Pular para o conteúdo principal


airBaltic Marca Um Ano De Uso Aprimorado De SAF Em Suas Operações

Riga, Letônia - Desde maio de 2023, a companhia aérea nacional da Letônia, airBaltic, oferece aos passageiros a opção voluntária de participar na consecução dos objetivos de neutralidade climática, optando adicionalmente pelo combustível de aviação sustentável (SAF). Durante o primeiro ano de operação, quase 16.000 passageiros de vários países adquiriram SAF como produto auxiliar, facilitando diretamente a procura por combustível sustentável e destacando o crescimento contínuo do interesse na aviação sustentável. Estas contribuições resultaram na utilização de 18 toneladas de SAF pela airBaltic em maio de 2024 em voos com rota de Espanha para a Letônia. As aeronaves foram reabastecidas com SAF fornecido pela Cepsa nos aeroportos de Madrid, Barcelona e Málaga. 

A partir de 2025, o consumo médio anual obrigatório de SAF da União Europeia será fixado em 2%, aumentando gradualmente para 70% até 2050. (© airBaltic) 

“Na airBaltic , utilizamos apenas combustível reconhecido pela Comissão Europeia. Gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro Cepsa por nos ajudar a cumprir o nosso compromisso com os nossos clientes. O SAF que elevamos é proveniente de matéria-prima de óleo de cozinha usado e está em conformidade com a regulamentação e legislação ReFuelEU da Comissão Europeia”, afirma Andris Zdors, Chefe de Aquisição e Operações de Combustível, airBaltic. 

Alvaro Macarro, Diretor de Aviação Sustentável, Cepsa, afirmou: “Através de colaborações como estas, continuamos a promover a utilização de combustíveis sustentáveis ​​para a aviação no mercado europeu e a reforçar o nosso compromisso com os objetivos da economia circular. O nosso objetivo é liderar a produção de SAF em Espanha e Portugal nesta década para promover uma aviação mais sustentável e ajudar as companhias aéreas a avançar nos seus objetivos de descarbonização.” 

Em junho de 2024, a airBaltic começou a oferecer aos passageiros a opção de adicionar quantidades ainda maiores de SAF aos seus voos. “Validamos a disposição de nossos clientes em adicionar voluntariamente o SAF, observando um interesse consistente nesta iniciativa. O próximo mandato da Comissão Europeia exigirá 2% de utilização de SAF até 2025. A utilização combinada voluntária e obrigatória de SAF apoia a criação de um mercado crescente para SAF, que é uma das principais ferramentas no caminho para uma aviação com impacto neutro no clima”, afirma Zita Barānova, Chefe de Sustentabilidade, airBaltic . As rotas mais populares para uso do SAF foram Riga-Helsinque, Copenhague, Berlim e Tallinn. 

Uma quantidade específica de SAF pode ser adicionada aos voos, comprando-a junto com as reservas na página inicial da airBaltic. A airBaltic dividiu todas as rotas em quatro categorias (rotas <1.000 km, 1.001-2.500 km, 2.001-4.000 km e >4.001 km) e calculou o consumo médio de combustível para cada uma com base nas estatísticas de consumo de combustível do ano passado. Os passageiros podem optar por contribuir com uma quantia que substitua aproximadamente 2%, 10%, 50% ou 100% do combustível do voo atribuído a um viajante com SAF em uma determinada categoria de distância. O preço do SAF varia consoante o tipo de bilhete, a partir de 0,96 euros por pessoa, por voo. Os passageiros corporativos podem encaminhar esse interesse ao seu gerente de vendas. 

Os membros do airBaltic Club têm a oportunidade de usar seus pontos de fidelidade acumulados para comprar uma quantidade ilimitada de quilogramas SAF na loja de recompensas do airBaltic Club: https://spend.airbalticclub.com


A partir de 2025, o consumo médio anual obrigatório de SAF da União Europeia será fixado em 2%, aumentando gradualmente para 70% até 2050. Ao combinar a procura obrigatória e voluntária de SAF, a airBaltic pretende acelerar o fornecimento e a aceitação de SAF. 

A Cepsa , atualmente um dos principais fabricantes e fornecedores de combustíveis de aviação no mercado espanhol, produz SAF a partir de resíduos orgânicos, como óleos alimentares usados ​​e resíduos agrícolas, no seu Parque Energético La Rábida, em Huelva, sul de Espanha. Estes biocombustíveis de segunda geração, além de reduzirem as emissões das aeronaves em até 90% em relação ao querosene convencional, promovem a economia circular, pois são produzidos a partir de resíduos que, de outra forma, acabariam em aterros sanitários. A Cepsa já fornece SAF em cinco dos principais aeroportos de Espanha (Madrid, Barcelona, ​​Málaga, Sevilha e Palma de Maiorca) e pretende liderar a produção deste combustível de aviação sustentável em Espanha e Portugal com uma capacidade de produção anual de 800.000 toneladas até 2030, o suficiente para voar ao redor do mundo 2.000 vezes. 

Mais informações sobre SAF estão disponíveis aqui: www.airbaltic.com/en/sustainable-aviation-fuel

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades