- O objetivo é aplicar as tecnologias mais recentes para ajudar na inspeções diárias realizadas nas encostas, aumentando o alto nível de segurança que já existe
- O projeto recebeu o Prêmio FFuturo Inovação da Associação Qualidade Espanhola (AEC)
- A Inetum foi responsável pelo desenvolvimento desta solução, em colaboração com as startups Invicsa Airtech e Vicomtech
Aena, líder mundial em gestão aeroportuária em volume de passageiros, lançou um projeto pioneiro no Aeroporto de San Sebastián, Espanha, que permite detectar FODs (Foreing Objects Debris) na pista em tempo real usando imagens enviadas por um drone através de uma rede 5G, que são analisadas por um Algoritmo de Inteligência Artificial (IA).
Vista aérea do Aeroporto de San Sebastían, Espanha. (Google Imagens © EJ- GV: Lehendakaritza) |
O projeto visa aplicar as mais recentes tecnologias para aumentar a elevados padrões já existentes na gestão da segurança operacional em relação à detecção desses objetos inanimados dentro da área de movimento do aeroporto, que são aqueles que não têm função operacional ou aeronáutica.
Luis Cañón, Diretor de Inovação e Experiência do Cliente, Aena, disse: “A busca de novas tecnologias para detecção de FODs surge de uma decisão estratégica da empresa ser ainda mais eficiente nos processos de segurança operacional nos aeroportos, criando uma solução inovadora e adaptada às ritmos da sociedade atual em termos de sustentabilidade e digitalização.”
Inetum, aliado tecnológico
O projeto funciona por meio de um drone que, equipado com sensores e câmeras, captura e transmite imagens da pista do aeroporto em tempo real, alertando sobre detectar um objeto estranho e geolocalizá-lo.
A solução, desenvolvida pela empresa de tecnologia Inetum, utiliza um algoritmo baseado em Inteligência Artificial (IA) para analisar essas imagens em tempo real, transmitindo-os através da conectividade 5G. Aena e Cellnex instalaram no Aeroporto de San Sebastián, a primeira rede privada baseada na tecnologia 5G em aeroportos espanhóis e um dos primeiros no panorama aeroportuário Europeu.
Como aliados neste projeto, a Inetum teve a Invicsa Airtech, uma startup Leonesa que oferece design, otimização e operação com drones e que são referência em segurança e operações aéreas com aeronaves não tripuladas. O Vicomtech, centro tecnológico de pesquisa aplicada especializada em IA, Computação Visual e Interação, também colaborou, que tem uma metodologia de gestão própria e abrangente para garantir a otimização de processos e transferência de tecnologia para as empresas de forma transparente.
Prêmio FFuturo de Inovação
Este projeto pioneiro recebeu o Prêmio Inovação FFUTURO 2023 no Modalidade Multiplica, concedida pela Agência Espanhola de Qualidade (AEC).
Estes prêmios reconhecem o trabalho de empresas e entidades que, através de uma projeto inovador, eles querem prosperar e melhorar através de novas tecnologias obter um impacto positivo na empresa e na sociedade.