Aeroporto de Zurique - A SWISS adotará um novo procedimento baseado em inteligência artificial para contar seus passageiros durante o processo de embarque do voo no decorrer de 2024. Uma vez adotado o novo procedimento baseado em IA, não deverá haver mais necessidade de realizar contagem manual de passageiros a bordo.
(© SWISS) |
O processo de concurso para encontrar um parceiro de TI correspondente para o novo procedimento foi ganho pela start-up Vion AI GmbH, com sede em Berlim. O novo procedimento de contagem de passageiros baseado em IA deverá ser introduzido no terceiro trimestre de 2024 para serviços de curto curso e no quarto trimestre de 2024 para voos de longo curso.
“Ao adotar esta solução baseada em IA para contar os nossos passageiros durante o embarque, estamos dando mais um grande passo em direção ao futuro digital”, afirma Oliver Buchhofer, Chefe de Operações, SWISS. “Há muitas vantagens neste novo procedimento”, continua Buchhofer. “O uso da inteligência artificial ajudará a tornar o processo de embarque mais rápido e eficiente. Isto, por sua vez, reduzirá os tempos de espera e proporcionará aos nossos passageiros uma experiência de viagem mais agradável. A nova contagem digital também aliviará a carga de trabalho das nossas tripulações de cabine. E eliminará o tipo de irregularidades a que são suscetíveis as contagens manuais tradicionais de passageiros, o que aumentará ainda mais a nossa segurança e margens de segurança.”
“Estamos orgulhosos de trabalhar com a SWISS para melhorar a segurança e a eficiência do transporte aéreo a nível europeu”, acrescenta Michael Busch, CEO, Vion AI. “Nossa solução baseada em IA é baseada em modelos de IA aprofundados que desenvolvemos internamente e que refletem nosso firme compromisso com a inovação e tecnologia de ponta. É isso que nos permite oferecer ao setor da aviação soluções personalizadas para aplicações que exigem altos níveis de precisão e cuidado. Estamos ansiosos para colaborar com a SWISS; e estamos convencidos de que podemos, em conjunto, dar um contributo vital para garantir viagens aéreas mais seguras, mais protegidas e mais sustentáveis.”
Testes Concluídos com Sucesso
A decisão de adotar o novo procedimento de contagem de passageiros baseado em IA na SWISS segue-se a três meses de testes na primavera deste ano. Os testes envolveram vídeos de exemplos do processo de embarque para todos os tipos de aeronaves e sob uma ampla gama de condições. Essas gravações foram utilizadas para desenvolver um primeiro protótipo do novo software necessário, que foi então utilizado para contar passageiros durante o embarque por meio de inteligência artificial (IA).
A SWISS e a Vion AI irão agora desenvolver e refinar ainda mais o software testado nos próximos meses. Este trabalho implicará também a renovação do uso de câmeras durante o embarque em voos selecionados. Os membros da tripulação continuarão a realizar uma contagem manual suplementar de passageiros para os voos em questão.
Segurança e Proteção de Dados Garantidas
A SWISS atribui a maior importância à segurança e proteção de dados. Todas as gravações realizadas nos seus embarques de passageiros serão processadas em total conformidade com as estritas disposições de proteção de dados europeias (GDPR) e suíças (FADP), sendo posteriormente eliminadas. Os dados obtidos serão utilizados exclusivamente para efeitos de contagem de passageiros, não sendo utilizados para qualquer identificação pessoal. Além disso, serão gravadas apenas imagens visuais, e apenas na área da porta da aeronave. Não estão previstas outras gravações (como áudio).