A easyJet recebeu uma classificação de líder da indústria de A- pelo CDP - reconhecimento pelo trabalho contínuo da companhia aérea na otimização da eficiência carbônica das suas operações, bem como pelo seu compromisso de atingir o zero líquido até 2050.
(© easyJet) |
O CDP, anteriormente conhecido como Climate Disclosure Project, é uma instituição de caridade sem fins lucrativos que administra o sistema de divulgação global para investidores, empresas, cidades, estados e regiões. É comumente considerado como o padrão ouro de relatórios ambientais, aquele que reúne o conjunto de dados mais abrangente sobre a ação climática corporativa no mundo.
A easyJet é uma das poucas companhias aéreas do mundo a ter alcançado uma classificação de A- (tendo sido anteriormente classificada como B), aumentando a sua pontuação através da qualidade da sua divulgação de carbono, bem como da gestão do risco das alterações climáticas.
Jane Ashton, Diretora de Sustentabilidade, easyJet, disse: "Estamos muito satisfeitos por termos recebido uma classificação A- pelo CDP, um verdadeiro testemunho do trabalho árduo que todos estamos a fazer na easyJet para garantir que a nossa meta de redução de carbono validada pelo SBTi para 2035 é cumprida e o nosso objetivo de ser net-zero até 2050 é concretizado. A descarbonização da aviação continua a ser um grande empreendimento e foco, e é por isso que a easyJet continua a tomar medidas vitais não só para salvaguardar os benefícios que o setor proporciona, mas também para garantir que fazemos tudo o que podemos para minimizar o nosso impacto."
Fazendo melhorias contínuas em 2024:
A easyJet continua a fazer melhorias estratégicas na sua frota todos os dias e já fez uma série de mudanças inovadoras no último ano.
Por exemplo, desde o último período de relatório do CDP, a companhia aérea concluiu o lançamento de seu software de Otimização de Perfil de Descida (DPO), que reduz a quantidade de combustível usado durante o pouso, traçando uma descida mais eficiente em todas as aeronaves - fazendo uma economia estimada de pelo menos 50kg de combustível por voo.
Além disso, um quinto da frota da easyJet é agora composta por aeronaves da família A320neo - que são 13% mais eficientes em termos de combustível e até 50% mais silenciosas durante a decolagem, aterrissagem e descarga graças aos seus motores CFM LEAP-1A de última geração que cumprem os regulamentos do Capítulo 14 da ICAO.
A easyJet foi galardoada com a Estratégia Net Zero do Ano pela Business Green em 2023, que elogiou a companhia aérea pela amplitude, detalhe e ambição que delineou no seu roteiro net-zero.
A companhia aérea, que está se concentrando em novas tecnologias como meio de descarbonizar e cumprir suas metas, continua a colaborar com empresas como Airbus, Rolls-Royce, Cranfield Aerospace e GKN Aerospace para apoiar o desenvolvimento de aeronaves movidas a hidrogênio com emissão zero.
A easyJet é também membro fundador da Hydrogen in Aviation Alliance - uma coligação de diversas partes interessadas na aviação e no hidrogénio lançada para desenvolver e catalisar a infraestrutura e a política necessárias para apoiar as operações de aeronaves a hidrogênio.