Pular para o conteúdo principal


Destinos Brasileiros Oferecem Excelente Gastronomia, Lindas Praias E Passeios Por Oásis Intocáveis

A revista eletrônica Tendências do Turismo, do MTur, aponta as localidades do Brasil mais premiadas no mundo e que serão tendência este ano 

Diversas cidades brasileiras foram premiadas recentemente como destinos turísticos de destaque por publicações internacionais. O Brasil está entre os 10 destinos mais desejados do mundo, segundo avaliações de veículos como Forbes, US News e Wanderlust, que destacam o ecoturismo, o turismo de aventura e a gastronomia como principais atrativos. 

São Paulo, Brasil. (© Bing Imagens)

Se a ideia é fazer um turismo gastronômico, a cidade de São Paulo está entre os 25 melhores destinos do mundo, segundo o Prêmio Travellers' Choice, promovido pelo site Tripadvisor. 

Agora, se o turista quer uma experiência junto à natureza, os Lençóis Maranhenses foi eleito o segundo parque nacional mais bonito do mundo, de acordo com o site Bounce. 

"As premiações e análises confirmam o quanto nosso país é diverso e promove experiências espetaculares. Para incentivar os brasileiros a conhecerem seu país, lançamos o Conheça o Brasil, que está ajudando a ampliar e diversificar a malha aérea, além de criar alternativas financeiras, como uma linha de crédito específica para viagens no país", reforça o Ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino. 

Na 5ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo, o MTur traz, além de um panorama dos principais comportamentos do turista, de curto e longo prazo, os destinos em destaque para 2024, com base em avaliações e premiações internacionais realizadas recentemente. Aqui, vamos detalhar estes destinos. 


GASTRONOMIA 

Quando pensamos em bons restaurantes brasileiros lembramos logo da maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo. Não que nas outras regiões do país não tenha uma boa gastronomia, mas a capital paulista reúne as principais experiências para quem gosta de comer bem. São Paulo está entre os 25 melhores destinos do mundo para a gastronomia, de acordo com o Prêmio Travellers' Choice, do site Tripadvisor. 

Chef de um dos principais restaurantes da cidade, o Maní, a gaúcha Helena Rizzo destaca o que mais atrai os turistas para a cidade. "São Paulo é, certamente, um dos principais destinos gastronômicos do país. No Maní, recebemos muitos turistas estrangeiros – e também brasileiros, de outros estados – que vêm para a cidade especialmente para visitar restaurantes. A qualidade, excelência no serviço e variedade das cozinhas encontradas na cidade motivam as visitas. Acredito que esse setor tem muito espaço para melhorar e crescer ainda mais." 

Ainda sobre São Paulo, uma publicação no site da Time Out Magazine que fala sobre as 50 melhores cidades do mundo em 2024 coloca a capital paulista entre as 20 melhores. A pesquisa leva em conta a opinião dos moradores locais em questões como viver, trabalhar e se divertir na cidade. A revista internacional destaca o cenário gastronômico de São Paulo, mas ressalta também a vida noturna da cidade e as paisagens urbanas. 


ECOTURISMO 

A região Nordeste do país, como já é de costume, reserva vários destaques para este ano no turismo. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um destino tendência para quem busca o contato próximo com a natureza. De acordo com o site Bounce, o local é o segundo parque nacional mais bonito do mundo, ficando atrás apenas do Kruger National Park, na África do Sul. O site analisou avaliações de turistas feitas no Instagram, no TikTok e nas pesquisas do Google. 
 
Jhonatan de Oliveira, mais conhecido como Janjão, é guia nos Lençóis Maranhenses há mais de 16 anos. Segundo o profissional, a caminhada pelas dunas é o passeio preferido dos turistas na região. "Nós trabalhamos muito com trekking aqui. Temos uma caminhada que dura três dias, saindo de Atins. Começamos com um trajeto de uma hora e meia até a Baixa Grande, que é um oásis. Depois vamos até Queimada dos Britos, que é outro parque nacional onde as pessoas conhecem a comunidade. Em seguida, vamos até Betânia, outro vilarejo. Finalizamos em Santo Amaro, e em todos os locais tem um ponto de apoio específico para as pessoas ficarem." 

Ainda no Nordeste, a cidade de Natal está entre um dos melhores destinos de natureza em 2024, segundo a lista do Prêmio Travellers' Choice, do site Tripadvisor. Também no mesmo levantamento, no segmento das praias mais escolhidas para visitar este ano, está a praia de Morro Alto, em Porto de Galinhas, no estado de Pernambuco. Já as cidades de Salvador e Maceió estão entre as 24 principais tendências no mundo para reservas, de acordo com o Airbnb. 
 

FUTURISMO 

Representando a região Sul, a cidade de Curitiba (PR) recebeu o prêmio de cidade mais inteligente do mundo, em 2023, e se tornou uma tendência turística este ano. A premiação foi concedida no Smart City Expo Word Congress, que aconteceu em Barcelona, na Espanha. Este reconhecimento é para cidades que desenvolvem projetos e políticas públicas que combinam com as estratégias globais de sustentabilidade. O planejamento urbano inteligente e sustentável de Curitiba chamou a atenção do mundo. Por isso, o MTur classifica que vale a pena conhecer esta cidade tão importante para o turismo nacional. 

Na região Centro-Oeste, a capital do país, Brasília, também é classificada como um dos destinos tendências deste ano. A revista Tendências do Turismo destaca que Brasília está entre os melhores lugares do mundo para fazer turismo, de acordo com um levantamento do New York Times. Segundo a análise internacional, a cidade é ofuscada por destinos como Rio de Janeiro e Bahia, mas é uma cidade planejada e famosa por seus prédios futuristas e modernistas. 

O guia turístico Alberto Mesquita, que trabalha há 12 anos na cidade, afirma que os turistas que passam por Brasília procuram sempre pontos tradicionais como a Catedral e o Congresso Nacional, mas ele dá dicas de lugares fora dessa rota que são obrigatórios para quem visita a capital do país. "Quem vem pra cá tem que conhecer o Santuário Dom Bosco. A igreja já foi considerada uma das sete maravilhas do patrimônio cultural de Brasília e tem uma linda relação com a construção da cidade. Na parte de dentro, o lustre central e os vitrais são de impressionar qualquer turista do mundo. Outro local que eu sempre indico é a Praça dos Cristais, que fica em frente ao Quartel General do Exército. É uma praça projetada pelo artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx e vale a pena conhecer." 
 

TURISMO LGBTQIA+ 

O Rio de Janeiro segue sendo o queridinho dos turistas no Brasil. Vários destinos no estado estão entre as tendências deste ano, de acordo com a revista do MTur. Começando pela famosa praia de Ipanema, que é considerada a segunda melhor praia do mundo pelo site Lonely Planet, que escolheu as 20 melhores praias do planeta para visitar. Segundo a publicação, Ipanema só perde para a praia de Byron Bay, em Nova Gales do Sul, na Austrália. Já de acordo com o Travellers' Choice, a praia de Ipanema está entre as preferidas dos turistas. 

Seguindo no Rio de Janeiro, o jornal britânico The Times classificou os roteiros na capital e na costa verde do estado entre os 40 destinos mais bonitos do mundo. E não é só isso, o Global Travel Awards, que premia setores-chave das indústrias de viagens, turismo e hotelaria, considerou o Rio de Janeiro como o principal destino de turismo esportivo da América do Sul, em 2023. 

O turismo LGBTQIA+ tem um ponto forte no Brasil. O Rio de Janeiro foi considerado, no ano passado, pelo site Travel Daily News como um dos oito melhores destinos no mundo para este nicho de mercado do turismo mundial. A publicação também considera o Rio, a porta de entrada para o turismo LGBTQIA+ no país. 

Vale lembrar que junto com Salvador e Maceió, a cidade do Rio está como uma das principais tendências no mundo para reservas no Airbnb. Já a revista Travel & Leisure classificou a cidade do Rio de Janeiro, e também a cidade de São Paulo, entre as 10 preferidas pelos turistas na América Latina. 

E então? Já sabe qual destino vai escolher para conhecer nas próximas férias? 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades