- A partir do inverno de 2024, quatro Boeing 777-200ER´s serão equipados com o inovador filme Lufthansa Technik
- Menor resistência ao atrito reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2
- Austrian Airlines será a primeira companhia aérea com “pele de tubarão” nos B777-200ER´s
A partir de dezembro de 2024, a Austrian Airlines será a primeira companhia aérea global a equipar sua aeronave Boeing 777-200ER com a inovadora tecnologia de superfície “AeroSHARK”. Em um total de quatro Boeing 777-200ER´s, a fuselagem e as nacelas do motor serão cobertas com o filme “sharkskin” desenvolvido pela Lufthansa Technik e pela empresa BASF. A resistência ao atrito significativamente reduzida resultante do filme reduzirá as emissões de CO2 da frota de longo curso da Austrian Airlines e o consumo de combustível.
(© Austrian) |
Economia de mais de 8.000 toneladas de CO2
Ao aplicar um total de 830 m² de filme Riblet por aeronave na superfície da fuselagem e nas naceles do motor, uma economia de cerca de 1% do consumo total de combustível por voo pode ser alcançada. Aplicada a quatro B777´s, a tecnologia pode alcançar uma economia de cerca de 2.650 toneladas de combustível e mais de 8.300 toneladas de CO2 . Isso corresponde a cerca de 46 voos de Viena para Nova York.
“Levamos nossa responsabilidade a sério e tomamos todas as medidas possíveis para reduzir as emissões de CO2 em nossas operações de voo. A um por cento, o potencial de eficiência do sharkskin pode não parecer muito, mas no total economizará milhares de toneladas de CO2 por ano em voos de longa distância”, diz o COO, Austrian, Francesco Sciortino. “Embora nossos B777´s estejam em seus últimos anos de serviço, fazemos esse investimento para chegar um passo mais perto de nossas metas de redução de CO2.”
“O fato de estarmos implementando a tecnologia sharkskin de economia de combustível em outro tipo de aeronave com a Austrian Airlines também é uma boa notícia para outras operadoras do Boeing 777-200ER”, enfatiza Harald Gloy, COO, Lufthansa Technik. “Estas são as primeiras de muitas outras aeronaves deste tipo que, esperamos, terão menor consumo de combustível e uma pegada de carbono melhorada graças ao AeroSHARK.”
AeroSHARK é uma tecnologia de superfície desenvolvida em conjunto pela Lufthansa Technik e BASF, que consiste em nervuras transparentes de cerca de 50 micrômetros de tamanho - as chamadas riblets. Ela imita as propriedades da pele de tubarão particularmente aerodinâmica e, portanto, otimiza a aerodinâmica em áreas relevantes da aeronave.
A Austrian Airlines equipará sucessivamente quatro de suas seis aeronaves de longo curso Boeing 777-200ER com a tecnologia de superfície a partir de dezembro de 2024. A aplicação em todas as quatro aeronaves será concluída até março de 2025.
A tecnologia sharkskin é outro importante bloco de construção no caminho de redução de CO2 da Austrian Airlines. Junto com o Lufthansa Group, a Austrian pretende reduzir suas emissões de CO2 em 30,6% até 2030, em comparação a 2019.