A KLM desperdiça menos alimentos a bordo dos aviões, graças à inteligência artificial. Os programas de IA ajudam a companhia aérea a prever com mais precisão quantos passageiros com reserva irão realmente embarcar no avião. Isto significa que o número exato de refeições pode ser calculado e a KLM consegue atingir até 63% menos desperdício de alimentos, com base no número esperado de passageiros por voo no avião. Numa base anual, isto corresponde a uma poupança de mais de 100.000 kg de refeições.
"Estamos muito focados em tornar a nossa empresa mais sustentável e estamos muito satisfeitos com o resultado da colaboração com a Kickstart AI. Graças a melhores previsões, conseguimos reduzir o desperdício de alimentos em 63%. Isto reduz o peso a bordo e, portanto, o consumo de combustível. Investir em novas tecnologias que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável é bom e importante”, afirma Maria Hagelberg, responsável pela sustentabilidade da Air France e da KLM no Norte da Europa.
Para combater o jogo alimentar, a KLM está a trabalhar para utilizar inteligência artificial para determinar o número exato de refeições a bordo. Nem todas as reservas resultam num passageiro a bordo de um voo da KLM. Dependendo da classe, entre 3% e 5% dos passageiros reservados não comparecem (na hora certa) à partida do voo. O mais recente modelo de IA (TRAYS) é a primeira versão desenvolvida especialmente para a atividade de catering da KLM. O modelo de IA prevê o número de passageiros a bordo com base em dados históricos. O Sistema de Refeições a Bordo (MOBS) recebe o número esperado de passageiros por voo com previsão diferenciada para as classes Business, Premium Comfort e Economy.
A previsão usando o modelo de IA começa 17 dias antes da partida e continua até 20 minutos da partida do voo. Isto significa que se prevê o número de passageiros mais preciso para todo o processo de catering, desde a compra até ao carregamento, evitando assim o excesso de refeições. O modelo AI TRAYS foi lançado no final do ano passado pela Kickstart AI. A iniciativa reuniu colaboradores talentosos de empresas líderes, incluindo KLM, bol, Ahold Delhaize, NS e ING, para trabalhar no desenvolvimento deste modelo.
Uma análise de três meses mostra que 63% menos alimentos são desperdiçados em comparação com o catering para cada passageiro reservado. A maior melhoria pode ser observada nos voos intercontinentais da KLM a partir de Schiphol, onde é necessário retirar 2,5 refeições (1,3 kg) nos voos. Numa base anual, isto corresponde a uma poupança de 111.000kg em refeições em todos os voos da KLM que partem de Schiphol.
A KLM também está trabalhando na aplicação de inteligência artificial em outras partes de suas operações comerciais. Por exemplo, a inteligência artificial é importante para tornar a manutenção de aeronaves mais inteligente. Além disso, programas de IA são usados para simular dias esperados de mau tempo para saber com antecedência qual horário seria melhor para permitir a continuidade dos voos o máximo possível. A IA também ajuda os passageiros, fornecendo dicas de viagem personalizadas assim que eles reservam um voo.