Washington, EUA - Como esperado, o desempenho hoteleiro do Canadá caiu mês após mês, mas continuou um período de crescimento ano após ano, de acordo com dados de novembro de 2023 da CoStar.
Edmonton, Canadá, relatou uma baixa taxa de ocupação em novembro. (© Bing Imagens) |
Novembro de 2023 (variação percentual em relação a novembro de 2022)
Ocupação: 62,1% (+0,5%)
Taxa média diária (ADR): CAD 179,18 (+5,8%)
Receita por quarto disponível (RevPAR): CAD 111,19 (+6,4%)
“O desempenho dos hotéis no Canadá retornou ao crescimento de um dígito em novembro”, disse Laura Baxter, Diretora de Análise de Hospitalidade, Grupo CoStar, Canadá.
“Este desempenho é estável dada a provável contração da economia em geral. As tarifas de quarto impulsionaram a maior parte do crescimento do RevPAR, com todos os segmentos experimentando um aumento, embora a um ritmo mais lento. Este resultado confirma a tendência de desaceleração do crescimento dos ADR nos últimos meses, particularmente com tarifas transitórias, que mostraram um aumento de 4,7% ano a ano - o menor aumento desde o início de 2021. Espera-se que o crescimento mais suave das tarifas de quarto continue até meados de 2021. 2024, com descidas esperadas durante um curto período antes de regressar a território positivo.
“O aumento marginal da ocupação superou a nossa previsão, que previa um pequeno declínio. As melhorias ano após ano na ocupação dos grupos ajudaram a manter a métrica em funcionamento e, embora seja demasiado cedo para chamar isto de tendência, é um passo na direção certa, uma vez que a ocupação desse segmento permanece 11% abaixo dos níveis pré-pandemia. A procura mais forte do grupo também foi evidente para hotéis urbanos e suburbanos com serviço completo. As contrações de ocupação continuaram nos hotéis de serviço limitado, no entanto, o crescimento da tarifa de quarto do segmento permanece robusto, superando a média nacional em 1,1 pontos percentuais.”
Entre as províncias e territórios, Manitoba registrou o maior nível de ocupação em novembro (70,6%), que ficou 7,5% abaixo de 2022.
Entre os principais mercados, Toronto teve a maior ocupação (74,1%), 1,0% atrás de novembro de 2022.
A ocupação mais baixa entre as províncias foi reportada na Ilha do Príncipe Eduardo (46,5%), uma queda de 22,5% em relação a 2022. Ao nível do mercado, a ocupação mais baixa foi registrada em Edmonton (+4,0% para 55,7%).
“Olhando para o futuro, esperamos que a ocupação diminua a cada mês até o final do primeiro trimestre de 2024”, disse Baxter. “Prevê-se uma pressão descendente sobre os gastos discricionários, em grande parte devido às taxas de juro mais elevadas que se estendem a mais detentores de hipotecas com renovações no horizonte.”