- 75% dos europeus planejam viajar entre maio e outubro de 2024, com o interesse em viagens de lazer a aumentar 5% em relação ao ano passado
- Os grupos etários mais velhos estão especialmente ansiosos por viajar, enquanto os viajantes mais jovens são mais propensos a reservar com antecedência
- Segurança, clima agradável e boa relação custo-benefício são os principais fatores na escolha de um destino
Bruxelas - De acordo com o último relatório da Comissão Europeia de Viagens (ETC), 'Monitoring Sentiment for Intra-European Travel' Wave 18, a intenção de viajar entre maio e outubro de 2024 entre os europeus inquiridos atingiu 75%. Isso representa um aumento significativo de 3% em comparação com o mesmo período do ano passado.
(© ETC) |
37% dos entrevistados pretendem embarcar em uma única viagem e 57% estão se preparando para duas ou mais escapadelas nesse período. Os destinos no Sul da Europa são preferidos por 43% dos viajantes, com Itália e Espanha no topo da lista.
Com o tráfego aéreo europeu agora próximo dos níveis pré-pandemia, a intenção de voar para locais de férias atingiu 55%, um aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entretanto, 28% dos viajantes planejam viajar de carro até aos seus destinos e 13% optam por viagens mais ecológicas de comboio ou autocarro.
Comentando as conclusões, Miguel Sanz, Presidente, ETC, afirmou : “É muito positivo ver os europeus manterem o seu desejo de viajar, apesar das atuais circunstâncias geopolíticas e econômicas. Os destinos populares continuarão com o seu forte desempenho nesta temporada de verão, mas também há grandes oportunidades para destinos menos conhecidos e mais tranquilos, já que muitos viajantes procuram experiências pacíficas e autênticas.”
Europeus Determinados a Viajar nesta Primavera e Verão
Apesar das preocupações de segurança e das restrições financeiras, os europeus estão a demonstrar uma resiliência notável quando se trata de viajar neste verão. O entusiasmo por viagens está a atingir todas as faixas etárias acima dos 25 anos, atingindo até 81% entre os viajantes mais maduros (com mais de 55 anos).
Esta determinação, aliada ao desejo de garantir férias a um preço mais favorável, leva a reservas antecipadas. Cerca de 52% dos viajantes europeus (incluindo 56% daqueles com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos) já reservaram total ou parcialmente as suas próximas viagens.
A duração de viagem mais popular é de quatro a seis noites, preferida por 36% dos entrevistados. Seguem-se sete a nove noites (26%) e mais de dez noites (21%). Os orçamentos de viagem mantiveram-se consistentes em comparação com o ano anterior, com 42% dos inquiridos a planejar gastar até 1.000 euros por pessoa na sua próxima viagem, cobrindo os custos de alojamento e transporte.
Percepções de Segurança Cruciais na Escolha de um Destino
No meio de tensões geopolíticas, eventos climáticos extremos e incertezas econômicas, dar prioridade à segurança tornou-se fundamental na definição das decisões dos viajantes. Sentir-se seguro é o critério número um na seleção de um destino (16%), seguido por clima agradável (13%), pechinchas e negócios atraentes (11%), comunidades locais amigáveis (9%) e menor custo de vida no destino (8%).
Apesar do forte desejo de viajar, 22% dos europeus estão preocupados com o aumento das despesas de viagem e 17% estão preocupados com as finanças pessoais no atual clima econõmico. Além disso, as tensões geopolíticas, como o conflito na Ucrânia e a agitação no Médio Oriente, estão a aumentar a ansiedade, com 12% e 10%, respetivamente, a expressarem desconforto. As perturbações nas opções de transporte (10%), a sobrelotação (9%) e os fenómenos meteorológicos extremos (8%) são outras fontes importantes de preocupação.
Beleza Cênica e Culinária Local são as Principais Preferências de Férias
Uma proporção significativa de viajantes europeus prepara-se para viagens intrarregionais durante maio-junho (34%) e julho-agosto (44%). Além disso, 17% planejam viajar em setembro e outubro. As viagens de lazer estão a aumentar, com 74% a expressar o desejo de se entregar - um aumento de 5% em relação ao ano passado.
Itália e Espanha lideram a lista de destinos de verão deste ano, captando cada um 8% do interesse dos entrevistados, seguidos de perto pela França (7%), Grécia (6%) e Alemanha (5%).
Este alinhamento reflete a vontade dos europeus por viagens de Sol & Praia (20%) e City Breaks (16%), que surgiram como os tipos de férias mais populares para os meses seguintes. Os viajantes europeus citam a beleza cênica (19%) como sua experiência de férias preferida, seguida pela experimentação da culinária local (17%), pelo envolvimento com as culturas locais (15%) e pela admiração de monumentos famosos (15%).