Pular para o conteúdo principal


Pesquisa Da Booking Revela Tendências Entre Os Viajantes Latino-Americanos Neste 2024

- 60% dos viajantes latino-americanos planejam fazer uma pausa na praia em 2024 - mais do que a média global 

- Cerca de um terço (31%) diz que vai fazer uma viagem para um feriado, o que é muito maior do que outras regiões 

- Os viajantes latino-americanos são mais propensos do que os viajantes de outras regiões a fazer uma viagem de negócios doméstica ou internacional 

- Os viajantes da América Latina também lideram as tendências globais para outros tipos de viagens e lugares para ficar. Fazer um passeio ecológico ou se hospedar em uma pousada, por exemplo, estão confortavelmente acima da média global 

Quando se trata de aproveitar ao máximo as oportunidades nesta alta temporada, entender as tendências é fundamental. É por isso que, todos os anos, a Booking pesquisa milhares de viajantes para identificar planos e hábitos. No total, foram entrevistados 5.200 viajantes na Argentina, Brasil, Colômbia e México. 

(© Booking) 

Então, quais viagens os viajantes latino-americanos estão planejando para este ano? Aqui está o que a pesquisa "Tendências de viagem para 2024: Insights sobre os viajantes latino-americanos" revelou.


As viagens domésticas estão chegando e as viagens de negócios estão crescendo 

Pequenas pausas no país são populares entre os viajantes latino-americanos. Mais de dois terços (68%) estão planejando uma viagem doméstica curta (uma a quatro noites), com três quartos dos viajantes colombianos (75%) planejando fazer essa viagem. 

Os viajantes latino-americanos estão interessados em viajar internamente, com mais da metade (55%) afirmando que prefere viagens internacionais, e com um número semelhante (51%) dizendo que planeja fazer uma viagem doméstica mais longa (mais de cinco noites) em 2024. Isso se compara a pouco menos de um terço (31%) que planeja uma viagem internacional mais longa. 

No entanto, as viagens de negócios parecem estar (comparativamente) em expansão. Os viajantes latino-americanos parecem significativamente mais propensos do que qualquer outra região a fazer uma viagem de negócios doméstica (23%) ou internacional (11%). 


Viajantes latino-americanos preferem sol, mar e areia 

As férias na praia são um grande sucesso. Para os viajantes latino-americanos, mais da metade (60%) planeja fazer uma viagem à praia no verão de 2024 - tornando-se uma característica significativa da demanda de viajantes. 

Celebrar e desfrutar de relacionamentos também está na mente dos viajantes latino-americanos. O próximo tipo mais popular de viagem é aquele para colocar a família em dia e amigos. 

Terceiro, é a viagem de carro. Pouco mais de um terço (35%) planeja pegar a estrada em 2024. A natureza também é popular entre os viajantes da América Latina: o ar livre é um atrativo para 34% dos viajantes. 

Em quinto, é um pouco fora da curva. Quase um terço (31%) dos viajantes latino-americanos estão planejando uma viagem em 2024 para um feriado público - o que supera a média global. 


Hotéis são a escolha certa, mas chalés e pousadas também têm apelo 

Como todas as outras regiões, os hotéis são a escolha mais popular quando se trata de lugares em que os viajantes latino-americanos têm maior probabilidade de ficar. Mais de dois terços (68%) citaram um hotel como um tipo de propriedade que planejam reservar este ano. Em segundo lugar está ficar com um amigo ou familiar, embora citado por apenas um quarto (26%) dos entrevistados. 

Depois, há algumas surpresas. A terceira opção de acomodação dos latino-americanos é uma casa de campo, com um quarto de olho nessa opção (25%). Pouco menos de um quarto (24%) diz que pretende se hospedar em um resort. Um número (relativamente) grande de viajantes latino-americanos (23%) diz que gosta de se hospedar em uma pousada, tornando esta a quinta opção mais popular na América Latina, apesar de apenas figurar entre os dez primeiros em respostas globais. 

Assim, embora os hotéis permaneçam populares, parece haver oportunidades em torno de tipos de acomodação mais incomuns - particularmente pousadas e casas de campo. 


Passeios turísticos são um sucesso 

Os pontos turísticos dos viajantes latino-americanos estão fixos em, bem, ver os pontos turísticos. Quando se trata de atividades planejadas, 59% esperam fazer um passeio turístico - acima de qualquer outra região. 

Para as atividades planejadas, é um empate de mão dupla para o segundo. Navegar pelas boutiques é um sucesso: 41% dos latino-americanos gostam de um dia de compras nas férias. A mesma porcentagem (41%) está ansiosa para dar o pontapé inicial em montanhas-russas e diz que visitará um parque temático em 2024, que é uma das duas únicas regiões - ao lado da Ásia - onde este apareceu entre os cinco primeiros. 

Delícias gastronômicas - uma aula de culinária, passeio gastronômico ou jantar em um restaurante específico - é algo que 39% dos viajantes procuram. Em quinto lugar está um passeio ecológico. As viagens responsáveis estão no topo das mentes de 36% dos viajantes latino-americanos - mais do que o dobro da maioria das regiões pesquisadas. 


Pacotes são populares 

Os viajantes latino-americanos são mais propensos do que outras regiões a reservar um pacote. Isso pode significar voos e acomodações reservados juntos, mas pode incluir uma série de elementos. Os dados mostram que 42% dos latino-americanos planejam fazer isso. Reservar viagens de trem está menos na mente dos viajantes latino-americanos do que os viajantes de outras regiões - mas eles são mais propensos a reservar elementos de viagem adicionais com quatro rodas. Um terço (33%) pretende alugar um carro e pouco mais de um quarto diz que vai reservar um táxi (26%). 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades