Pular para o conteúdo principal


Pós-Covid19: Conectividade, Marketing E Facilitação De Vistos Impulsionam Viagens Na Ásia-Pacífico

O Diretor de Inteligência e Marketing, ForwardKeys, Olivier Ponti, revelou insights convincentes sobre as tendências de viagens para a Ásia-Pacífico na Cúpula Anual da PATA (Pacific Asia Travel Association) 2024, em Macau. Destacando a notável recuperação da região pós-COVID-19, a apresentação de Ponti ressaltou o papel fundamental do aumento da conectividade de voos, estratégias de marketing inovadoras e requisitos de visto relaxados. 
 
(© ForwardKeys) 

Recuperação Constante na Conectividade de Voo 

A conectividade na região Ásia-Pacífico, que enfrentou desafios significativos, está se recuperando rapidamente. No primeiro trimestre de 2024, a recuperação da capacidade de assentos da região é apenas 13% menor do que os níveis de 2019. Notavelmente, a Ásia-Pacífico superou o crescimento da capacidade global de assentos, registrando um aumento de 7 pontos percentuais em comparação com a média global de 3 pontos percentuais entre o 4º trimestre de 2023 e o 1º trimestre de 2024. 


Tarifas Aéreas em Queda em Meio à Crescente Demanda 

À medida que a capacidade de assentos se recupera gradualmente, as tarifas aéreas mostraram uma tendência consistente de queda desde 2023, apesar de permanecerem acima dos níveis de 2019 devido à capacidade limitada e à forte demanda. Esta tendência foi particularmente evidente durante eventos significativos, como o Ano Novo Chinês e grandes concertos em Singapura. Por exemplo, o show de Taylor Swift em Cingapura no início de março levou a um aumento de 17% nas viagens do Sudeste Asiático, contrastando com uma queda de 27% no resto do mês. 


Facilitação de Vistos Atrai Viajantes Chineses 

As viagens de saída chinesas durante o recente feriado do Dia do Trabalho indicam uma queda de apenas 16% em comparação com os níveis registrados em 2019. A flexibilização das políticas de vistos melhorou notavelmente as viagens chinesas para vários destinos. Os dados revelaram um aumento de 212% nas viagens da China para o Cazaquistão, com aumentos notáveis para Singapura, Azerbaijão, Malásia e Maldivas. No entanto, a recuperação mais lenta da Tailândia é atribuída a preocupações de segurança contínuas. 


Estratégias de Marketing Inovadoras Estimulam a Procura 

As promoções da era pandêmica da Air Macau, como os bilhetes "compre um, ganhe um grátis", atraíram com sucesso casais do Interior da China e continuam a fazê-lo pós-pandemia. A sua nova oferta de "Travel Pass" para viagens a preços acessíveis de cidades específicas para Macau aumentou ainda mais as reservas de casais em 4 pontos percentuais em comparação com os níveis de 2019. 


Perspectiva Positiva para Viagens de Verão de 2024 

As perspectivas de viagens prospectivas para a região Ásia-Pacífico permanecem positivas, embora a recuperação ainda esteja em andamento. Em 27 de abril, as reservas de viagens de verão para a APAC caíram apenas 12% em comparação com os níveis de 2019. Em contraste, as viagens para a Europa e as Américas se recuperaram totalmente, e as viagens para a África e o Oriente Médio caíram apenas 5%. 

O CEO, PATA, Noor Ahmad Hamid, comentou: "A indústria de viagens pode efetivamente atrair o turismo aproveitando o poder da facilitação de vistos, marketing estratégico e alavancando grandes eventos. Esses elementos são cruciais para impulsionar a recuperação e o crescimento do turismo na região da Ásia-Pacífico." 

Olivier Ponti acrescentou: "Nossos dados destacam uma trajetória de recuperação robusta na região Ásia-Pacífico. O aumento de 7 pontos percentuais na capacidade de assentos do 4º trimestre de 2023 para o 1º trimestre de 2024 e o declínio notável nas tarifas aéreas, impulsionado por esforços estratégicos de marketing, ressaltam a resiliência e a adaptabilidade da região." 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades