Rio de Janeiro - A UNWTO continuou a ampliar seu apoio a seus Membros nas Américas, com planos para um primeiro Escritório Regional para a região avançados durante uma visita oficial ao Brasil.
O Secretário-Geral Zurab Pololikashvili sendo entrevistado pela imprensa local e internacional durante a visita ao novo escritório regional da UNWTO no Rio de Janeiro. (© UNWTO) |
O Secretário-Geral Zurab Pololikashvili liderou a delegação da UNWTO ao Rio de Janeiro e a Brasília (13 a 17 de dezembro), reconhecendo o forte apoio e compromisso do Brasil com o turismo para o desenvolvimento. No Brasil, o Secretário-Geral Pololikashvili teve encontros bilaterais com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o Ministro do Turismo do país, Celso Sabino.
Primeiro Escritório da UNWTO para as Américas
Na 25ª Assembleia Geral da UNWTO (Samarcanda, Uzbequistão, 16-20 de outubro), os Estados-Membros votaram pela criação de um primeiro Escritório Regional para as Américas no Rio de Janeiro. O escritório aumentará ainda mais a presença global da UNWTO no terreno, somando-se a um Escritório Regional para o Oriente Médio em Riad, Arábia Saudita, um Escritório Regional em Nara, Japão, e sua sede em Madri, Espanha.
O Escritório Regional da UNWTO para as Américas ajudará a orientar o desenvolvimento do turismo não apenas no Brasil, mas em toda a região.
- O Secretário-Geral Pololikashvili se juntou ao ministro do Turismo, Celso Sabino, e outros delegados de alto nível para visitar o local e supervisionar os primeiros planos para o Escritório Regional.
- Com base nos planos estabelecidos na Assembleia Geral, a UNWTO e o Governo do Brasil organizaram uma cerimônia especial para celebrar o acordo oficial para o Escritório Regional.
- O início do projeto foi anunciado como uma grande oportunidade para aumentar o status do Brasil como líder em turismo para as Américas, bem como um dos principais destinos globais.
- O Escritório Regional para as Américas se concentrará no fortalecimento da promoção de investimentos. Uma das primeiras saídas importantes serão diretrizes destinadas a impulsionar investimentos verdes, reconhecendo a importância da biodiversidade para o turismo nas Américas. O escritório do Rio também desenvolverá uma estratégia em torno da formação técnica para jovens, permitindo que eles adquiram as habilidades profissionais necessárias para expandir o setor em toda a região.
O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "O Escritório Regional da UNWTO para as Américas ajudará a orientar o desenvolvimento do turismo não apenas no Brasil, mas em toda a região. O Rio de Janeiro será um verdadeiro hub de liderança e ideias, com foco no crescimento e direcionamento de investimentos para o setor e aproveitamento do poder do turismo para o crescimento sustentável e inclusivo."
UNWTO Conversa sobre Turismo com o Presidente Lula
Refletindo o reconhecimento da missão da UNWTO no mais alto nível político no Brasil, o Secretário-Geral Pololikashvili foi calorosamente recebido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Suas conversas bilaterais se concentraram em prioridades compartilhadas, incluindo investimentos crescentes no turismo no Brasil e em toda a região, e tornar o setor um motor de crescimento e oportunidades.
Em conversas bilaterais com o ministro do Turismo, Celso Sabino, a UNWTO enfatizou o enorme potencial do turismo nas Américas.
Celebrando a Excelência do Turismo no Brasil
Durante a visita oficial, a delegação da UNWTO se juntou às comemorações dos melhores talentos e líderes do turismo no Brasil. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo (Brasília, 16 de dezembro) reconheceu indivíduos e iniciativas transformadoras do setor. A UNWTO também participou da abertura oficial do Salão Nacional de Turismo.