Pular para o conteúdo principal


Resultados 2023: Austrian Airlines Rumo Ao Sucesso Com Resultados Anuais Muito Bons

Após um resultado anual ligeiramente positivo em 2022, a Austrian Airlines regressou claramente aos lucros em 2023. O EBIT ajustado da companhia aérea para o ano inteiro totalizou 127 milhões de euros. Os principais fatores de sucesso foram, acima de tudo, operações de voo estáveis ​​e uma elevada propensão sustentada para viajar. O número de passageiros aumentou 24% para 13,9 milhões no ano passado e, portanto, ficou apenas um pouco abaixo do nível pré-pandemia de 14,7 milhões de passageiros em 2019. 

O número de assentos-quilômetro aumentou cerca de um quarto, para 25,4 bilhões em 2023. (Arquivo) 

O Resultado Anual em Detalhes

Em 2023, as receitas anuais da Austrian Airlines aumentaram de 1,871 bilhões de euros no ano anterior para 2,346 bilhões de euros (+25%). Com 2,406 bilhões de euros, as receitas totais aumentaram 23% em relação ao ano anterior, enquanto as despesas totais aumentaram 17%, cifrando-se em 2,279 bilhões de euros. O EBIT ajustado da Austrian Airlines totalizou, portanto, 127 milhões de euros, em comparação com 3 milhões de euros em 2022. Em 31 de dezembro de 2023, a Austrian Airlines empregava 6.121 pessoas (+8%). 

O número de assentos-quilômetro aumentou cerca de um quarto, para 25,4 bilhões em 2023 (2022: 21,7 bilhões de assentos-quilómetro). Com 81,9%, a taxa de ocupação em 2023 foi 2,5 pontos percentuais superior à de 2022 (79,4%). 98,9% da programação de voos da Austrian Airlines foi realizada regularmente. 


Excelente Desempenho da Equipe e Forte Demanda Formam a Base

“Trabalhamos arduamente em equipe, alcançamos resultados de topo em termos de regularidade e pontualidade e a procura foi elevada. O muito bom resultado anual desencadeia um pagamento de participação nos lucros no valor de mais de 30 milhões de euros a todos os colaboradores e honra assim o fato de este sucesso foi, obviamente, alcançado em equipe", diz a CEO, Austrian Airlines, Annette Mann, encantada. Ela continua: "No entanto, as condições gerais na indústria da aviação e no local continuam desafiadoras devido às incertezas geopolíticas e a várias decisões políticas. No geral, ficamos muito satisfeitos com 2023, mas teremos que fazer muito para garantir que este sucesso não permanece uma maravilha de um só golpe!" 


Investimento Sustentável no hub de Viena: Expansão e Modernização das Rotas de Longo Curso

Devido ao sucesso do ano passado, a renovação e expansão da frota de longo curso começarão mais cedo e mais rapidamente do que o previsto anteriormente. A Austrian receberá as duas primeiras aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner de longo curso no primeiro trimestre de 2024. Após voos de treinamento em rotas de curta distância, as duas aeronaves deverão ser integradas à rede de longa distância para a América do Norte, logo no início do verão. A frota austríaca de longo curso crescerá assim para 11 aeronaves, e toda a frota existente será então composta por 68 aeronaves. A Austrian receberá mais nove Dreamliners até 2028, que substituirão gradualmente os jatos de longo curso existentes da família B777 e B767 da Austrian. 

Cinco novas aeronaves Airbus A320neo também foram adicionadas à frota austríaca desde outubro de 2022. A quinta aeronave teve seu voo comercial inaugural em fevereiro de 2024. “Além da modernização e expansão gradual de nossa frota, estamos muito satisfeitos por ter alcançado a máxima pontualidade dos números em 2023. No ano passado, fomos a terceira companhia aérea mais pontual da Europa. Isto deixa-nos orgulhosos como equipe e sublinha a nossa fiabilidade para com os nossos passageiros", explica o COO, Austrian, Francesco Sciortino.


Rede de Rotas 2024 Brilha com mais de 125 Destinos 

A Austrian já aumentou significativamente a sua oferta em 2023 e adicionou os destinos Rovaniemi, Kittilä e Sevilha ao atual horário de voos de inverno 2023/24. Desde o verão de 2023, houve novos voos para Porto, Marselha e Vilnius. A oferta existente também será ampliada em 2024. A programação de voos de verão de 2024 incluirá os destinos continentais de Bremen e Tbilisi, na Geórgia. Com o novo destino de longo curso Boston a partir do verão de 2024, a Austrian está a expandir ainda mais a sua posição como número um no hub de Viena. No futuro, Boston será servida como destino durante todo o ano e até seis vezes por semana. Isto aumentará a presença intercontinental da Áustria para 19 destinos. No total, a Austrian Airlines oferecerá aos seus passageiros voos para mais de 125 destinos em 2024. 

CCO, Austrian Airlines, Michael Trestl, disse: "Com nossos novos destinos, ofereceremos aos nossos passageiros um portfólio de destinos ainda maior, mais voos e uma gama de voos extremamente atraente em 2024. Uma coisa é certa: a Austrian é e continuará sendo o número 1 em Viena. A América do Norte continuará a ser o nosso foco nas rotas de longo curso e os primeiros passageiros irão em breve decolar nas nossas novas aeronaves de longo curso." 


Perspectivas para o Exercício Financeiro Atual

Também será necessário muito espírito de equipe e ambição em 2024. Afinal, a taxa de inflação na Áustria ainda está acima da média em comparação com a zona do euro. "Começamos o novo ano com vento favorável a partir de 2023. Mas 2023 não deve continuar a ser uma maravilha de um só golpe! Devemos fazer todos os esforços para permanecermos competitivos internacionalmente. As questões da inflação e dos custos de localização na Áustria exigem disciplina e planejamento. Cada percentagem adicional do ponto de inflação na Áustria custa-nos 25 milhões de euros por ano. Como companhia aérea, estamos numa competição global e devemos, portanto, manter os preços dos nossos bilhetes atrativos para os nossos passageiros internacionais", enfatiza Annette Mann. 

Nos próximos anos, a Austrian irá investir cerca de três bilhões de euros (preço de tabela) na modernização da sua frota de longo curso. “Não queremos apenas manter a nossa posição de liderança, queremos expandi-la. Isto também é necessário para podermos financiar os elevados investimentos na nossa frota e um maior crescimento”, conclui Annette Mann. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades