eDreams: Espanhóis São Os Viajantes Mais Dispostos A Assistir Aos Eventos Esportivos De Verão Na Europa
Barcelona, Espanha - Nos próximos meses, a Europa será o palco principal do que poderia ser chamado de ‘verão do esporte’, com a celebração de dois dos mais importantes eventos esportivos. A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa, analisou as tendências de viagens para as cidades que acolhem ambos os eventos, com aumentos generalizados nas reservas de 62% para a capital francesa, onde terá lugar o evento desportivo interdisciplinar quadrienal mais esperado do ano, e 60% para as diferentes sedes alemãs onde será disputado o torneio de seleções europeias de futebol, em comparação com o ano anterior. Além disso, os espanhóis são uma das nacionalidades mais entusiasmadas em participar presencialmente nestes eventos, sendo a primeira nacionalidade com maior número de reservas em Paris, 22% do total de reservas, e a terceira em reservas na Alemanha (12%).
(© Bing Imagens) |
Concentração de viajantes amantes de esportes em Paris
Um século depois do evento anterior na Cidade Luz, Paris volta a acolher o evento desportivo internacional que nasceu para homenagear os deuses gregos entre 26 de julho e 11 de agosto. Segundo a eDreams, o evento aumentou as reservas de viagens para Paris em 62% (em comparação com as mesmas datas de 2023), representando 33% de todas as reservas feitas para França. Aproveitando a proximidade, os europeus não perdem a oportunidade de ver o evento ao vivo. Em particular, os espanhóis parecem ser os maiores amantes do desporto (22% das reservas), seguidos pelos alemães (12%), italianos (12%), franceses (9%) e britânicos (7%). Além disso, em comparação com o ano anterior, o evento levou a um aumento nas reservas de noruegueses em 69% e em 55% de franceses que vêm de outras localidades do país.
Relativamente à duração da estadia na capital francesa, 40% dos viajantes permanecem na capital francesa entre 7 e 13 dias, 20% optam por estendê-la por mais de duas semanas, enquanto outros 20% preferem estadias mais curtas, de 3 a 4 dias.
Especificamente, os espanhóis viajam 13% mais para França e 17% mais para Paris nas datas do festival desportivo, segundo a comparação com o ano passado. Paris representa 77% das reservas da Espanha para França, seguida por Nice (8%), Lyon (5%) e Nantes (5%), que continuam a crescer em popularidade este ano. Em particular, Lyon registra um aumento de 152% nas reservas e Nantes de 93%.
Os viajantes espanhóis escolhem principalmente escapadelas de 3 a 4 dias em Paris (41%), outros são incentivados a ficar de 5 a 6 dias (19%) ou até mais de uma semana (15%). Embora para alguns espanhóis (17%) 2 dias sejam suficientes para desfrutar do ambiente.
Alemanha se torna a casa do futebol
Por seu turno, a décima sétima edição do torneio europeu de seleções de futebol serviu de sorteio para o maior número de adeptos, provocando um aumento geral de 60% nas reservas de viagens para a Alemanha. Algumas cidades em cujos estádios acontecerão os jogos mais esperados da temporada apresentam aumentos de até 175%. É o caso de Leipzig, embora outras cidades apresentem aumentos semelhantes: Dusseldorf (+173%), Stuttgart (156%), Munique (+76%), Frankfurt (+64%), Berlim (+35%) e Colônia ( +32%).
Os principais viajantes para cidades alemãs são os britânicos (19% do total de reservas), seguidos pelos austríacos (15%), espanhóis (12%), alemães (10%) e franceses (10%). No entanto, analisando as reservas do ano passado, os dinamarqueses registram o maior aumento de reservas (+275% vs 2023), seguidos pelos britânicos (+212%), pelos austríacos (+169%) e pelos suíços (81%).