Pular para o conteúdo principal


Business Travel Trends 2024: Sete Tendências Que Impulsionarão As Viagens De Negócios Em 2024

O novo relatório “Business Travel Trends 2024”, elaborado pela Globetrender e Cytric Easy da Amadeus, aponta as viagens polivalentes, as viagens de team building e os assistentes pessoais baseados em IA como algumas das tendências que vão deixar a sua marca nas viagens de negócios em 2024. Obter o máximo valor de cada viagem é um ingrediente vital agora que o mercado está novamente a crescer. 

(© Amadeus)

1. Assistentes pessoais baseados em IA estão revolucionando as viagens auto-reservadas 

Para os viajantes de negócios, a ascensão da inteligência artificial generativa (Gen AI) significou que os assistentes pessoais baseados em IA (AI PAs) também viram a luz do dia. Essas soluções inteligentes e acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, podem ajudar pacientemente em tudo, desde aconselhamento sobre opções de viagem até orientação do viajante sobre políticas de viagens corporativas usando linguagem natural. 


2. Team Building em foco (Visitas de Campo Executivas) 

As excursões estratégicas serão muito importantes em 2024. Os dias de formação de equipas de planeamento têm sido frequentemente utilizados para unir pessoas e grupos, mas agora estamos a assistir a uma mudança no sentido de viagens mais longas, muitas vezes na natureza, o que levou a esta tendência crescente. Estas excursões empresariais fora do escritório são levadas para o próximo nível com uma gama cada vez maior de experiências imersivas, surpreendentes e por vezes extremas, tanto no mercado interno como no estrangeiro. 


3. Finalidades combinadas (Objective Stacking) para máximo valor da viagem de negócios tanto para a empresa quanto para o viajante 

Nos próximos anos, os propósitos de viagem combinados, o chamado “empilhamento de objetivos” – termo cunhado pela Globetrender para descrever viagens que são organizadas para cumprir diversos propósitos, se tornarão o padrão para obter o máximo de eficiência e valor da viagem de negócios. Em vez de entrar e sair de avião para uma única reunião, apresentação de vendas ou evento, os viajantes de negócios serão obrigados a dedicar tempo extra para também se encontrarem com mais clientes, fazerem reconhecimento, realizarem análises competitivas ou talvez até prolongarem a sua viagem com alguns dias de férias. 


4. Itinerários combinados ocupam o centro das atenções quando políticas rígidas de viagem estão em declínio 

Novos pensamentos e sistemas automatizados nas empresas permitem viagens mistas que vão além das simples viagens “bleisure”, onde uma estadia de fim de semana está ligada a reuniões de alguns dias. O que parece estar a ganhar impulso em 2024 é um abrandamento das políticas de viagens anteriormente muito rigorosas, e que agora se inclinam a colocar a experiência do viajante no centro. 


5. Net Zero Heroes: As empresas trabalham de forma mais inteligente para atingir as metas de emissões 

Em dezembro de 2023, a cimeira global sobre o clima COP28 concordou em trabalhar para uma transição dos combustíveis fósseis e aumentar a produção de energia verde, a fim de atingir a meta de zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050. As ambições de sustentabilidade são cada vez mais levadas a sério entre as empresas. Uma pesquisa encomendada pela Amadeus entre 896 tomadores de decisão seniores mostrou que 90% das empresas de viagens tinham uma estratégia em vigor para atingir metas de sustentabilidade ambiental ou planejam implementar uma até 2024. 


6. Liquidações de viagens digitalizadas: a reconciliação totalmente automática está um passo mais perto 

Um grande desenvolvimento está a ocorrer nos departamentos financeiros das empresas, impulsionado pela transição para sistemas digitais de liquidação de viagens e cartões virtuais para despesas durante a viagem. A mudança marca o fim de uma era de preenchimento manual e complicado de formulários de liquidação de viagens e de constante malabarismo com recibos em papel. 


7. Rede Útil (Power Networking): A indústria de eventos está em ascensão com uma necessidade cada vez maior de contatos 

A construção de redes está a tornar-se mais importante do que nunca e surgirá uma atitude ainda mais focada na aquisição de novos contatos, a chamada “rede de poder”. Já se foi o tempo em que os participantes saíam cedo das conferências ou se escondiam nos seus quartos de hotel para evitar conversa fiada – em 2024 e nos próximos anos, terá de aproveitar ao máximo todas as oportunidades para estabelecer novos laços. Afinal, quando os funcionários passam o tempo longe do trabalho diário e da família, você precisa ter certeza de que vale a pena. 

Jenny Southan, CEO e Fundadora, Globetrender afirma: "Se você fosse descrever as viagens de negócios em 2024 em uma palavra, teria que ser ‘equilíbrio’ ou ‘julgamento’. Os funcionários não querem mais sacrificar grande parte de suas vidas privadas para estarem constantemente em movimento e, além disso, as empresas devem equilibrar as metas financeiras com as metas de sustentabilidade, o que significa que todas as partes devem ser mais seletivas no que diz respeito às viagens que priorizam e buscam."

Johan Nordqvist, Diretor Geral, Amadeus, Escandinávia  afirma: "Obter o máximo valor de cada viagem é absolutamente essencial quando se trata de viagens de negócios em 2024. Uma viagem deve cumprir múltiplos propósitos, ser tão sustentável quanto possível, ser fácil de reservar e ter um impacto positivo tanto no viajante quanto na empresa, fazendo com que valha a pena o investimento em tempo e dinheiro."

Para obter mais informações sobre essas tendências em viagens de negócios, baixe o relatório completo aqui

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades