Pular para o conteúdo principal


SITA Comemora 75 Anos De Inovação E Liderança Em Tecnologia De Transporte Aéreo

Em mais de sete décadas de história, a empresa foi pioneira na utilização de soluções inovadoras para o setor 

Genebra - A SITA, líder global em tecnologia de transporte aéreo, está comemorando seu 75º aniversário, marcando sete décadas e meia de inovação revolucionária, compromisso inabalável e serviço excepcional para o setor de aviação. 

O foco da SITA em um setor em rápida evolução é evidente em sua direção estratégica, que enfatiza a flexibilidade, a agilidade e a inovação. (Divulgação) 

Fundada em 1949 por 11 companhias aéreas pioneiras, a SITA pertence à indústria da aviação e, desde o início, é orientada por suas necessidades. A história da SITA é marcada por constantes inovações tecnológicas, começando em 1950, quando deu os primeiros passos para criar a maior rede de dados do mundo, que se estendia por 75 centros de comunicação voltados para 52 companhias aéreas. Em 1966, a SITA lançou a primeira rede de trabalho do mundo ao usar os princípios da comutação de pacotes, continuando a aproveitar os desenvolvimentos mais avançados em TI e telecomunicações - contribuindo até mesmo para a criação da Internet em 1969, ao ativar a primeira rede distribuída nodal do mundo. 

Ao longo das décadas, à medida que continuou a aprimorar e desenvolver constantemente sua rede, a SITA também expandiu sua experiência para dar suporte a companhias aéreas, aeroportos e governos no processamento de passageiros e bagagens; no gerenciamento de fronteiras; na geração de eficiência digital e na sustentabilidade para aeronaves, além de outras funcionalidades. Em 1984, a tempo de atender às necessidades de todos os clientes para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, introduziu seu sistema CUTE (Common Use Terminal Equipment), que multiplicou por dez o número de companhias aéreas que um terminal doméstico dos Estados Unidos poderia atender. 

O envolvimento da SITA nos principais eventos esportivos globais não parou por aí, desde o desenvolvimento do primeiro sistema de visto eletrônico do mundo para os Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, até o trabalho em conjunto com o governo, aeroportos e companhias aéreas para integrar a identidade digital e a autorização de viagem para o desembarque otimizado dos torcedores na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Em 2017, apresentou sua inovadora tecnologia de gerenciamento de identificação biométrica, chamada SITA Smart Path, que tem como objetivo proporcionar viagens fluídas de passageiros, apoiando a mudança de terminais e empresas aéreas para jornadas digitais sem contato durante a pandemia de COVID-19, evoluindo para o futuro com identidades digitais universais. 

"Ao celebrarmos nosso 75º aniversário, continuamos firmes em nosso compromisso de reinventar as viagens e o transporte", ressaltou David Lavorel, CEO, SITA. "Nossa visão é alimentada por nossa paixão pelo setor, nossa experiência voltada para o futuro e nossa dedicação em impactar positivamente os negócios de nossos clientes", concluiu. 

O foco da SITA em um setor em rápida evolução é evidente em sua direção estratégica, que enfatiza a flexibilidade, a agilidade e a inovação. A empresa está comprometida com as transições contínuas para soluções em nuvem e Software as a Service (SaaS), bem como com jornadas de ponta a ponta com dados e visibilidade para otimizar as operações e os pontos de contato. Entre as principais prioridades estão a excelência operacional, a transformação digital e a sustentabilidade do setor, incluindo a otimização do Turnaround Time (TAT), ou o tempo que leva entre o pouso e a decolagem de uma aeronave, assim como viagens totalmente biométricas e aeronaves eficientes. 

"Ao olharmos para o futuro, a SITA continua dedicada a moldar as viagens e o transporte", acrescentou Lavorel. "Nossos investimentos contínuos em inovação e iniciativas estratégicas ressaltam nosso compromisso de promover mudanças positivas no setor. Nossa direção estratégica reflete investimentos significativos autofinanciados para explorar oportunidades e alcançar um crescimento orgânico e inorgânico sustentável. Temos o compromisso de cumprir os principais itens da agenda, incluindo excelência operacional, sustentabilidade, agilidade e resiliência", destacou. 

O papel de liderança da SITA no setor de viagens e transporte se estende à conquista da liderança em tendências, tecnologias e requisitos do setor em rápida evolução. A empresa está focada em desenvolver sua liderança existente, além de novas áreas de crescimento, como aeroportos regionais, aeroportos verticais, sustentabilidade, gerenciamento de tráfego aéreo, viagens digitais e documentos de identidades, setores marítimo e ferroviário. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades