A Iberia assinalou nesta quarta-feira, dia 1º de maio, o 85º aniversário dos seus serviços entre Lisboa e Madrid, que foi a sua primeira rota internacional. O primeiro voo da companhia aérea espanhola entre Madrid e Lisboa realizou-se a 1º de maio de 1939, a bordo de um avião Junkers Ju-52, com 17 passageiros a bordo.
(PressTUR © Iberia) |
Para celebrar, a Iberia ofereceu bolachas e bolo aos seus passageiros que voaram entre as capitais espanhola e portuguesa.
Em comunicado, a companhia aérea destaca que, desde o início da rota, há 85 anos, a experiência de voar mudou muito. A Iberia opera até seis voos diretos por dia entre Madrid e Lisboa, operados por aviões Airbus A320neo, com capacidade para 186 passageiros.
O A320neo é o modelo mais avançado em termos tecnológicos e de eficiência da frota de curto e médio curso da Iberia. Está equipado com motores CFM Leap-1A e é 50% mais silencioso do que os seus antecessores, consome entre 15% e 20% menos combustível e reduz as emissões de CO2 e também 50% menos NOx.
A Iberia sublinha que este verão tem programados mais de 530.000 assentos entre Espanha e os seus cinco destinos em Portugal: Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada. A companhia aérea espanhola voa até seis vezes por dia para Lisboa e quatro para o Porto, a que junta três voos por semana para o Funchal e outros três para Ponta Delgada.
Em junho, a Iberia retomará os voos diretos para o Faro, com até quatro frequências semanais em agosto.