Pular para o conteúdo principal


UNWTO: Turismo Internacional Termina 2023 Perto De 90% Dos Níveis Pré-Pandemia

Madrid, Espanha - O turismo internacional está a caminho de recuperar quase 90% dos níveis pré-pandemia até o final deste ano. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), estima-se que 975 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro de 2023, um aumento de 38% em relação aos mesmos meses de 2022. 

(© UNWTO)

O mais novo Barômetro Mundial do Turismo da UNWTO também mostra: 

- Os destinos mundiais receberam 22% mais turistas internacionais no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, refletindo uma forte temporada de verão no Hemisfério Norte. 

- As chegadas de turistas internacionais atingiram 91% dos níveis pré-pandemia no terceiro trimestre, atingindo 92% em julho, o melhor mês até agora desde o início da pandemia. 

- No geral, o turismo recuperou 87% dos níveis pré-pandemia de janeiro a setembro de 2023. Isso coloca o setor a caminho de se recuperar quase 90% até o final do ano. 

- As receitas do turismo internacional podem chegar a US$ 1,4 trilhão em 2023, cerca de 93% dos US$ 1,5 trilhão ganhos pelos destinos em 2019. 

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "Os últimos dados da UNWTO mostram que o turismo internacional se recuperou quase completamente da crise sem precedentes da COVID-19, com muitos destinos atingindo ou mesmo excedendo as chegadas e receitas pré-pandemia. Isso é fundamental para destinos, empresas e comunidades onde o setor é uma grande tábua de salvação." 


Oriente Médio, Europa e África Lideram Recuperação 

O Oriente Médio continua liderando a recuperação por regiões em termos relativos, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandemia nos nove meses até setembro de 2023. O Oriente Médio continua sendo a única região do mundo a superar os níveis de 2019 neste período. As medidas de facilitação de vistos, o desenvolvimento de novos destinos, os investimentos em novos projetos relacionados com o turismo e a realização de grandes eventos ajudam a sustentar este desempenho notável. 

A Europa, maior região de destino do mundo, recebeu 550 milhões de turistas internacionais no período, 56% do total global. Isso representa 94% dos níveis pré-pandemia. A recuperação foi apoiada pela robusta demanda intrarregional, bem como pela forte demanda dos Estados Unidos. 

A África recuperou 92% dos visitantes pré-pandemia neste período de nove meses, e as chegadas às Américas atingiram 88% dos números de 2019 neste período, já que a região se beneficiou da forte demanda dos EUA, em particular para destinos caribenhos. 

A Ásia e o Pacífico atingiram 62% dos níveis pré-pandemia neste período devido à reabertura mais lenta para viagens internacionais. No entanto, o desempenho entre as sub-regiões é misto, com o Sul da Ásia recuperando 95% dos níveis pré-pandemia, mas o Nordeste Asiático apenas cerca de 50%. 


Gastos com Turismo Fortes 

A forte demanda por viagens de saída foi relatada por vários grandes mercados de origem neste período, com muitos excedendo os níveis de 2019. Alemanha e Estados Unidos gastaram 13% e 11% a mais, respectivamente, em viagens de ida do que nos mesmos nove meses de 2019, enquanto a Itália gastou 16% a mais até agosto. 

A recuperação sustentada também se reflete no desempenho dos indicadores do setor. Com base em dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e da STR, o Rastreador de Recuperação do Turismo da UNWTO detalha uma forte recuperação no número de passageiros aéreos e nos níveis de ocupação de alojamentos turísticos. 

Neste contexto, o turismo internacional está bem encaminhado para recuperar totalmente os níveis pré-pandemia em 2024, apesar dos desafios econômicos, como inflação alta e produção global mais fraca, bem como tensões geopolíticas e conflitos importantes. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades