro trimestre”, continua Binkert, “beneficiamos do fato de a procura de viagens aéreas em toda a indústria ter excedido a capacidade disponível. Também trabalharam a nosso favor as estruturas de custos competitivas que nos atribuímos através da nossa reestruturação em resposta à pandemia da COVID-19. Nossos custos administrativos, por exemplo, ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia.”
Tendência Positiva Solidificada no Período do Terceiro Trimestre
Naquela que é tradicionalmente a época mais movimentada em termos de viagens aéreas, a SWISS viu as tendências positivas de negócios do primeiro semestre de 2023 intensificarem-se ainda mais no período do terceiro trimestre. O EBIT ajustado de julho a setembro totalizou pouco menos de CHF 277,6 milhões, um aumento de cerca de 25% em relação ao período do ano anterior (3º trimestre de 2022: CHF 220,5 milhões) e o resultado trimestral mais forte que a empresa já reportou. As receitas totais do período aumentaram cerca de 10,6%, para CHF 1,5 bilhão (3º trimestre de 2022: CHF 1,3 bilhão).
As operações de voo da SWISS enfrentaram condições particularmente desafiadoras nos meses de pico do verão, como resultado de vários fatores externos, como greves, condições climáticas adversas e escassez de pessoal nas empresas parceiras. Mas graças ao planejamento cuidadoso e aos esforços consideráveis de toda a força de trabalho da SWISS, cerca de 99% de todos os voos da SWISS puderam ser realizados conforme publicado. No entanto, registraram-se atrasos consideráveis na obtenção dessa estabilidade operacional.
Ambiente de Mercado se Tornando mais Desafiador
A SWISS está atualmente a assistir a uma normalização dos seus níveis de rendimento. Ao mesmo tempo, a indústria aérea enfrenta custos crescentes – de energia, para dar um exemplo. Como resultado, o ambiente de mercado parece destinado a tornar-se mais desafiador no médio prazo. Mas a SWISS ainda espera reportar um resultado operacional muito favorável para 2023 como um todo.
“Gostaria de agradecer sinceramente a toda a nossa equipe SWISS pelo excelente desempenho da equipe que tornou possível esse resultado recorde”, disse o CEO, SWISS, Dieter Vranckx. “E estou especialmente satisfeito por não estarmos apenas no caminho certo em termos financeiros: como mostra o nosso último inquérito ao pessoal, a motivação e a satisfação dos nossos funcionários também melhoraram substancialmente. Com o ambiente empresarial a tornar-se mais exigente e com tempos de incerteza pela frente na frente política global, proporcionar-nos uma almofada financeira sólida é ainda mais valioso. Também nos permite investir ainda mais na experiência de viagem aérea dos nossos passageiros e nos nossos próprios funcionários. E em todos estes esforços, as ações para aumentar a nossa pontualidade estarão no topo da nossa lista de prioridades.”
Forte Crescimento no Volume de Passageiros
A SWISS transportou cerca de 12,4 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2023, cerca de um terço a mais do que no período do ano anterior. Mais de 97.000 voos foram operados, um quarto a mais do que em 2022. Em todo o sistema, a produção total da SWISS nos primeiros nove meses aumentou 33% em relação ao ano anterior em termos de assentos-quilômetro disponíveis (ASK). O volume total de tráfego no período, medido em receita de passageiros-quilômetros (RPK), aumentou 42% em relação a 2022. A frota de aeronaves SWISS foi excepcionalmente bem utilizada: a taxa de ocupação de assentos em todo o sistema nos primeiros nove meses de 2023 foi de 85,1%, um melhoria de 5,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
No terceiro trimestre de 2023, a SWISS transportou cerca de 4,9 milhões de passageiros, em comparação com 4 milhões no mesmo período do ano anterior. Mais de 36.500 voos foram realizados, em comparação com pouco menos de 31.000 no terceiro trimestre de 2022. A taxa de ocupação de assentos em todo o sistema no terceiro trimestre foi de 88,2%, 1,3 ponto percentual abaixo do período do ano anterior. A capacidade da SWISS no terceiro trimestre em 2023 foi de 89% do nível de 2019.