Educação E Diversificação Reconhecidas Como Chave Para O Futuro Do Turismo Na Ásia E No Pacífico

Diversificar o turismo na Ásia e no Pacífico, juntamente com a promoção de mais e melhor educação, será fundamental para a construção de um setor mais resiliente e sustentável 

Cebu, Filipinas - De acordo com os dados da UN Tourism, o setor está experimentando uma rápida recuperação na Ásia e no Pacífico, com as chegadas atingindo 82% dos níveis pré-pandemia no primeiro trimestre de 2024, impulsionadas pela reabertura de muitos destinos ao longo de 2023. Agora, com a recuperação total no horizonte, a última reunião conjunta da Comissão de Turismo da ONU para a Ásia e o Pacífico (CAP) e sua Comissão do Sul da Ásia (CSA), centrou-se nos desafios e oportunidades para criar uma transformação positiva e duradoura. 

(© UN Tourism) 

Guiando a Transformação e Construindo Resiliência 

A 36ª reunião do CAP-CSA recebeu mais de 130 delegados de 25 países e territórios. Todos os Membros receberam uma visão abrangente do trabalho e das realizações da UN Tourism desde a última reunião, com as principais prioridades apresentadas para os próximos anos. 

O Secretário-Geral da UN Tourism, Zurab Pololikashvili, disse: "Como nossos dados mostram, a recuperação do turismo está perto de ser concluída aqui na Ásia e no Pacífico. Trabalhamos juntos para enfrentar a crise de frente. E agora temos de trabalhar em conjunto para nos concentrarmos nas nossas prioridades para o futuro. Isso significa apoiar a educação, impulsionar investimentos em nosso setor e fortalecer ainda mais os laços entre público e privado para construir resiliência e promover a sustentabilidade e o crescimento inclusivo." 


Educação a Prioridade do Turismo de Alto Nível 

Refletindo o apoio de alto nível dado ao turismo e à missão da UN Tourism para orientar o setor, a Comissão anfitriã das Filipinas foi representada pelo Presidente Ferdinand Marcos Jnr, na reunião. Em seu discurso de abertura, o Presidente Marcos elogiou o foco da UN Tourism na educação e treinamento para o setor e ressaltou seu compromisso com esforços mais amplos de sustentabilidade. "A educação sempre vai melhorar qualquer setor e com certeza no turismo não é diferente", disse o Presidente Marcos. "Precisamos elevar os padrões e as práticas neste setor crucial, investindo em educação, treinamento e atualização de habilidades de todo o pessoal que está trabalhando nesta indústria." 

Enfatizando o reconhecimento de seu governo da importância da educação, o Presidente Ferdinand Marcos expressou interesse em abrir uma nova Academia em Colaboração com o Turismo da ONU nas Filipinas. A instituição se somaria à crescente rede de Academias da UN Tourism, com centros de educação focados nas necessidades específicas das regiões ou nas principais habilidades necessárias para o futuro do turismo. 


Resiliência via Transformação Verde 

No âmbito da reunião conjunta da Comissão, os Estados-Membros da região apresentaram um debate temático sobre o desenvolvimento de produtos, enfatizando a necessidade de transformação verde para aumentar a competitividade do setor do turismo, reforçando simultaneamente a sua resiliência através da promoção de soluções inovadoras e ecológicas. 


Desvendando o Potencial do Turismo Gastronômico 

Em Cebu, os holofotes foram colocados no turismo gastronômico como um dos caminhos seguros para avançar na diversificação de produtos para agregar valor ao setor e acelerar a recuperação na região. Aqui, a UN Tourism sediou seu primeiro Fórum Regional de Turismo Gastronômico para a Ásia e o Pacífico, conectando líderes do setor público e privado com os principais empresários e Chef´s líderes da região e além. As discussões terminaram com o Apelo à Ação de Cebu sobre Turismo Gastronómico, exortando os líderes públicos e privados a integrarem o turismo gastronômico nas políticas, a promoverem a cooperação intersetorial, nomeadamente com a agricultura e as indústrias criativas, a apoiarem as pequenas empresas e a promoverem práticas sustentáveis. 

O Secretário-Geral Polikashvili desafiou os agentes do turismo a capitalizar ainda mais a crescente reputação da região como destino e líder no campo do turismo gastronômico. "Minha proposta é deixar um legado... para criar algo um centro de educação ou centro gastronômico aqui em Cebu", disse ele. 


Olhando para a Indonésia 

As reuniões foram concluídas com os membros concordando em aceitar a oferta da Indonésia para sediar a 37ª Reunião Conjunta das 2 Comissões Asiáticas de Turismo da ONU em 2025. As datas exatas serão confirmadas oportunamente.