Pular para o conteúdo principal


Verão 2024: Mais Europeus Planejam Viajar, Mas Fazem Menos Viagens

- 75% dos europeus planejam viajar nos próximos meses, um aumento de 6% em relação ao ano passado 

- Os destinos mediterrâneos estão no topo da lista dos viajantes europeus, já que os turistas optam por viagens de sol e praia 

- O número de europeus que voam para os seus destinos aumenta 5%, embora a condução ainda seja preferida por 28% dos viajantes 

Bruxelas - O último relatório da Comissão Europeia de Viagens (ETC), «Monitoring Sentiment for Intra-European Travel – Wave 19», revela um aumento notável no interesse por viagens entre os europeus entre junho e novembro de 2024, marcando um aumento de 6% de aumento em relação ao ano passado. Isso eleva a proporção de entrevistados que planejam uma viagem para 75%. O aumento é particularmente impulsionado pelo grande desejo de viajar entre os viajantes espanhóis, italianos e britânicos. Nos três países, oito em cada dez entrevistados relataram intenção de viajar durante este período. 

(©ETC) 

O estudo revela ainda que 36% dos europeus planejam fazer uma viagem nos próximos meses, um aumento de 6% face ao ano anterior. Outros 33% farão uma segunda viagem, enquanto apenas 24% planejam fazer três ou mais viagens, talvez indicando que as pressões financeiras continuam a ter impacto no comportamento dos viajantes. 

Comentando as conclusões, Miguel Sanz, Presidente, ETC, afirmou: "As tendências de viagens pós-Covid parecem estar a solidificar-se, proporcionando uma estabilidade muito bem-vinda à indústria do turismo. Vários dos principais mercados de viagens europeus estão a demonstrar grande entusiasmo pelos próximos meses. Agora é um bom momento para os destinos fazerem um balanço deste “novo normal”, que inclui preocupações com custos elevados e condições meteorológicas desfavoráveis, bem como o planejamento de viagens feito predominantemente em plataformas digitais. Isto permitirá aos profissionais do turismo adaptar as suas ofertas às tendências de longo prazo no comportamento dos viajantes e promover de forma mais eficaz práticas de turismo responsável." 


Sul da Europa continua a ser a melhor opção de férias 

Com a chegada do verão, continua a existir uma forte procura por destinos do Sul, com a maioria dos viajantes europeus (45%) a escolher locais mais quentes para as suas próximas férias. O interesse no Sul da Europa está estável em comparação com 2023, mas caiu 10% em relação a 2022. Entretanto, os destinos ocidentais (18%) e norte (13%) continuam a registrar uma forte procura. Espanha e Itália são as principais escolhas, cada uma preferida por 8% dos entrevistados, seguidas pela França com 7% e pela Grécia com 6%. 

Isto pode ser parcialmente explicado pela sólida preferência dos viajantes por viagens ao sol e à praia , com 19% a escolherem este tipo de férias como o seu tipo preferido de férias para os próximos seis meses. Outros viajantes optaram por férias culturais e patrimoniais (17%), passeios pela natureza e ao ar livre (14%) e escapadas urbanas (13%). 

A percepção de segurança de um destino (16%) é o fator mais importante para os viajantes que escolhem um local de férias, seguido pelo clima agradável (13%), pechinchas (11%), habitantes locais amigáveis ​​e temperaturas estáveis ​​(ambos 8%). 

Os períodos de pico de viagens ainda são populares entre os turistas europeus. A maioria dos viajantes inquiridos pretende fazer uma viagem nos meses de verão: 45% viajarão em junho e julho, e 39% optam por agosto e setembro. Apenas 12% pretendem viajar em outubro e novembro, sugerindo que as ondas de calor e a sobrelotação que afetaram partes da Europa no Verão de 2023 não estão a afetar fortemente os planos deste ano. 


Mais europeus sobem aos céus 

As viagens aéreas são o meio de transporte mais popular nas viagens intereuropeias. Os voos são preferidos por mais de metade (54%) dos europeus, um aumento de 5% em relação ao ano passado. Isto pode ser parcialmente explicado pela conectividade aérea totalmente restaurada e pela disponibilidade de voos de baixo custo para uma gama diversificada de destinos em toda a Europa. Os viajantes do Reino Unido (73%), Espanha (68%) e Itália (62%) têm maior probabilidade de voar para os seus próximos destinos de férias. 

Dirigir para um destino de férias é a segunda opção mais popular, com 28% dos entrevistados optando por viajar de carro - um declínio menor em relação a 2023 (30%). Esta tendência é particularmente forte entre os alemães (40%), os belgas (38%) e os austríacos (35%). As viagens de trem permanecem estáveis ​​em 10%.


'Novo normal': restrições financeiras, preocupações climáticas e tomada de decisões digitais 

As maiores preocupações dos viajantes no verão e outono de 2024 incluem os elevados custos de viagem (21%, uma queda de 3% em relação ao ano passado), finanças pessoais (16%) e questões geopolíticas (11% preocupam-se com a guerra Rússia-Ucrânia e 10% com tensões no Médio Oriente). As condições meteorológicas extremas e as perturbações nos transportes são também preocupações significativas para 10% dos europeus ansiosos por viajar nos próximos meses. 

Desde este ano, a pesquisa também investiga mais profundamente o impacto dos eventos climáticos nas escolhas dos viajantes. 76% dos entrevistados relatam ajustar os seus hábitos de viagem de acordo com as alterações climáticas. 17% disseram que evitarão destinos com temperaturas extremas, um número que sobe para 32% para pessoas com mais de 55 anos, indicando que os viajantes mais velhos são os mais preocupados em lidar com o aumento das temperaturas. No geral, 16% dos viajantes preferem locais com clima estável, 15% monitorizam as previsões meteorológicas e 11% escolhem atividades que não dependem do clima. 

Quase todos os viajantes europeus utilizam fontes digitais para os seus planos de viagem, sendo os motores de pesquisa online e os websites de viagens os mais populares. Apesar de algumas empresas de viagens introduzirem ferramentas de inteligência artificial (IA) nas suas aplicações, apenas 6% dos turistas afirmam usar ferramentas baseadas em IA para o seu planejamento. Os primeiros a adotar a IA podem ser encontrados principalmente entre a geração mais jovem: 42% dos viajantes que utilizam aplicações de IA para planejar itinerários e 35% dos que utilizam plataformas de IA para fins de viagem têm entre 25 e 34 anos. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades