Após a análise dos dados de passageiros nos aeroportos espanhóis nos primeiros cinco meses do ano, a Aena reviu significativamente para cima a sua estimativa de crescimento do tráfego no seu cenário central para 2024 para 8,3% face aos valores de 2023, face ao previsão anterior de 3,8% no cenário central e 7,1% no cenário alto. A Aena estima que neste ano o número de passageiros ultrapassará os 300 milhões, uma vez que 8,3% são equivalente a 306,7 milhões de passageiros.
(Arquivo) |
O tráfego em 2024 apresenta um desempenho melhor do que o esperado graças a uma forte e constante demanda. Prova disso é o aumento de 11,4% no número de passageiros em Aeroportos de Aena em Espanha nos primeiros cinco meses do ano em comparação com o mesmo período em 2023.
A elevada oferta de assentos programada pelas companhias aéreas para os próximos meses, aliada à a melhoria das perspectivas econômicas anunciada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para Espanha e o nível de procura dos principais países emissores, também foi fundamental para o crescimento esperado do tráfego aéreo.
Estas razões estão, por enquanto, limitadas a 2024 e não devem ser mimeticamente transferido para o resto do período do Plano Estratégico da Aena.