Na capital fluminense, a secretária executiva do MTur (Ministério do Turismo), Ana Carla Lopes, também tratou do encontro com representantes de entidades públicas e privadas
A organização de um dos encontros do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 no Rio de Janeiro (RJ) foi o objetivo de visita técnica à cidade realizada nesta terça-feira (26.03) pela secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes. Na ocasião, Lopes também tratou sobre o assunto com representantes do Grupo Iter (operador do Bondinho do Pão de Açúcar), do Museu Jardim Botânico e do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, entre outros.
O GT de Turismo do G20 já promoveu uma primeira reunião, de forma online, nos dias 28 e 29 de fevereiro. (Arquivo) |
A reunião do GT de Turismo no Rio está marcada para os dias 30 de junho e 1° de julho deste ano. A pauta envolve discussões a respeito dos avanços em relação ao desenvolvimento sustentável do setor, englobando as dimensões econômica, social e ambiental. O G20 congrega as maiores economias mundiais e é presidido pelo Brasil desde o início de dezembro de 2023.
A secretária Ana Carla Lopes ressaltou que a escolha do Rio como sede do encontro sobre turismo reforça a visibilidade da cidade e do Brasil perante o mundo. “O Rio é uma das principais portas de entrada de estrangeiros no país e terá, com esta reunião, mais uma oportunidade de se consolidar como um dos grandes símbolos do turismo brasileiro e global. Teremos aqui líderes de várias nações, proporcionando a divulgação dos atrativos únicos da Cidade Maravilhosa”, apontou.
Ao longo do ano, quando o Brasil exerce a presidência do G20, haverá mais de 100 audiências de grupos de trabalho e forças-tarefas, além da cúpula presidencial do grupo, que acontecerá em novembro, também no Rio de Janeiro.
O GT de Turismo do G20 já promoveu uma primeira reunião, de forma online, nos dias 28 e 29 de fevereiro. Na ocasião, os líderes debateram a mensuração de resultados quanto ao desenvolvimento sustentável do setor; o estímulo à cooperação multilateral para a oferta de capacitação técnica no ramo e o fortalecimento do turismo como motor de desenvolvimento econômico.
Antes do Rio, o Grupo de Trabalho de Turismo do G20 terá um novo encontro nos dias 02 e 03 de maio, em Brasília (DF). A última reunião do GT vai ser realizada nos dias 19 e 21 de setembro, em Belém (PA), e contará com a participação de ministros do Turismo.
AGENDA
Além dos compromissos relativos ao G20, a secretária executiva do MTur também participou na cidade do evento “Mulheres que Constroem”, promovido pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (CRECI-RJ) no Centro Cultural Banco do Brasil. O encontro, que integra as comemorações da entidade pelo Dia Internacional da Mulher (08.03), abordou os desafios e as conquistas femininas na sociedade.
Na abertura da reunião, Ana Carla Lopes enalteceu o debate. “É uma honra estar aqui representando o Ministério do Turismo, o Governo Federal e o setor do turismo, cuja maioria da força de trabalho (54%) é composta por mulheres. E a gente conta com parceiros como o CRECI para isso. Afinal, o turismo é uma atividade transversal, que congrega mais de 50 setores da economia. E precisamos de parceiros estratégicos, fortes, que tenham essa consciência de que a mulher precisa ser, sim, valorizada. Eventos como esse são para que a gente fortaleça, empodere, mas que a gente comemore também”, declarou Lopes.