A easyJet, companhia aérea líder na Europa, celebrou hoje a abertura da sua nova base no aeroporto de Alicante-Elche Miguel Hernández, um passo que reforça ainda mais a sua presença em Espanha, onde conta agora com 4 bases. O primeiro voo operado por aeronaves e tripulação baseadas em Alicante decolou no domingo, 31 de março, às 06:00 para Glasgow, com o capitão Daniel Ankerso no comando.
Autoridades, executivos e diretores da companhia aérea inauguram a nova base sazonal em Alicante, Espanha. (© easyJet) |
A companhia aérea alocou três aeronaves da família A320 no aeroporto de Alicante-Elche Miguel Hernández, gerando cerca de 100 empregos diretos para pilotos e tripulantes. A abertura desta nova base sazonal, que estará operacional de março a outubro, consolida a posição da easyJet em Espanha, com 19 aeronaves sediadas no país e cerca de 900 pessoas empregadas em contratos locais.
Além do impulso econômico que este anúncio significa para Alicante, a nova base permitirá à easyJet explorar mercados não servidos e apoiar os principais fluxos de tráfego existentes. A easyJet anunciou recentemente 10 novas ligações a partir de Alicante, levando a sua rede de rotas a 22 destinos e ligando-a a cidades-chave da Europa, como Amesterdã, Genebra, Praga e Nantes, entre outras. Desde a primeira rota entre Alicante e Londres Stansted em 1999, a companhia aérea transportou mais de 30 milhões de passageiros de/para Alicante e posicionou-se como a 2ª companhia aérea em termos de conexões internacionais.
Ao todo, a easyJet oferece 1,5 milhões de lugares (capacidade) em Alicante nesta temporada de verão, um aumento de cerca de 10% em comparação com a mesma temporada em 2023.
Javier Gándara, Diretor Nacional, easyJet, Sul da Europa, comentou: "Com mais de 30 milhões de passageiros transportados desde 1999, Alicante era um dos destinos mais populares da nossa rede que ainda não tinha uma base, até agora. A abertura da nossa quarta base em Espanha, em Alicante, confirma o nosso compromisso com esta região e é uma oportunidade para expandir e consolidar ainda mais as nossas operações no país." Como explica Gándara, "o modelo de base sazonal permite-nos adaptar-nos perfeitamente às necessidades do mercado, impulsionando os fluxos existentes e dando-nos a oportunidade de explorar mercados subalternos no futuro que antes seriam inacessíveis. Hoje estamos particularmente entusiasmados por estar aqui em Alicante, para celebrar o início das nossas operações a partir da nova base e para apresentar a easyJet, os seus modelos de negócio e os seus valores à comunidade local."
A Costa Blanca também está no Top 10 dos destinos favoritos dos clientes da easyJet Holidays, contribuindo significativamente para o turismo internacional na região e especialmente do Reino Unido, com Manchester, Londres e Bristol sendo os principais portos de origem. As reservas para o próximo verão são animadoras e atualmente já estão 60% à frente em relação ao mesmo período do ano passado.
A inauguração da base foi marcada por um evento que contou com a presença de altos representantes da Aena, easyJet, autoridades locais e regionais, bem como da comunidade empresarial de Alicante, representada pela Associação Empresarial de Hotelaria e Turismo da Comunidade Valenciana (HOSBEC), pela Confederação Empresarial da Comunidade Valenciana (CEV) e pela Associação de Promotores Imobiliários da Província de Alicante (Provia).
Toni Pérez, Presidente da Diputación de Alicante e Presidente do Conselho de Turismo da Costa Blanca, afirmou que o fato de a easyJet estar a estabelecer uma base no aeroporto "consolida a Costa Blanca como um destino preferencial, tanto no verão como no resto do ano. A easyJet tem demonstrado uma confiança e compromisso absolutos com a província de Alicante, ciente dos resultados que o terminal de Alicante registra ano após ano, com um número recorde de mais de 15 milhões de passageiros transportados em 2023."
A Nossa Viagem a Alicante
Desde novembro passado, a easyJet e o Conselho de Turismo da Costa Blanca uniram forças para lançar a campanha "A nossa viagem a Alicante", em colaboração com as Câmaras Municipais de Alicante e Elche. Hoje atingiu seu ponto alto, com a apresentação de algo tão emblemático quanto uma estátua "hoguera". Neste contexto, os representantes da easyJet cortaram a fita rodeados por autoridades, uma tripulação completa e a icônica "bellesa del foc" de Alicante, refletindo o compromisso mútuo de promover ainda mais o turismo em Alicante.
O design da "hoguera", feito por Sergio Gómez, simboliza a chegada da nova base da easyJet a Alicante e, com ela, o compromisso da companhia aérea com os seus costumes locais e a sua vontade de os promover em toda a Europa. Isso se reflete em um avião se aproximando da cidade, representado através da Esplanada da Espanha e outros pontos de interesse na Costa Blanca.
A "hoguera" será agora exposta no Lar Provincial de Alicante, um centro social que cuida de crianças e funciona como creche, bem como uma residência para idosos e estudantes universitários, entre outras funções.
Desde que a easyJet iniciou as operações em Espanha, há 28 anos, a companhia aérea transportou mais de 220 milhões de passageiros de/para o país e cresceu para ligar Espanha à Europa e ao Reino Unido através de 218 rotas e das suas atuais 4 bases (em Barcelona, Palma de Maiorca, Málaga e agora também Alicante). De fato, o início das operações na base de Alicante coincidiu com a reabertura das outras bases sazonais da easyJet em Palma de Maiorca e Málaga.