Pular para o conteúdo principal


Schiphol E KLM Testam Serviço De Transporte Autônomo Para Tripulação De Voo No Aeroporto

A segunda fase do teste de ônibus elétricos autônomos começou no Aeroporto de Schiphol. Durante esta fase, o aeroporto, juntamente com os serviços KLM Cityhopper e KLM Ground, está testando uma rota fixa e pré-programada de e para o pátio. A tripulação da KLM Cityhopper que chega a Schiphol pode usar o serviço de transporte. No início deste ano, Schiphol conduziu um teste inicial bem-sucedido desses ônibus autônomos do fornecedor Ohmio. 

(© Schiphol) 

Durante a primeira fase do teste, o foco foi testar recursos técnicos e facilidade de uso. A fase atual ocorrerá no pátio, um cenário ainda mais complexo, onde sempre há muita atividade simultânea: variando de aeronaves chegando e partindo, até operações de manuseio de voo e transporte de tripulação de companhias aéreas. 


Sensores e Câmeras 

Várias vezes ao dia, nas próximas semanas, o ônibus buscará a tripulação do KLM Cityhopper no Pátio A, onde as aeronaves do KLM Cityhopper estacionam antes da partida e na chegada a Schiphol. O ônibus autônomo então deixa a tripulação de voo no terminal. O veículo é equipado com sensores e câmeras especiais e faz uso de GPS para manobrar. O ônibus tem uma visão de 360º porque é equipado com tecnologia LIDAR. Isso permite que o veículo detecte e se mova ao redor de objetos localizados a até 30 metros de distância. 

"É ótimo que tenhamos conseguido acompanhar o teste com os ônibus autônomos tão cedo. Estamos curiosos sobre os insights que obteremos neste local, principalmente porque pontualidade e segurança são cruciais nesta rota. Também estamos curiosos sobre como os membros da tripulação da companhia aérea vivenciam o transporte autônomo. Isso ajudará a construir confiança na tecnologia e potencialmente facilitará a integração futura de outros veículos autônomos", disse Jan Zekveld, Chefe de Inovação, Royal Schiphol Group. 

"Estou muito entusiasmado com este teste e acho ótimo que nossa equipe possa testar este inovador ônibus autônomo. A KLM Cityhopper sempre definiu a tendência na implementação das últimas tecnologias e esta inovação também se encaixa perfeitamente com o objetivo da KLM de atingir o manuseio em solo sem emissões até 2030", disse Maarten Koopmans, Diretor Geral, KLM Cityhopper


Operações Terrestres sem Emissões 

Até 2050, o Royal Schiphol Group pretende operar os aeroportos mais sustentáveis ​​e de alta qualidade do mundo. Parte do plano envolve alcançar operações terrestres mais sustentáveis ​​e livres de emissões. O Royal Schiphol Group espera que até 2050 todos os veículos tenham sido substituídos por uma frota de veículos autônomos e de emissão zero e que todos os processos associados sejam automatizados. Mesmo quando as operações terrestres forem autônomas, a equipe continuará a desempenhar um papel importante, assumindo um papel mais de supervisão, envolvendo tarefas variadas. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades