Pular para o conteúdo principal


Viajantes Internacionais Para A Europa Priorizam A Segurança E A Qualidade Neste Verão

Bruxelas, Bélgica - O entusiasmo pelas viagens está a aumentar nos principais mercados internacionais, com 59% dos inquiridos interessados ​​em viagens ao estrangeiro no verão de 2024 - um aumento notável de 9% em comparação com 2019. A atratividade da Europa está a aumentar gradualmente, embora a um ritmo mais lento, devido a questões de segurança e acessibilidade. No entanto, a Europa continua a ser um destino de eleição, com 41% dos inquiridos a planejar visitar neste verão, uma queda de 4% em relação aos níveis de 2019. 

Riga, Letônia. (© Bing Imagens) 

Isto está de acordo com o último Barômetro de Viagens de Longo Curso (LHTB) 2/2024 publicado ontem pela Comissão Europeia de Viagens (ETC) e Eurail BV. Visando 7.000 viajantes de sete grandes mercados estrangeiros - Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e EUA - este estudo analisa o sentimento de viagem à Europa durante os meses de verão, de maio a agosto de 2024. 

As descobertas dos principais mercados incluem:

= A China e o Brasil demonstram a maior intenção de visitar a Europa neste verão, com 62% e 52% dos viajantes a planejar uma viagem. Em ambos os países, este número é em grande parte impulsionado por indivíduos mais ricos. 

= Os viajantes dos EUA e do Canadá apresentam uma abordagem mais cautelosa às viagens europeias, com o interesse a crescer ligeiramente desde o ano passado, para 40% e 42%, respetivamente. 

= A Austrália e a Coreia do Sul mostram um entusiasmo moderado, com os juros a situarem-se em 37% e 35%, respetivamente. 

= O Japão mostra um interesse mais limitado, de 19%, uma vez que a recuperação das viagens neste mercado continua a ser lenta. 

= Em todos os mercados, os viajantes mais jovens (idades 18-24 e 34-49) e aqueles com rendimentos mais elevados demonstram a maior preferência por viagens europeias. 

Comentando após a publicação do LHTB 2/2024, o Presidente, ETC, Miguel Sanz , disse: “As tendências positivas que estamos registrando no comportamento de viagem são benéficas para viajantes e destinos. Assistimos a um interesse crescente em estadias mais longas, permitindo aos turistas desenvolver uma ligação mais profunda com a cultura local e apoiar os negócios que tornam cada destino único. Além disso, a abertura às viagens fora de época representa uma oportunidade de ouro para distribuir o turismo de forma mais uniforme ao longo do ano. Isto pode ajudar a reduzir a tensão social e ambiental dos períodos de pico e apoiar melhor a economia de visitantes dos destinos.” 


A acessibilidade fica em segundo plano nas prioridades de viagem 

A segurança emergiu como o principal critério para os viajantes de longo curso na escolha de um destino na Europa neste verão. Quase metade (45%) dos inquiridos dá prioridade a destinos europeus considerados seguros, registrando um aumento de 9% em comparação com o verão de 2022 e de 6% desde o verão de 2023. As infraestruturas turísticas de qualidade ficam em segundo lugar (38%), seguidas por um ressurgimento de 7% no apelo de marcos icônicos, de 29% no verão de 2023 para 36% no verão de 2024. 

Incluídas pela primeira vez no inquérito, as «condições meteorológicas estáveis» são o fator principal para 31% dos inquiridos. A conveniência também desempenha um papel notável, com 20% dos viajantes optando por destinos que podem ser alcançados por voo direto e 20% preferindo um destino com boas ligações ferroviárias para outros locais de interesse. 

Embora a acessibilidade continue a ser uma consideração para 23% dos entrevistados, diminuiu em relação aos 32% do ano passado. Esta mudança indica que os viajantes estão cada vez mais focados na qualidade e na segurança, valorizando uma experiência de viagem tranquila em vez de limitações orçamentais rigorosas. 


Viajantes que optam por viagens para vários países à medida que cresce o interesse em férias mais longas 

67% dos viajantes de longo curso para a Europa optam por itinerários multipaíses. Para viagens internacionais na Europa, as companhias aéreas com serviço completo continuam a ser a escolha preferida para 51% dos entrevistados. Os passes de trem surgem como a segunda opção mais popular (30%) devido à sua flexibilidade e economia na navegação em múltiplos destinos. As companhias aéreas de baixo custo (29%) e os bilhetes de comboio simples/ida e volta (24%) também são populares entre os viajantes preocupados com o orçamento. 

Por outro lado, 21% dos entrevistados relataram planejar uma visita aprofundada a um único país europeu. Para estas viagens domésticas, os bilhetes de comboio de ida e volta são a escolha mais popular (32%), oferecendo uma forma conveniente e eficiente de viajar entre cidades em distâncias curtas e médias. Os viajantes que procuram mais liberdade e flexibilidade estão optando pelo aluguel de automóveis (29%). 

No geral, os viajantes demonstram uma mudança nas prioridades, com um desejo crescente por experiências de viagem mais envolventes. Apesar da popularidade crescente dos orçamentos diários de gama média (100-200€) desde 2019 (+8%), há também um maior interesse em feriados prolongados. Embora as viagens de uma a duas semanas continuem a ser a escolha mais popular (57%), as escapadelas superiores a duas semanas aumentaram de 13% em 2019 para 21% em 2024.


Os viajantes dividem-se entre comportamentos responsáveis ​​e priorização da familiaridade 

Pela primeira vez, o inquérito também se aprofundou na flexibilidade dos viajantes para explorar determinados comportamentos de viagem associados a uma maior sustentabilidade social e ambiental. Notavelmente, 53% dos entrevistados relataram estar abertos a viajar para a Europa fora dos períodos de pico, atraídos por potenciais economias de custos e pela oportunidade de conhecer atrações icônicas de forma mais íntima. 

No entanto, quando se trata de escolher destinos e experiências específicas, os viajantes muitas vezes priorizam a familiaridade. 61% dos entrevistados gravitam em torno de destinos com infraestrutura bem desenvolvida e atrações renomadas. Embora o fascínio pelos locais populares continue forte, 39% demonstram interesse em explorar locais menos conhecidos em toda a Europa. 

Uma preferência semelhante por novas experiências ou familiaridade pode ser vista na forma como os viajantes interagem com as empresas turísticas. Metade dos inquiridos pretende apoiar fornecedores locais, enquanto a outra metade prefere alojamentos familiares, restaurantes e marcas de compras. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades