Pular para o conteúdo principal


Em Um Mercado Altamente Competitivo, Hotelaria Abraça O Futuro Em 2024

Oracle antecipa cinco previsões para este ano e traz os benefícios para o mercado Latino-Americano, e consequentemente o Brasil 

São Paulo - Nos últimos cinco anos, a hotelaria tem testemunhado uma evolução constante nas discussões sobre a adoção de tecnologias em nuvem. O cenário, que até então se limitava a debates, agora presencia uma mudança palpável, conforme destaca Gustavo Moussalli, VP de Vendas da Oracle América Latina. “Graças às novas ferramentas que simplificam os processos de migração e arquivamento de dados, a hotelaria está finalmente avançando para a ação, e a transformação total torna-se inevitável.” 

(Arquivo) 

Pensando no histórico deste mercado e no avanço em IA e outras tecnologias, a Oracle, empresa de tecnologia em nuvem que fornece as organizações infraestrutura de computação e software para ajudá-las a inovar, desbloquear eficiências e se tornarem mais eficazes, reuniu alguns de seus especialistas e elencou cinco previsões para o setor de hotelaria neste ano. 


Adoção Concreta da Nuvem: da Conversa à Ação 

Após anos de preparação, o setor de hotelaria está finalmente abandonando a fase de planejamento e adotando ativamente as tecnologias de nuvem para aumentar sua eficiência e capacidades operacionais. Soluções projetadas especificamente para o setor estão ajudando a eliminar silos e atritos em áreas-chave, permitindo-nos oferecer ao cliente (externo e interno) uma experiência unificada como eles tem exigido. 


Inovação Focada em AI Inovação para Melhorar as Experiências e a Eficiência 

A automação baseada em IA continuará a definir a tendência: de processos de Check-In simplificados a experiências personalizadas, os hoteleiros explorarão ativamente tecnologias de ponta. A IA simplificará os fluxos de trabalho, desde sugestões personalizadas em tempo real até a otimização precisa da equipe, revolucionando o atendimento ao cliente e a eficiência operacional.


Aumento da Demanda por Talentos de Tecnologia 

Com a já mencionada aceleração nos processos de adoção e transformação digital, prevemos um aumento na demanda por serviços de consultoria voltados para a tecnologia. As organizações buscarão ativamente orientação especializada para otimizar a implementação de sua plataforma unificada de hospitalidade em nuvem. 


Foco Reforçado em Segurança e Conformidade 

Buscar aconselhamento especializado ajudará, não apenas a otimizar as operações e o uso das ferramentas disponíveis, mas também a garantir que elas atendam aos mais recentes padrões de segurança de dados e conformidade regulatória – uma prioridade para as empresas do setor. Isso será fundamental para proteger a integridade dos dados, proteger a privacidade dos hóspedes e garantir o alinhamento com as regulamentações globais em evolução, especialmente para as organizações que desejam escalar rapidamente e atender aos requisitos de residência de dados soberanos. 


O Papel da TI: Da Função Empresarial ao Imperativo Estratégico 

No setor de hotelaria, a tecnologia deixou de ser uma necessidade de back-office para se tornar um componente estratégico e vital do negócio. Essa transformação está redefinindo o papel dos líderes de Tecnologia da Informação (CIO´s), acelerando a inovação, a experimentação rápida e a melhoria contínua. A infusão de talentos de diversos setores impactará significativamente o mercado, com CIO´s de diversas origens contribuindo com estratégias inovadoras, impulsionando o progresso e a inovação no mundo da hospitalidade. 

O Grupo Piñero migrou seus bancos de dados para o Oracle Autonomous Data Warehouse para ajudar a empresa a acessar dados em tempo real em suas 27 propriedades e, como resultado, reduziu os tempos de consulta de dados em 50%. Além disso, muitas tarefas que eram feitas por telefone ou manualmente agora são feitas digitalmente. Agora os hóspedes podem fazer reservas para restaurantes e outras atividades, solicitar orientações para resort, ou verificar saldos de contas, tudo usando um chatbot do Oracle Digital Assistant integrado ao site e aplicativo móvel do hotel. 

Os funcionários do Grupo Piñero também usam uma ampla variedade de aplicativos Oracle Cloud para tarefas que economizam tempo. Usando as aplicações Oracle Supply Chain Management, por exemplo, a empresa automatizou a compra de alimentos para 10.000 clientes e 4.000 funcionários por dia, eliminando a impressão de 45.000 vouchers de pedidos no primeiro mês de implementação. 

Starwood, Minor Hotels, Grupo Kingold e Guy Garvey Resort são alguns dos outros clientes do setor de hotelaria que já passaram pelo processo de migração para o OCI, Oracle Cloud Infrastructure. "A migração para a nuvem não é mais uma opção, mas uma necessidade crítica para a sobrevivência e o crescimento no mercado hoteleiro altamente competitivo", finaliza Alexandre Maioral, Presidente, Oracle, Brasil. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades