Gozo, Malta - Há mais de 10 anos, o Kempinski Hotel San Lawrenz trabalha ativamente para limitar o seu próprio consumo de recursos naturais. Em 2011, o resort instalou painéis solares como sua primeira grande ação para uma operação mais sustentável, e agora outra grande conquista são as torneiras de água filtrada.
Vista aérea do resort da Kempinski com suas novas ações sustentáveis. (© Kempinski) |
O Kempinski Hotel San Lawrenz adotou uma visão de reduzir o seu impacto ambiental e apoiar a sustentabilidade dos recursos do planeta, e o próximo passo lógico foi instalar torneiras de água potável nos quartos, suítes e apartamentos para limitar o consumo de água em garrafas plásticas descartáveis.
Melino Sultana, Chefe de Engenharia, tem liderado a implantação e supervisionado o andamento deste projeto e de outros planos sustentáveis: “Estamos bem encaminhados com a instalação e mais de 90% dos nossos quartos já têm essas torneiras instaladas. Ao longo dos meses de instalação, já diminuímos o número de garrafas plásticas consumidas em 50%, e estamos entusiasmados em ver esse número cair ainda mais quando todos os nossos quartos e apartamentos as tiverem instaladas no final deste ano.”
Além das torneiras de água filtrada, o hotel está trabalhando em diversos projetos para se tornar mais sustentável; desde a instalação de painéis solares, a substituição de cartões-chave de plástico por cartões de bambu e o lançamento de cartões de visita on-line baseados em códigos QR.
Nas palavras da Gerente Geral, Ruth Abellan: “A indústria hoteleira não é tradicionalmente conhecida por seu foco em iniciativas sustentáveis, e estou orgulhosa de estarmos vendo uma mudança de tendência aqui. Não é pouca coisa desenvolver um projeto deste porte durante a nossa alta temporada e não teria sido possível sem o compromisso da nossa empresa proprietária, o Grupo Baldacchino. Depois de ter este projeto em andamento nos últimos 2 anos, é maravilhoso vê-lo finalmente se concretizar e ouvir as palavras de agradecimento de nossos convidados. Agradecemos a todos os nossos hóspedes por se juntarem a nós na nossa responsabilidade de proteger o ambiente de Gozo e por serem um agente de mudança ativo na preservação da nossa pequena ilha como um destino sustentável.”