Pular para o conteúdo principal


Emirates Marca Investimento Inaugural Potencializando Voos Com SAF A Partir De Singapura

Dubai, Emirados Árabes Unidos - A Emirates começou a usar combustível de aviação sustentável (SAF) como parte do seu acordo de combustível com a Neste em voos que partem do Aeroporto Changi de Singapura, marcando o seu investimento inaugural em SAF na Ásia. Aproximadamente 3,3 milhões de litros de SAF misturado foram integrados ao sistema de abastecimento do aeroporto de Changi ao longo das últimas semanas. 

(© Emirates) 

A Emirates está a acompanhar a entrega de SAF nos sistemas de abastecimento, contabilizando e atribuindo os seus benefícios ambientais através de metodologias amplamente utilizadas e aceites pela indústria. No início deste ano, a companhia aérea colaborou estreitamente com a Neste para o fornecimento de 2,6 milhões de litros de SAF puro nos sistemas de abastecimento do aeroporto Schiphol de Amsterdã. 

O SAF fornecido pela Neste é produzido a partir de resíduos de origem sustentável e 100% renováveis, bem como de matérias-primas residuais, incluindo óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal. O SAF utilizado como parte deste acordo pode ser utilizado com segurança nas aeronaves existentes da Emirates e na infraestrutura de abastecimento de aeroportos e, de forma organizada, reduz as emissões de carbono (CO2) do ciclo de vida em até 80% em comparação com o uso de combustível de aviação convencional. 

Adel Al Redha, Vice-Presidente e Diretor de Operações, Emirates, disse : “O investimento da Emirates no SAF produzido pela Neste em Cingapura marca um primeiro passo em nossa adoção de SAF na Ásia, uma região que está preparada para se tornar um fornecedor líder de SAF, que continua escasso. Embora a ativação deste acordo represente um marco na nossa jornada SAF numa nova região, ainda há muito trabalho a fazer. E à medida que adquirimos SAF para o curto prazo, temos como objetivo acordos de longo prazo para ajudar a aumentar um fornecimento constante de SAF para as nossas operações.” 

Alexander Kueper, Vice-Presidente de Negócios de Aviação Renovável, Neste, disse: “Estamos entusiasmados por a Emirates ter começado a usar nosso combustível de aviação sustentável Neste MY no Aeroporto de Changi como o próximo passo em nossa cooperação. Isso torna a Emirates a primeira transportadora visitante internacional a utilizar SAF no aeroporto, produzido na nossa refinaria de Singapura e fornecido ao aeroporto através da nossa cadeia de abastecimento integrada. Esperamos continuar a trabalhar juntos no aumento do fornecimento de SAF para as operações da Emirates.” 

A estratégia multifacetada de SAF da Emirates concentra-se em explorar oportunidades para usar SAF operacionalmente onde quer que esteja disponível em sua rede, compartilhar reduções de emissões com clientes corporativos ou despachantes sempre que viável, cooperar em projetos SAF de longo prazo com parceiros respeitáveis ​​e apoiar empreendimentos SAF em os EAU com potencial para fornecer combustível de aviação sustentável no seu centro no futuro. 

A Emirates opera atualmente voos de Amsterdã, Londres Heathrow, Paris, Lyon e Oslo com a SAF. A companhia aérea também integrou o SAF nos sistemas de abastecimento do seu hub em Dubai no final do ano passado. Em 2023, a Emirates também foi a primeira companhia aérea do mundo a operar dois voos de demonstração marcantes de Dubai nos Boeing 777 e A380 com 100% SAF em um motor, em parceria com a Neste e outros parceiros comprometidos, apoiando a certificação futura onde 100% de queda no SAF é aprovado para operações aéreas comerciais. Atualmente, o SAF está aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional. 

A companhia aérea também comprometeu US$ 200 milhões para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) focados na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial e, no mês passado, tornou-se parceira industrial do Aviation Impact Accelerator (AIA), com sede na Universidade de Cambridge. A Emirates pretende desempenhar um papel ativo na partilha do seu conhecimento e dados, bem como insights com a AIA para apoiar o desenvolvimento de ferramentas e soluções de ponta para reduzir o impacto a longo prazo da aviação comercial. 

A companhia aérea é membro do Solent Cluster no Reino Unido, uma iniciativa focada em investimentos de baixo carbono com potencial para criar uma planta de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) que pode produzir até 200.000 toneladas (200 kt) por ano, se estiver operacional até 2032. 

A Emirates também é membro fundador do consórcio de pesquisa dos Emirados Árabes Unidos Air-CRAFT, focado no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias sustentáveis ​​de combustível de aviação (SAF) para a indústria. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades