Hoje a Iberia comemoraria 20 anos de um marco em sua operação com o Uruguai, já que em 6 de julho de 2004 ocorreu o primeiro voo direto entre os dois países, o que fez da companhia aérea a primeira companhia aérea a voar sem escalas entre Montevidéu e a Europa.
Montevidéu, Uruguai. (© Iberia) |
Esta mudança permitiu reduzir o tempo de viagem em mais de três horas, já que anteriormente os passageiros da Iberia que procuravam chegar ao país tinham que voar via Buenos Aires ou Rio de Janeiro.
Este voo, que inicialmente tinha três frequências semanais operadas às terças, quintas e sábados a partir do aeroporto de Madrid, foi realizado a bordo de uma aeronave Airbus A340-300, equipada com tecnologia de ponta e com uma configuração de 250 lugares.
Apesar dos 20 anos da operação direta entre Montevidéu e Madrid, vale ressaltar que a rota que liga o Uruguai à Europa completará 78 anos no dia 22 de setembro, já que a capital uruguaia foi uma das escalas do primeiro avião da Iberia a cruzar o Atlântico com destino a Buenos Aires, em 1946.
2024, um ano recorde para Montevidéu
Embora a jornada para conectar diretamente o Uruguai e a Europa tenha começado com três frequências semanais, esse número foi aumentando até atingir sete frequências semanais em 2024. Aliás, este ano a rota entre os dois países terá voo direto durante todo o ano, algo que não acontecia até agora.
Isso permitirá que a rota entre o Uruguai e a Espanha tenha pouco mais de 200 mil assentos este ano, o que representa um crescimento de 3% em relação a 2023 e de quase 20% em relação aos números pré-pandemia.
Esta é uma rota que a Iberia opera inteiramente com o Airbus A330-200, uma aeronave muito eficiente, pois oferece uma redução de cerca de 15% no consumo de combustível, e tem capacidade para 288 passageiros, nas configurações Business e Economy.