Muitas empresas estão agora focadas em equilibrar as experiências dos funcionários e dos viajantes com os objetivos das empresas em termos de ética ambiental, social e empresarial (ESG). A Amadeus conduziu recentemente uma nova pesquisa que analisa detalhadamente esse cenário em mudança por meio de entrevistas com 500 tomadores de decisão seniores responsáveis por viagens de negócios em dez grandes mercados.
(© Amadeus) |
Pagar as despesas com dinheiro privado e reclamá-las da empresa foi citado como um dos maiores problemas para os gestores de viagens. O custo de revisão de gastos, além das perdas de produtividade decorrentes de exigências manuais, e as dificuldades de identificação de fraudes também foram elementos destacados.
Os resultados do inquérito confirmam que existe vontade de investir para impulsionar mudanças positivas. Mais de metade dos gestores de viagens das empresas estão atualmente a investir para obterem um melhor controle sobre o processo de liquidação de viagens. Outros itens que estão no topo da agenda de quase todas as empresas (48% dos entrevistados) são a implementação de soluções de pagamento virtual a nível da empresa para evitar que os viajantes tenham de pagar do próprio bolso, bem como a implementação de uma melhor integração da tecnologia de liquidação de viagens com outros sistemas internos.
Ajudar o negócio a atingir os seus objetivos de sustentabilidade é outra importante área de investimento nos próximos meses, mencionada por 64% dos líderes empresariais. Mais uma vez, são as novas tecnologias que irão impulsionar as mudanças nesta área e, na sua forma mais simples, podemos esperar opções de viagem mais sustentáveis, baseadas em dados para definir metas claras para a redução de CO2. Várias iniciativas incluem: a oportunidade de comprar combustível de aviação sustentável e mais amigo do ambiente, dando aos viajantes controle e influência sobre decisões que afetam os orçamentos ambientais, e gamificação para estimular e encorajar escolhas mais sustentáveis entre os funcionários.
A Inteligência Artificial (IA) e/ou o aprendizado de máquina foram consideradas a tecnologia mais importante em viagens e assentamentos de viagens, tanto no horizonte de um ano quanto no de cinco anos, entre uma seleção de opções. Espera-se que a digitalização e as soluções de pagamento digital sejam de grande importância no futuro próximo.
Com o aumento dos custos de viagem e o desejo de decisões mais sustentáveis e bem fundamentadas, vê-se com grande interesse qual o papel que fenômenos como a realidade alargada e o metaverso poderão desempenhar nas viagens de negócios nos próximos anos.
No geral, os gestores de viagens no segmento de viagens de negócios esperam investir 13% mais em tecnologia de viagens em 2024 em comparação com o ano passado.
Johan Nordqvist, VP Airlines Nordics e CEO, Amadeus Scandinavia, afirma: “A pesquisa mostra uma crescente expectativa e confiança nas possibilidades da tecnologia para criar soluções que não sejam apenas eficientes, mas também melhorem as experiências dos funcionários. Nós da Amadeus queremos apoiar estas estratégias de investimento, que visam melhorar a gestão de viagens e liquidação de viagens, bem como permitir que os funcionários façam escolhas mais sustentáveis para as suas viagens.”