Novo design, materiais mais sustentáveis e guia de estilo mais inclusivo
Bruxelas - A Brussels Airlines acaba de lançar seus novos uniformes para seus funcionários de cabine, cockpit e operações em terra. Ao escolher Gabrielle Szwarcenberg, uma jovem designer da Academia Real de Belas Artes de Antuérpia, e várias outras marcas belgas estabelecidas, a companhia aérea mais uma vez enfatiza sua Bélgica. Materiais inovadores, como uvas e cactos, tornam o uniforme mais sustentável. O guia de estilo que o acompanha também foi completamente revisado para se tornar muito mais inclusivo.
(© Brussels Airlines) |
Em um desfile de moda para funcionários e imprensa, os novos uniformes da Brussels Airlines foram apresentados ao mundo. Os uniformes serão introduzidos a bordo e no aeroporto a partir de primeiro de março e usados por mais de 2.600 funcionários de cabine, cockpit e operações terrestres.
O Design
Os novos uniformes são azul marinho escuro com detalhes na cor champanhe. A nova paleta de cores e estampas foram projetadas para se alinharem perfeitamente com a nova marca Brussels Airlines, lançada em novembro de 2021. A coleção é inspirada em glamourosos uniformes de companhias aéreas dos anos sessenta, resultando em silhuetas contemporâneas e atemporais, daí a introdução da gola alta e do vestido A-line.
Os uniformes são confortáveis e ficam bem em todos os tipos de corpo e pessoas de todas as idades. São apresentadas peças unissex, ao lado de tênis que são um complemento confortável aos sapatos de couro vegano.
Todo o processo de design levou dois anos. Com pesquisas, workshops e sessões de design, este uniforme foi criado em estreita colaboração com os funcionários da linha de frente. De vários desenhos, eles puderam escolher o visual final.
A colaboração com a Royal Academy for Fine Arts em Antuérpia - que entregou alguns dos designers de moda mais influentes do mundo - e Gabrielle Szwarcenberg reforça especificamente o compromisso da Brussels Airlines com a sua Bélgica e com o melhor da Bélgica em todo o mundo. É também por isso que a companhia aérea selecionou as marcas belgas Atelier Content e Ambiorix para os sapatos.
Uniformes mais Sustentáveis
Todos os fornecedores envolvidos neste projeto foram além para reduzir o impacto ambiental envolvido na produção do novo uniforme e seus acessórios.
Do algodão certificado BCI, lã sem mulas para o bem-estar animal, materiais inovadores como couro de cactos e uvas às embalagens: os materiais usados para os uniformes representam um grande passo em frente na estratégia de sustentabilidade da Brussels Airlines. Todos os locais de produção foram avaliados quanto à sustentabilidade e condições justas de trabalho.
Políticas Uniformes mais Inclusivas, Evoluindo com a Sociedade
Juntamente com o novo uniforme, a Brussels Airlines também atualizou seu guia de estilo. A companhia aérea pretende fazer com que todos se sintam em casa, e isso, claro, inclui seus funcionários. Essas novas diretrizes devem contribuir para um maior bem-estar no trabalho de todos os funcionários uniformizados, fazendo com que eles se sintam confortáveis usando o uniforme.
As orientações de cabelo, maquiagem e joias não serão mais diferentes para homens e mulheres. Por exemplo, ao usar maquiagem ou esmalte de unhas certos estilos e paletas de cores precisariam ser seguidos, independentemente do sexo do funcionário. Além disso, a maquiagem passa a ser opcional para todos e, portanto, não é mais obrigatória para as mulheres. Não há diferença de gênero para o penteado nem, assim que ele toca os ombros, ele precisa ser amarrado ou em um coque, esta é uma instrução relacionada à segurança.
E, por fim, as tatuagens agora também podem ser mostradas, desde que cumpram certas regras, como a posição, o tamanho e o que representa.
"Esses uniformes incorporam perfeitamente tudo o que a Brussels Airlines representa: Belgitude, uma plataforma para jovens talentos, sustentabilidade e inclusão. Estou feliz em ver o resultado e mal posso esperar para ver esses uniformes ao vivo no aeroporto e a bordo de nossas aeronaves. Gostaria de agradecer a todos os funcionários que estiveram envolvidos neste projeto monumental", disse Tilman Reinshagen, Diretor de Operações, Brussels Airlines.