A Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) anunciou que 60% das agências de viagens espanholas superaram os volumes de faturação de 2019, pré-pandemia.
Plaza de Espanha, Sevilha. (© Bing Imagens) |
Os dados analisados pela CEAV e divulgados na imprensa espanhola mostram que 52,8% das agências de viagens que faturaram mais que em 2019 tiveram crescimentos inferiores a 25%, enquanto 34,8% indicaram aumentos entre 25% e 50% e 12,4% declararam aumentos de faturamento superiores a 50%.
Entre as agências de viagens espanholas que indicaram quebras no faturamento face a 2019, 67,8% indicou quebras inferiores a 25%, enquanto 20% declarou decréscimos entre 25% e 50% e 12,2% revelou descidas superiores a 50%.
Para 2024, as agências de viagens espanholas revelam previsões moderadamente otimistas, com 30,5% das agências dizendo que espera aumentos no faturamento, 18,1% a dizer que espera quebras e 51,4% a perspectivar que uma estabilização.
A CEAV anunciou ainda que, face ao ano passado, 75,7% das agências de viagens revelou aumentos de faturamento, enquanto 6,8% revelou quebras e 17,5% considera que se manteve estável. Os dados revelaram ainda que o ritmo de reservas ao longo deste ano foi afetado negativamente pela subida de preços.
Os destinos internacionais mais procurados pelos clientes das agências de viagens espanholas este ano foram Egito, Estados Unidos e Europa, com França e Itália a liderar. O Caribe, os cruzeiros, o Japão e a Tailândia também constam entre os mais procurados.
Entre os destinos espanhóis, a CEAV destaca Baleares, Canárias, Andaluzia e Madrid entre os mais procurados. Os destinos domésticos com maiores crescimentos foram a Costa da Cantábria e a Galiza.