- Nova meta de emissões para 2030 evita liberação de mais de 145.000 toneladas de CO2
- Grupo promete redução de 90% nas emissões totais de gases de efeito estufa e emissões líquidas zero ao longo de sua cadeia de valor, em nova meta para 2050
- Validação do SBTi de ambas as metas coloca empresa em linha com metas do Acordo de Paris
A Minor Hotels Europe & Americas alcançou um marco significativo com a validação de sua meta Net Zero para 2050 pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). O grupo também revisou significativamente suas metas para 2030, estabelecendo metas mais ambiciosas de redução de emissões que devem evitar a liberação de mais de 145.000 toneladas de CO2.
(© Minor) |
A validação de ambas as metas ressalta o compromisso da empresa com uma ação climática enérgica e a coloca em linha com as metas globais de sustentabilidade da Minor Hotels. O proprietário e operador hoteleiro internacional, sob a bandeira de sua empresa-mãe Minor International, está fazendo progressos substanciais em direção à validação do SBTi em suas metas globais para 2030 e 2050, incluindo uma promessa semelhante de atingir emissões líquidas zero até meados do século.
O SBTi é o definidor global de padrões para metas de descarbonização apoiadas pela ciência. Sua validação é uma marca de credibilidade e comprometimento, garantindo que as empresas não apenas estabeleçam, mas também alcancem marcos significativos de sustentabilidade em linha com as metas do Acordo de Paris.
Metas atualizadas para 2030 e 2050
Em metas recém-revisadas para 2030, a Minor Hotels Europe & Americas pretende reduzir suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 1 e escopo 2 em 46,2% em comparação com os níveis de 2019. A empresa também estabeleceu a meta de reduzir em 27,5% suas emissões de Escopo 3, abrangendo bens e serviços adquiridos, bens de capital, atividades relacionadas a combustíveis e energia, resíduos operacionais, ativos arrendados upstream e franquias.
A meta de redução mais ambiciosa para 2030 amplia o compromisso anterior do grupo, estabelecido em 2018, de reduzir as emissões totais de GEE em pelo menos 20% e evitará a emissão de 146.803 toneladas de dióxido de carbono equivalente.
Olhando para 2050, a Minor Hotels Europe & Americas se comprometeu a reduzir suas emissões absolutas de GEE de Escopo 1, 2 e 3 em 90%, em comparação com sua linha de base de 2019, bem como alcançar emissões líquidas zero ao longo de toda a sua cadeia de valor.
Ambas as metas foram validadas cientificamente e aprovadas pela SBTi, enfatizando a aderência da empresa aos rigorosos critérios necessários para reduzir as emissões de GEE e contribuir para o combate às mudanças climáticas. As novas metas também alinham a Minor Hotels Europe & Americas com os limites científicos recomendados para empresas no Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais.
Para atingir essas metas, a empresa criou uma força-tarefa transversal especial, o SBT 2030, que está sendo coordenada pelo Departamento de Negócios Sustentáveis da organização e envolve todas as áreas-chave com o objetivo de alcançar a descarbonização de ponta a ponta.
"Alinhar nossas metas regionais com os objetivos globais da Minor International nos permite adotar uma abordagem unificada no enfrentamento das mudanças climáticas, uma prioridade estratégica para todas as empresas e que um grupo hoteleiro de nosso calibre deve almejar. Nosso compromisso está consubstanciado no UP for Planet & People, nosso plano estratégico corporativo para garantir um modelo de negócio sustentável. O fato de nossas novas metas terem sido validadas pela SBTi é um marco significativo e nos aproxima de alcançar essa meta compartilhada de zero líquido um pouco mais cedo", disse Elena Ruiz, Diretora de Sustentabilidade, Minor Hotels Europe & Americas.
Reconhecimento e esforços contínuos
A Minor Hotels Europe & Americas continua a ser reconhecida por suas iniciativas de sustentabilidade, mantendo a quarta posição para hotéis, resorts e companhias de cruzeiros no último S&P Global Sustainability Yearbook, e tem sido incluída no índice FTSE4GOOD todos os anos desde 2013. A empresa também manteve sua inclusão no Bloomberg Gender Equality Index e no Supplier Engagement Rating Leaderboard do CDP.
Através da sua iniciativa UP for Planet, a Minor Hotels está a contribuir ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, implementando medidas para reduzir as emissões, otimizar o consumo de energia e água e promover a eficiência dos recursos seguindo a abordagem dos 4Rs (reduzir, reutilizar, reciclar, repensar).
Mais de metade (53%) do portfólio hoteleiro da Minor Europe & Americas detém certificações de sustentabilidade, com 66% do seu consumo de eletricidade proveniente de fontes renováveis, um valor que atinge os 100% no Sul da Europa. A empresa está aumentando ainda mais sua pegada de sustentabilidade ao oferecer serviços de aluguel de bicicletas em 99 hotéis, carregadores de veículos elétricos em 72 propriedades e fornecimento de 90% de suas compras de fornecedores locais e certificados.