Grandes bancos, uma empresa de recursos e uma deconsultoriaa de gestão, estão entre os novos negócios que se voltam para o combustível de aviação sustentável para ajudar a descarbonizar suas viagens de negócios e cumprir as metas de redução de emissões. Onze empresas agora estão pagando um prêmio para lidar com suas emissões de viagens aéreas, contribuindo para o custo do SAF, em vez das compensações de carbono tradicionais, por meio do programa de aviação corporativa sustentável da Qantas.
(© Qantas) |
Accenture, Fortescue e McKinsey & Company juntaram-se como parceiros, contribuindo para abordar 1.000 toneladas de emissões de carbono; Commonwealth Bank, ING Australia, Deloitte, IMC e Raytheon Australia juntaram-se como membros, contribuindo para entre 400 e 600 toneladas de emissões de carbono.
A adição desses membros e parceiros significa que o programa SAF Coalition dobrou em seu primeiro ano desde o lançamento em 2023 com cinco parceiros inaugurais, incluindo Australia Post, BCG e Woodside.
O Diretor de Sustentabilidade do Grupo Qantas, Andrew Parker, disse que o combustível de aviação sustentável é fundamental para descarbonizar a aviação e a Austrália cumprir suas metas de redução de emissões.
"A crescente demanda das empresas australianas por SAF é um claro voto de confiança na produção doméstica de biocombustíveis", disse Parker. "Nosso programa corporativo é uma das muitas alavancas que estamos explorando para gerenciar o custo mais alto do SAF enquanto continuamos a defender e investir na produção local. Também estamos trabalhando com parceiros da indústria para investir em tecnologias e projetos locais que ajudarão o setor a atingir suas metas líquidas zero, impulsionar o crescimento econômico, criar milhares de empregos verdes e garantir a segurança doméstica de combustível da Austrália."
O programa Qantas SAF Coalition permite que as empresas, sob uma metodologia de "book and claim", apoiem o escalonamento do SAF e capturem os benefícios ambientais, mesmo que o combustível não flua diretamente nos aviões em que voam. Ele está alinhado com a orientação Science-Based Targets Initiatives, que fornece princípios que as empresas podem seguir para cumprir suas metas de viagens de negócios e emissões de escopo 3 com o uso de SAF.
O prêmio contribui para o custo incremental dos 10 milhões de litros de SAF que a Qantas compra para voos saindo de Londres. A Qantas é a única companhia aérea australiana a comprar a SAF de forma contínua para serviços regulares regulares e recentemente assinou um novo acordo com a BP para continuar sua aquisição do SAF fora de Londres pelo terceiro ano consecutivo.
Os combustíveis sustentáveis são a ferramenta mais importante que as companhias aéreas têm atualmente para reduzir suas emissões, especialmente porque podem ser usados nos motores e na infraestrutura de fornecimento de combustível atuais sem modificações. Os biocombustíveis de aviação normalmente proporcionam uma redução de cerca de 80% das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida.
O COMPROMISSO DO GRUPO QANTAS COM A INDÚSTRIA AUSTRALIANA DE SAF
= O Grupo Qantas estabeleceu um fundo climático de US$ 400 milhões para fornecer investimentos diretos em projetos e tecnologias de sustentabilidade, particularmente o estabelecimento de uma indústria doméstica de SAF.
= Além disso, a Qantas anunciou em agosto que, como parte de acordos recentes de aeronaves com a Boeing e a Airbus, garantirá acesso a até 500 milhões de litros de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) por ano que começariam a fluir a partir de 2028. Isso tem o potencial de cumprir a maior parte da meta provisória de SAF do Grupo para 2030.
= Desde 2022, a Qantas comprou a SAF em Londres e tem contratos em vigor para começar a usá-la na Califórnia.
COMENTÁRIOS DOS PARCEIROS DE COLIGAÇÃO
Comentários de Rod Barnes, Gerente Geral Executivo de Operações de Rede, Australia Post
"Como Parceiro da Fundação da Sustainable Aviation Fuel Coalition, a Australia Post está comprometida em estar na vanguarda, apoiando os desenvolvimentos na aviação sustentável. Somos o maior parceiro de frete doméstico da Qantas, e nosso compromisso de reduzir o impacto de carbono do combustível de aviação oferece uma oportunidade significativa de causar um impacto tangível nas emissões de frete de aviação. Ao investir em aeronaves cargueiras mais novas e eficientes, juntamente com nossa contribuição para o desenvolvimento do Combustível de Aviação Sustentável, não estamos apenas reduzindo nossas emissões, mas ajudando a atender às ambições relacionadas ao carbono de nossos clientes."
Comentários de Glenn Heppell, Líder de Sustentabilidade da ANZ e Diretor Executivo Sênior, Accenture
"Estabelecer uma indústria SAF comercialmente viável na Austrália é uma alavanca crítica de redução de emissões", disse o executivo. "Isso impulsiona a independência energética para a aviação e indústrias intensivas em ativos. Acelerar nossa transição para uma economia líquida zero exigirá ações coletivas, e isso se reflete no apoio da Accenture à Coalizão SAF."
Comentários de Grant McCabe, Sócio-Diretor do BCG
"Sabemos que o Sustainable Aviation Fuel é um divisor de águas na busca para alcançar o net zero no setor de aviação, e é empolgante para o BCG estar na vanguarda disso ao lado da Qantas e de nossos parceiros de coalizão.
"Embora relativamente novo, o SAF de alta integridade é a ferramenta de descarbonização da aviação mais viável atualmente disponível. O BCG tem contribuído ativamente para o desenvolvimento e adoção do SAF por meio de nosso trabalho com a Qantas e outras parcerias. Essas parcerias, e nosso compromisso por meio da First Mover Coalition, fortalecem o sinal de demanda por SAF - um requisito crítico para escalar a produção.
"No BCG, planejamos reduzir nossas emissões de viagens de negócios em quase metade até 2025 e nos comprometemos a atingir o impacto climático líquido zero até 2030 e, em seguida, nos tornarmos positivos para o clima, e o SAF é fundamental para essa jornada. Além de nossas próprias operações, temos um compromisso de longa data em ajudar as indústrias a acessar as tecnologias climáticas mais pioneiras para que possam alcançar o net zero, incluindo SAF.
"Este compromisso coletivo da Coalizão SAF reforça a importância da ação colaborativa para impulsionar mudanças significativas quando se trata de sustentabilidade."
Comentários de Freya Paterson, Líder de Sustentabilidade e Impacto Social, ING Austrália
"Os combustíveis sustentáveis são a ferramenta mais significativa que as companhias aéreas têm atualmente para reduzir suas emissões e o ING está orgulhoso de fazer parceria com a Qantas e outras empresas australianas líderes para criar mais transparência e soluções de maior escala para a transição do setor de aviação."