Acordo assinado por ambas as companhias aéreas em Xangai, China
Xangai, China - Ontem, a Etihad Airways e a China Eastern Airlines sinalizaram a sua intenção de fortalecer a sua parceria assinando um Memorando de Entendimento de Cooperação Estratégica (MoU), para melhorar os laços comerciais e operacionais.
Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, em discussão com Li Yangmin, Presidente da China Eastern Airlines. (© Etihad) |
O acordo reflete o compromisso de explorar uma cooperação aprofundada que proporcionará aos viajantes escolhas mais amplas, serviços de maior qualidade e maior valor, contribuindo ao mesmo tempo para uma aviação sustentável.
Com base na bem-sucedida parceria existente, as companhias aéreas planejam implementar uma ampla colaboração, incluindo um codeshare alargado, programas de fidelização recíprocos, transporte de carga, manutenção, reparação e revisão, assistência em escala, catering, acesso a lounges, formação de pessoal e diversas iniciativas de sustentabilidade. Esta abordagem abrangente melhorará a eficiência, mantendo ao mesmo tempo uma hospitalidade de renome mundial.
O Memorando de Entendimento deverá facilitar a ambição da China Eastern de iniciar serviços para Abu Dhabi através das suas discussões com os Aeroportos de Abu Dhabi, o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi e outras partes interessadas importantes na capital dos EAU.
Uma combinação dos serviços da Etihad e da China Eastern, que coincidiria com o recém-inaugurado Terminal A do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, criará uma plataforma robusta para o tráfego aéreo China-EAU e estabelecerá uma plataforma de lançamento ideal para ligações entre a China, o Médio Oriente e África.
Antonoaldo Neves, CEO, Etihad Airways, enfatizou a importância da parceria. Ele disse: “Nossas duas companhias aéreas operam uma parceria duradoura há mais de uma década. Este memorando de entendimento é um marco importante e uma chave para o estabelecimento de uma cooperação mutuamente benéfica a longo prazo. Sinto-me altamente encorajado pela dinâmica da nossa cooperação e espero ver mais sucesso.
“Também marca um desenvolvimento significativo das ligações diretas entre Abu Dhabi e a China e sublinha a confiança de uma das transportadoras chinesas mais influentes na Etihad. O Memorando de Entendimento abre caminho para um acordo que impulsionará o desenvolvimento econômico de Abu Dhabi, bem como apoiará a 'Iniciativa Cinturão e Rota' da China.”
Li Yangmin, Presidente, China Eastern Airlines Group, disse: “O memorando de entendimento baseia-se na nossa cooperação existente. Torna possível um acordo que nos permitiria colaborar de forma real e prática como parte da relação continuamente florescente entre a China e os EAU.
“A ligação entre o hub da China Eastern em Xangai e a rede da Etihad através de Abu Dhabi aumentará significativamente a nossa presença no Médio Oriente e em África. Apoia o nosso compromisso com a construção da Iniciativa Cinturão e Rota e da ‘Rota Aérea da Seda’, estimulando os intercâmbios econômicos, comerciais e culturais entre a China e os países parceiros.”
Sua Excelência Hussain Al Hammadi, Embaixador dos EAU na China, acrescentou: “Num testemunho notável de uma colaboração reforçada, a nossa parceria vai além de melhorias operacionais, enfatizando a promoção de amplos intercâmbios entre pessoas. Esperamos ansiosamente receber uma onda de turistas chineses nos EAU, convidando-os a mergulhar na cultura única da nossa nação. À medida que nos aproximamos do próximo 40º aniversário das relações diplomáticas entre os EAU e a China, expressamos as nossas sinceras esperanças de uma relação ainda mais profunda na diplomacia, no comércio, na cultura e em várias outras esferas.”