Riga, Letônia - Desde maio de 2023, a companhia aérea nacional da Letônia, airBaltic, oferece aos passageiros a opção voluntária de participar na consecução dos objetivos de neutralidade climática, optando adicionalmente pelo combustível de aviação sustentável (SAF). Durante o primeiro ano de operação, quase 16.000 passageiros de vários países adquiriram SAF como produto auxiliar, facilitando diretamente a procura por combustível sustentável e destacando o crescimento contínuo do interesse na aviação sustentável. Estas contribuições resultaram na utilização de 18 toneladas de SAF pela airBaltic em maio de 2024 em voos com rota de Espanha para a Letônia. As aeronaves foram reabastecidas com SAF fornecido pela Cepsa nos aeroportos de Madrid, Barcelona e Málaga.
A partir de 2025, o consumo médio anual obrigatório de SAF da União Europeia será fixado em 2%, aumentando gradualmente para 70% até 2050. (© airBaltic) |
“Na airBaltic , utilizamos apenas combustível reconhecido pela Comissão Europeia. Gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro Cepsa por nos ajudar a cumprir o nosso compromisso com os nossos clientes. O SAF que elevamos é proveniente de matéria-prima de óleo de cozinha usado e está em conformidade com a regulamentação e legislação ReFuelEU da Comissão Europeia”, afirma Andris Zdors, Chefe de Aquisição e Operações de Combustível, airBaltic.
Alvaro Macarro, Diretor de Aviação Sustentável, Cepsa, afirmou: “Através de colaborações como estas, continuamos a promover a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação no mercado europeu e a reforçar o nosso compromisso com os objetivos da economia circular. O nosso objetivo é liderar a produção de SAF em Espanha e Portugal nesta década para promover uma aviação mais sustentável e ajudar as companhias aéreas a avançar nos seus objetivos de descarbonização.”
Em junho de 2024, a airBaltic começou a oferecer aos passageiros a opção de adicionar quantidades ainda maiores de SAF aos seus voos. “Validamos a disposição de nossos clientes em adicionar voluntariamente o SAF, observando um interesse consistente nesta iniciativa. O próximo mandato da Comissão Europeia exigirá 2% de utilização de SAF até 2025. A utilização combinada voluntária e obrigatória de SAF apoia a criação de um mercado crescente para SAF, que é uma das principais ferramentas no caminho para uma aviação com impacto neutro no clima”, afirma Zita Barānova, Chefe de Sustentabilidade, airBaltic . As rotas mais populares para uso do SAF foram Riga-Helsinque, Copenhague, Berlim e Tallinn.
Uma quantidade específica de SAF pode ser adicionada aos voos, comprando-a junto com as reservas na página inicial da airBaltic. A airBaltic dividiu todas as rotas em quatro categorias (rotas <1.000 km, 1.001-2.500 km, 2.001-4.000 km e >4.001 km) e calculou o consumo médio de combustível para cada uma com base nas estatísticas de consumo de combustível do ano passado. Os passageiros podem optar por contribuir com uma quantia que substitua aproximadamente 2%, 10%, 50% ou 100% do combustível do voo atribuído a um viajante com SAF em uma determinada categoria de distância. O preço do SAF varia consoante o tipo de bilhete, a partir de 0,96 euros por pessoa, por voo. Os passageiros corporativos podem encaminhar esse interesse ao seu gerente de vendas.
Os membros do airBaltic Club têm a oportunidade de usar seus pontos de fidelidade acumulados para comprar uma quantidade ilimitada de quilogramas SAF na loja de recompensas do airBaltic Club: https://spend.airbalticclub.com.
A partir de 2025, o consumo médio anual obrigatório de SAF da União Europeia será fixado em 2%, aumentando gradualmente para 70% até 2050. Ao combinar a procura obrigatória e voluntária de SAF, a airBaltic pretende acelerar o fornecimento e a aceitação de SAF.
A Cepsa , atualmente um dos principais fabricantes e fornecedores de combustíveis de aviação no mercado espanhol, produz SAF a partir de resíduos orgânicos, como óleos alimentares usados e resíduos agrícolas, no seu Parque Energético La Rábida, em Huelva, sul de Espanha. Estes biocombustíveis de segunda geração, além de reduzirem as emissões das aeronaves em até 90% em relação ao querosene convencional, promovem a economia circular, pois são produzidos a partir de resíduos que, de outra forma, acabariam em aterros sanitários. A Cepsa já fornece SAF em cinco dos principais aeroportos de Espanha (Madrid, Barcelona, Málaga, Sevilha e Palma de Maiorca) e pretende liderar a produção deste combustível de aviação sustentável em Espanha e Portugal com uma capacidade de produção anual de 800.000 toneladas até 2030, o suficiente para voar ao redor do mundo 2.000 vezes.
Mais informações sobre SAF estão disponíveis aqui: www.airbaltic.com/en/sustainable-aviation-fuel.