Washington, EUA - Impulsionada por três eventos de grande escala durante o último fim de semana de Junho, a tarifa diária média dos hotéis de Dublin (ADR) ultrapassou os 300 euros apenas pela segunda vez este ano e pela sexta vez na história, de acordo com dados preliminares da CoStar.
Dublin, Irlanda. (© Bing Imagens) |
Taylor Swift foi a atração principal do movimentado fim de semana em Dublin com três apresentações de sexta a domingo (28 a 30 de junho) no Aviva Stadium. A turnê de Swift coincidiu com o Dublin Pride, que aconteceu no sábado, bem como com as quartas de final do All-Ireland GAA no sábado e domingo.
O desempenho hoteleiro do mercado atingiu o pico no sábado (29 de junho) com ocupação de 95,5%, ADR de 305,30 euros e receita por quarto disponível (RevPAR) de 291,59 euros. O nível de ocupação manteve-se basicamente estável (-0,3%) ano após ano, mas o ADR (+25,8%) e o RevPAR (+25,4%) aumentaram substancialmente. O ADR de domingo caiu para EUR 259,94, mas esse valor representou um aumento de 40,4% ano após ano.
“Como esperado, esta trifeta de eventos de alto perfil gerou aumentos substanciais em ADR e RevPAR, à medida que quase 600.000 fãs, apoiadores e turistas afluíram à cidade”, disse Sarah Duignan, Diretora de Relacionamento com Clientes, STR. “Um fim de semana tão movimentado ressalta o papel crítico que os eventos de grande escala desempenham no estímulo à indústria hoteleira local e à economia em geral.”
Os três submercados de Dublin mostraram um padrão semelhante, com picos de desempenho no sábado, 29 de junho. O centro da cidade de Dublin registrou um nível de ocupação de 95,8%, com máximos em ADR (357,08 euros) e RevPAR (342,16 euros). A zona envolvente de Dublin registrou um nível de ocupação de 94,2%, com ADR e RevPAR a atingirem 260,52 euros e 245,49 euros, respetivamente. O Aeroporto de Dublin teve a maior ocupação naquela noite (97,2%), mas esse nível foi atribuído às greves de pilotos da Aer Lingus em curso.