Dubai, Emirados Árabes Unidos - A Emirates iniciou a ativação de seu acordo de combustível com a Neste este mês no Aeroporto Schiphol de Amsterdã. Mais de 2 milhões de galões de SAF misturado serão fornecidos ao sistema de abastecimento do Aeroporto Schiphol ao longo de 2024.
(© Emirates) |
A companhia aérea acompanhará a entrega de SAF nos sistemas de abastecimento e os benefícios ambientais usando metodologias contábeis padrão da indústria. A parceria da Emirates com a Neste, anunciada no final do ano passado, representa um dos maiores volumes de SAF que a companhia aérea já adquiriu.
Uma vez totalmente fornecido ao sistema de abastecimento de Amsterdã Schiphol, o SAF misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro. A companhia aérea também está trabalhando com a Neste para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do Aeroporto Changi de Cingapura nos próximos meses.
Adel Al Redha, Vice-Presidente e Diretor de Operações, Emirates, disse: “Colaborar com parceiros comprometidos como a Neste é uma das medidas práticas que estamos tomando para reduzir nossas emissões e é um marco muito importante em nossa própria jornada de sustentabilidade como companhia aérea. Parcerias fortes como esta, especialmente nos principais centros de transporte aéreo, como Amsterdã, estabelecem as bases para a forma como podemos trabalhar com parceiros e aeroportos para aumentar o acesso e a disponibilidade de SAF em toda a nossa rede.”
Alexander Kueper, Vice-Presidente de Aviação Renovável, Neste, disse: “Estamos orgulhosos de apoiar a Emirates em sua jornada de sustentabilidade. SAF é uma solução disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes de viagens aéreas e é emocionante que a Emirates tenha começado a usar nosso Combustível de Aviação Sustentável Neste MY no Aeroporto Schiphol de Amsterdã. É também um excelente exemplo de como estamos a trabalhar em conjunto com parceiros para acelerar a utilização do SAF e estamos ansiosos pelos próximos passos da nossa cooperação.”
O SAF usado como parte deste acordo pode ser colocado com segurança em motores a jato existentes e na infraestrutura de abastecimento de aeroportos e, de forma organizada, reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% em comparação com o uso de combustível de aviação convencional.
O primeiro voo da Emirates movido por SAF misturado com combustível de aviação ocorreu em 2017, partindo de Chicago. A companhia aérea opera atualmente voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF. Em outubro do ano passado, a Emirates, com o apoio de parceiros, também integrou o SAF nos sistemas de abastecimento do Aeroporto de Dubai, alocando o SAF para uma série de voos, incluindo um voo para Sydney.
No início deste ano, a companhia aérea tornou-se a primeira transportadora internacional a aderir ao Solent Cluster no Reino Unido, uma iniciativa focada em investimentos de baixo carbono com potencial para criar uma fábrica de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) que pode produzir até 200.000 toneladas (200 kt) por ano, se estiver operacional até 2032.
A Emirates também contribui ativamente para vários grupos de trabalho da indústria e do governo dos EAU e está em discussão contínua com uma série de partes interessadas para ajudar a dimensionar a produção e o fornecimento de SAF. A companhia aérea, juntamente com a GCAA dos EAU, desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos EAU, impulsionado pelo Ministério da Energia e Infra-Estruturas dos EAU e pelo Fórum Económico Mundial, além de contribuir para o desenvolvimento dos EAU. Roteiro Nacional de Combustíveis de Aviação Sustentáveis visa transformar os EAU num centro regional para combustíveis de aviação alternativos, com a ambição de produzir 700 milhões de litros de SAF até 2030.
Unindo entidades da aviação, governamentais, regulatórias, acadêmicas, produção de combustível e cadeia de valor do fabricante, a Emirates é participante fundadora do consórcio de pesquisa dos Emirados Árabes Unidos Air-CRAFT, focado no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF) para o indústria.