A greve convocada pelos sindicatos para os dias 5, 6, 7 e 8 de janeiro, coincidindo com o feriado dos Reis Magos e o regresso de milhares de pessoas aos seus locais de trabalho ou residência, obriga ao cancelamento de 444 voos. São 270 da Iberia, 64 da Iberia Express e 110 Air Nostrum.
(Arquivo) |
As companhias aérea vão oferecer as melhores alternativas possíveis aos 45.641 passageiros afetados pelos cancelamentos para que possam realizar as suas viagens. Nos próximos dias, o mais breve possível, os viajantes serão informados das possibilidades de realocação para outros voos.
Relativamente aos voos da Iberia, a companhia aérea prevê operar 836 voos, 76% do total de 1.106 programados. Entre os voos que pretende operar estão praticamente todos os voos de longo curso (incluindo os da LEVEL). Dos 270 cancelamentos de voos da Iberia, 51% serão voos domésticos e 49% serão voos europeus.
A Iberia Express irá operar 88% dos seus voos e a Air Nostrum 72%.
Em qualquer caso, os passageiros que tenham voos afetados reservados para os dias 5, 6, 7 ou 8 de janeiro podem solicitar a partir de hoje a alteração da data da viagem ou o reembolso do valor pago pelas passagens. Os passageiros com voos não diretamente afetados pela greve poderão alterar a data da viagem ou solicitar voucher.
As alterações podem ser efetuadas através do site da Iberia, das agências de viagens onde foi efetuada a compra ou do Centro de Atendimento ao Cliente da companhia aérea, que irá reforçar o seu quadro de pessoal, embora possa ter mais tempo de espera habitual. O número de telefone para ligar desde Espanha é 900 111 500. Os números para atender fora do país podem ser consultados no site da Iberia.
Dados os previsíveis problemas que irão ocorrer nos aeroportos devido à greve, a Iberia pediu a todos os passageiros que façam o Check-In antecipadamente através do site e cheguem aos aeroportos com mais antecedência do que o habitual.
A Iberia agradeceu a compreensão de todos os seus passageiros e pediu desculpas pelos transtornos causados pela greve.