Análise da líder de inteligência de viagens aéreas ForwardKeys indica um verão movimentado pela frente para a Espanha, apesar dos protestos contra o turismo excessivo em alguns dos destinos mais populares do país.
Barcelona, Espanha. (© Bing Imagens) |
As chegadas internacionais a Espanha em julho e agosto deste ano aumentaram +12% em comparação com o período equivalente em 2023 - com crescimento significativo dos mercados de origem europeia Itália (+53%), Áustria (+23%) e Holanda (+23%), bem como chegadas transatlânticas do Brasil (+39%) e dos EUA (+31%).
Estadias mais curtas mostram crescimento mais rápido, estadias longas mantêm a maior fatia
Os casais têm a maior fatia de todos os tamanhos de grupos de viagens e apresentam um crescimento de 13%, um pouco acima da média. As estadias curtas (+16%) e médias (+15%) registram crescimento na popularidade ao longo de 2023, talvez representando cautela contínua sobre os gastos com viagens em um clima econômico desafiador. As viagens de longa duração, que ainda representam a maior fatia, estão crescendo a uma taxa mais lenta, de 5%. As viagens de negócios aumentaram +3%, enquanto as viagens de lazer, que representam a maior fatia das viagens, estão crescendo +15%.
Demanda aumenta para Baleares e Canárias em meio a preocupações com o excesso de turismo
As ilhas e as principais cidades espanholas são os destinos mais populares, apesar de o excesso de turismo se ter tornado uma questão premente em Barcelona (+18%) e nas ilhas de Menorca (+51%), Lanzarote (+10%), Maiorca (+6%), entre outras. Protestos recentes nesses locais destacaram as preocupações dos moradores, com pedidos para limitar o número de turistas devido ao aumento do custo de vida e à pressão ambiental, no entanto, os dados indicam que o crescimento do turismo até agora permaneceu inalterado.
Reativação da Ásia-Pacífico impulsiona crescimento de chegadas de longa distância
As chegadas de longo curso à Espanha aumentaram +20%, em grande parte impulsionadas pelo ressurgimento dos mercados da Ásia-Pacífico, incluindo China (+134%) e Japão (+58%). Estes fortes aumentos resultam da expansão significativa da capacidade das companhias aéreas e da flexibilização dos requisitos de visto de viagem - ativando a procura reprimida de viagens para destinos europeus.
Operadoras de baixo custo impulsionam conectividade Reino Unido-Espanha
A capacidade de assentos regulares para voos para a Espanha é dominada pelo mercado do Reino Unido, que mostra crescimento de +8% em relação a 2023, com aumento da capacidade das principais companhias aéreas de baixo custo, incluindo Ryanair (+5%), Jet2.com (+9%) e EasyJet (+8%).
Aeroportos de "Sol e Praia" apresentam crescimento impressionante em relação a 2023
Madrid-Barajas (MAD) é o principal aeroporto em termos de capacidade de assentos para voos internacionais no verão de 2024, e vê um crescimento de (+12%) em relação ao ano anterior - atribuível ao seu status de hub global e atratividade para viajantes de lazer e negócios.
No entanto, Alicante-Elche Miguel Hernández (ALC), embora seja o quinto em termos de capacidade global, apresenta o maior crescimento homólogo de +18%. Visto a par dos aumentos em Palma de Maiorca (PMI, +9%) e Málaga-Costa del Sol (AGP, +11%), este fato sublinha a importância contínua dos destinos de sol e praia para o turismo em Espanha.
"A Espanha, como muitos destinos mundialmente populares, está enfrentando um desafio - equilibrar as necessidades das populações locais afetadas negativamente pelos altos níveis de turismo com a necessidade de manter os benefícios econômicos que os visitantes trazem ao país. A chave está na gestão inteligente dos fluxos de visitantes - olhando para o futuro para antecipar tendências de viagens e adaptando as estratégias de marketing do turismo para uma demanda mais igualmente distribuída - em mais destinos e em uma proporção maior do ano. Destinos capazes de alavancar a inteligência de viagens dessa forma estarão mais bem posicionados para sustentar um modelo de turismo que atenda tanto moradores quanto visitantes", disse Olivier Ponti, Diretor de Inteligência e Marketing, ForwardKeyes.