Pular para o conteúdo principal


Aeroporto De Brasília Reduz Em 85% Consumo De Energia Das Pistas De Pousos E Decolagens

Equipe da Inframerica trocou 110 luminárias de balizamento de borda de pista por um novo modelo de luminária LED, gerando economia de energia e melhorando a iluminação para as operações aéreas 

Brasília - Cada vez mais atentos e preocupados em tornar as operações do Aeroporto de Brasília mais sustentáveis, a Inframerica, administradora do terminal brasiliense, realizou a substituição de 110 luminárias do sistema de balizamento de uma das suas pistas de pousos e decolagens. As luminárias convencionais foram trocadas por LED, que possuem alta eficiência energética, reduzindo 85% no consumo de energia deste setor. 

A novidade vai diminuir a frequência das manutenções, já que as luminárias de LED têm uma vida útil de mais de 50 mil horas. (© Inframerica) 

As luzes de borda de pista, como são chamadas na aviação, são as luminárias instaladas ao longo da pista de pouso e decolagem, uniformemente espaçadas, que definem os limites laterais da pista e auxiliam na orientação das aeronaves. 

As novas luminárias de LED são mais claras e uniformes, trazendo melhorias significativas para a visibilidade dos pilotos e segurança operacional do terminal aéreo. Os equipamentos instalados são certificados internacionalmente por órgãos da aviação civil. 

A novidade vai diminuir a frequência das manutenções, já que as luminárias de LED têm uma vida útil de mais de 50 mil horas, enquanto as convencionais possuem lâmpadas com uma vida útil de apenas mil horas. Também foram substituídos os transformadores isoladores que ficam junto a cada luminária, isso reduz as perdas elétricas, contribuindo para a redução do consumo de energia, e aumenta a confiabilidade do sistema. 


Para Kléber Beirão, Coordenador de Eletroeletrônica, Inframerica, o investimento reflete em diversas áreas operacionais. "Ao investir em tecnologia de ponta, o aeroporto demonstra sua dedicação em oferecer a melhor infraestrutura e serviços para companhias aéreas e passageiros, posicionando-se como um líder em eficiência operacional e segurança. Além do compromisso com a modernização, inovação e excelência no atendimento às necessidades do setor aeronáutico. Com esta modernização, o aeroporto está não apenas aprimorando suas operações atuais, mas também se preparando para um futuro mais sustentável e eficiente", diz. 

A equipe de manutenção do Aeroporto de Brasília foi responsável pelo planejamento e execução desse projeto. Mais de 30 funcionários da concessionária trabalharam para que a substituição ocorresse de maneira eficaz, já que era necessário realizar o procedimento em um único dia para evitar o uso de diferentes tecnologias na pista e não sem atrapalhar as operações aéreas. 

"Nossas equipes trabalharam em uma curta janela de tempo para trocar todas as luminárias e transformadores de uma das pistas. Estudamos a melhor forma de realizar o serviço e alinhamos com todas a áreas envolvidas. Executamos vários testes antes de liberarmos a pista para o primeiro voo. Todo o cronograma foi seguido à risca e com sucesso em todos os processos", conta Beirão. 

O procedimento seguiu as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). "O atendimento à regulamentação vigente é fundamental para garantir a segurança e eficiência das operações aeroportuárias, além de assegurar que o aeroporto esteja preparado para atender às demandas atuais e futuras da aviação", declarou. 

O Aeroporto de Brasília possui duas pistas de pousos e decolagem. As luminárias da outra pista, a 11R/29L, também serão substituídas. Com essa modernização, o Aeroporto de Brasília agora contará com um sistema de iluminação de última geração, mais eficiente e sustentável. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades