A recuperação das viagens aéreas continuou em 2023, impulsionada principalmente pelo aumento das viagens internacionais e por uma gama reforçada de rotas e destinos no Aeroporto de Estocolmo Arlanda. Durante o ano, mais de 32 milhões de viajantes voaram através dos aeroportos da Swedavia, o que representa um aumento de 17% em comparação com o ano passado e aproximadamente 80% dos níveis anteriores à pandemia. A tendência de fortes viagens internacionais e um desenvolvimento mais fraco das viagens domésticas fortaleceu-se ligeiramente em dezembro. O ano também é caracterizado por uma forte entrega operacional nos aeroportos da Swedavia e uma experiência mais tranquila para os passageiros em Arlanda graças ao novo controle de segurança, que, em combinação com uma oferta comercial melhorada, levou a um aumento significativo da satisfação do cliente. Estima-se que as tendências de 2023 persistam até ao início de 2024, com a situação econômica e global como fatores contínuos de incerteza.
(Swedavia © Kalle Sanner) |
"A recuperação da aviação continuou em 2023, com um forte desenvolvimento nas viagens internacionais, enquanto a tendência mais fraca para o tráfego doméstico se fortaleceu um pouco durante o final do ano. Durante o ano, a nossa capacidade operacional nos nossos aeroportos em geral e em Arlanda em particular foi muito boa. Graças à equipe comprometida e aos nossos investimentos em uma verificação de segurança de última geração e de classe mundial em Arlanda e em uma oferta comercial fortalecida, a experiência do viajante e a satisfação do cliente puderam melhorar", afirma Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO, Swedavia.
Durante o ano, quase 40 novas rotas aéreas e 9 novos destinos foram adicionados aos aeroportos da Swedavia. As companhias aéreas responsáveis pelo maior número de novas rotas em 2023 foram SAS, Ryanair e Eurowings. Åre Östersund abriu uma nova rota de voo para Copenhague com a SAS em dezembro e a SAS abriu Arlanda-Agadir em novembro. Outras grandes aberturas durante o ano incluem, por exemplo, a United que regressou com uma rota de voo entre Nova York e Arlanda, a Wizz Air optou por estabelecer-se no outono em Arlanda, a Royal Jordanian Airlines estabeleceu-se em Arlanda com uma rota para Amã e a SAS voou na rota Nova York-Gotemburgo/Landvetter durante a temporada de verão de 2023.
Com o novo e moderno controle de segurança no Terminal 5 de Arlanda, os tempos de espera no controle de segurança foram significativamente reduzidos. Em dezembro, o tempo de espera dos viajantes que passavam pelo novo posto de segurança era, em média, inferior a 2 minutos.
Durante todo o ano de 2023, mais de 32 milhões de viajantes viajaram através dos dez aeroportos da Swedavia, o que representa um aumento de 17% em comparação com todo o ano de 2022. As viagens internacionais aumentaram 19% para quase 24 milhões de viajantes, enquanto as viagens domésticas aumentaram 10%. Durante um único mês de dezembro, um total de pouco mais de 2,2 milhões de viajantes viajaram através dos aeroportos da Swedavia. Perto de 1,7 milhões viajaram para o estrangeiro, o que representa um aumento de 5% em relação a dezembro do ano passado. As viagens domésticas diminuíram 13% para quase 600.000 viajantes durante dezembro em comparação com dezembro do ano passado.
O Aeroporto Arlanda de Estocolmo teve perto de 22 milhões de viajantes em geral em 2023, o que representa um aumento de 19% em comparação com 2022. As viagens internacionais aumentaram 20%, para pouco mais de 18 milhões de viajantes, enquanto as viagens domésticas aumentaram 13%, para mais de 3,5 milhões de viajantes. Durante o mês de dezembro, o Aeroporto Arlanda de Estocolmo teve pouco mais de 1,5 milhões de passageiros, um aumento de 3% em relação a dezembro do ano passado. As viagens internacionais aumentaram 7%, para pouco mais de 1,3 milhões de viajantes, enquanto as viagens domésticas diminuíram 12%, para quase 250.000 viajantes.
O Aeroporto Landvetter de Gotemburgo teve pouco mais de 5 milhões de viajantes em 2023, o que representa um aumento de 17% em comparação com 2022. As viagens internacionais aumentaram 18%, para mais de 4,5 milhões de viajantes, enquanto as viagens domésticas aumentaram 8%, para quase 700.000 viajantes. Durante o mês de dezembro, o Aeroporto Landvetter de Gotemburgo teve cerca de 350.000 viajantes, o que representa um aumento de 5% em comparação com dezembro de 2022. As viagens internacionais aumentaram 10%, para pouco mais de 300.000 viajantes, enquanto as viagens domésticas diminuíram 21%, para pouco mais de 40.000 viajantes.
Outros aeroportos da Suécia tiveram um desenvolvimento variável durante todo o ano de 2023 e durante dezembro como um mês individual. Dos aeroportos regionais da Swedavia, Åre Östersund, Aeroporto de Luleå e Aeroporto de Umeå tiveram o desenvolvimento mais forte durante o ano em comparação com 2022. O Aeroporto de Luleå é o aeroporto regional que melhor se recuperou em comparação com antes da pandemia, em 2019.
O Aeroporto de Malmö e o Aeroporto de Estocolmo Bromma tiveram um desenvolvimento mais fraco em comparação com outros aeroportos e as viagens diminuíram 26% e 20%, respetivamente, em comparação com dezembro do ano anterior.