- O número de passageiros em junho em Frankfurt aumentou 1,4% em relação ao ano anterior, para 5,6 milhões de viajantes
Frankfurt, Alemanha - Cerca de 5,6 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA) em junho de 2024, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior. O número de passageiros de junho do ano passado foi adicionalmente impulsionado pelo calendário diferente do feriado de Pentecostes, que caiu em junho do ano passado, mas já ocorreu em maio deste ano. Em comparação com os níveis pré-Covid, o tráfego de passageiros em junho de 2024 ainda estava cerca de 14,4% abaixo dos níveis de 2019.
(© Fraport) |
Durante o período de janeiro a junho de 2024, um total de cerca de 28,8 milhões de passageiros viajaram através do FRA - um ganho de 7,0% em termos anuais. No entanto, o número de passageiros no primeiro semestre ainda foi 14,5% inferior ao correspondente período pré-pandemia de 2019.
O CEO, Fraport, Dr. Stefan Schulte, disse: “No primeiro semestre do ano, aumentamos o número de passageiros em 1,8 milhão e recebemos cerca de 28,8 milhões de viajantes em Frankfurt. Sem as inúmeras greves do início do ano, teríamos atendido cerca de 500 mil passageiros a mais no primeiro semestre. Apesar deste défice, estamos no bom caminho para atingir o volume projetado entre 61 milhões e 65 milhões de passageiros para o ano inteiro. Ao mesmo tempo, a recuperação do mercado da aviação alemã ainda está a ser travada pelos elevados custos específicos da localização impostos pelos reguladores. Em termos de recuperação de passageiros, o nosso mercado interno ocupa o último lugar na Europa e não avançará sem um novo impulso de crescimento. Outras regiões do mundo são muito mais dinâmicas, como evidenciado pelos aeroportos do nosso Grupo na Grécia, Antalya e Lima, que ultrapassaram novamente os níveis pré-crise.”
Em todo o Grupo, a maioria dos aeroportos do portfólio internacional da Fraport também registrou um crescimento de passageiros em junho de 2024.
O tráfego no Aeroporto de Liubliana (LJU), na capital da Eslovénia, continuou a aumentar significativamente em 15,3% em relação ao ano anterior, para 148.159 passageiros.
Em contraste, os dois aeroportos brasileiros de Fortaleza (FOR) e Porto Alegre (POA) viram o tráfego combinado despencar 53,8%, para 495.771 passageiros no mês de referência. Isto se deveu principalmente à suspensão das operações aéreas em POA desde 3 de maio, em decorrência das fortes enchentes na região. Atualmente, existe um cronograma de contingência para Porto Alegre, com apenas um número limitado de voos domésticos sendo operados a partir de uma base militar próxima.
No vizinho Peru, o tráfego no Aeroporto de Lima (LIM) aumentou 16,0% em termos anuais, para cerca de 1,9 milhões de passageiros.
Na Europa, os 14 aeroportos regionais gregos da Fraport acolheram um total de 5,3 milhões de passageiros, um aumento de 5,9% em termos anuais.
Os dois aeroportos costeiros búlgaros de Burgas (BOJ) e Varna (VAR) registaram uma diminuição de tráfego de 12,5, para 481.635 passageiros no mês de referência.
Entretanto, o Aeroporto de Antalya (AYT), na Riviera Turca, obteve um ganho notável de 8,6% no tráfego de passageiros, servindo cerca de 4,9 milhões de viajantes em junho de 2024.
O tráfego total nos aeroportos geridos ativamente pelo Grupo Fraport cresceu 2,2% em relação ao ano anterior, para aproximadamente 18,9 milhões de passageiros no mês de referência.