A WTM Latin America encerrou a edição 2024 com o anúncio de aumento em todos os números - da entrada de visitantes à área de exposição. Até as 14 hrs do terceiro dia foram contabilizados 27.153 participantes, 3% a mais que os 26.454 de 2023. O número final de visitantes que passaram pelo Expo Center Norte até as 18 hrs de ontem (17/04) será divulgado em breve.
Foram 797 marcas expositoras com 7.393 m² de espaço nos pavilhões do Expo Center Norte em São Paulo, Brasil. Em 2025, o evento acontece de 14 a 16 de abril. (Divulgação) |
As 797 marcas expositoras representaram 28% de crescimento em relação à edição anterior e ocuparam 7.393 m² dos pavilhões Branco e Verde, um aumento de 20% na área comercializada. O número de reuniões agendadas pelo ConnectMe, plataforma que conecta os participantes da WTM, somou 6.903 - 9% a mais que em 2023. Pelos corredores, expositores comemoravam lançamentos e conexões significativas firmadas durante o evento.
Os três teatros temáticos reuniram 54 palestras, painéis e treinamentos, além das concorridas sessões de Speed Networking com compradores convidados e criadores de conteúdo. Neste terceiro dia, esses espaços abertos para o conhecimento apresentaram informações sobre inteligência artificial, cases de acessibilidade e inovação em produtos de ecoturismo, entre outros assuntos.
Gustavo Pinto, curador do teatro Transformation, destacou a qualidade e a diversidade dos painéis que tiveram lotação máxima. “A WTM se tornou o local de encontro da comunidade do turismo responsável da América Latina, o que é uma grande oportunidade e um compromisso”, conta, destacando a participação de moderadores e painelistas de 13 países latino-americanos.
Gabriela Otto, curadora do teatro Technology, também destacou a grande adesão aos conteúdos apresentados. “O espaço ficou lotado durante os três dias de feira, muitas vezes com pessoas em pé ou sentadas no chão para não perder o conteúdo”, celebra. Para ela, a WTM oferece um importante ambiente para o debate que incentiva o pensamento estratégico. “Agências, operadoras, hoteleiros, influenciadores digitais, empresas de tecnologia debateram juntos, com os microfones abertos para perguntas e contraposições, o que é vital já que a verdade está nos desafios do dia a dia”, disse.
Uma novidade comemorada nesta edição foi o lançamento da Rota da Diversidade que destacou 20 projetos liderados por diferentes expositores em três eixos - Afroturismo, Turismo LGBTQIAP+ e Turismo 60+. “Esse foi o primeiro passo para dar visibilidade e incentivar que esses projetos, liderados com tanta responsabilidade, venham à tona”, disse Bianca Pizzolito, Head da WTM Latin America, destacando o compromisso de dar continuidade à Rota nos próximos anos. Em 2025, o evento acontece de 14 a 16 de abril.