Seja pelos próprios europeus ou brasileiros viajando para fora do país, a previsão é que o turismo neste mercado siga crescendo
Atuando globalmente desde 2013, a Rentcars, maior plataforma online de aluguel de carros da América Latina, possui uma base abrangente de dados de seus clientes para avaliar o mercado de turismo e viagens. A empresa observa um crescimento significativo na demanda para o continente europeu, que deve continuar nos próximos meses.
Portugal segue como um dos principais destinos na Europa. (BTS.news/Arquivo) |
Um estudo inédito da Hibou, empresa especializada em pesquisa, monitoramento e insights de consumo, ouviu mais de 1.300 entrevistados no mês de julho e mostrou que 53% dos brasileiros ainda têm a intenção de viajar nos próximos meses. De acordo com a Rentcars, países como Itália e Espanha estão cada vez mais populares entre esses viajantes, destacando-se entre os três destinos mais procurados para aluguel de carros em 2024.
A depender da origem do viajante, no entanto, os países mais procurados podem mudar. Isso porque, especialmente para os europeus, uma série de fatores contribuem para trazer mais facilidade, praticidade e acesso às viagens - por conta do momento pós-covid, que ainda traz o desejo de viajar, e para habitantes de países com mais poder de compra, que têm mais possibilidades.
Para turistas originários de outros continentes, os grandes mercados turísticos europeus devem seguir em crescente, com destaque para grandes capitais. Segundo as projeções da Rentcars, os principais destinos serão:
1. Londres, na Inglaterra, que teve um aumento de 14% nas buscas
2. Paris, na França com 16% de mais procura
3. Roma, na Itália com 24% de aumento
4. Amsterdã, na Holanda que cresceu 16% na busca por aluguel de carros
5. Lisboa, em Portugal teve um pequeno aumento nas buscas em 2024, mas segue com um dos principais destinos procurados por brasileiros
Esses destinos já são bem conhecidos e atraem principalmente viajantes de regiões distantes, devido à maior facilidade de acesso por meio de voos diretos. Além desses, outras cidades com expectativa de aumento nas buscas são grandes centros urbanos considerados secundários por estarem fora do eixo das capitais, como Barcelona (que cresceu 53% nas buscas), na Espanha, e Munique (19%), na Alemanha.
Pensando nos viajantes estrangeiros se movimentando dentro da própria Europa, as apostas da Rentcars, com base nos dados de consumo do consumidor, são:
1. Itália, que apresentou um aumento de 226% nas buscas
2. Espanha que teve aumento de 195% na procura
3. Portugal foi 49% mais buscado em 2024
4. Grécia cresceu 154% como destino buscado
5. Croácia aumentou 129% no número de buscas
A Turquia, que teve um crescimento de 71% na pesquisa, também é destacada pela Rentcars no caso de viajantes europeus buscando destinos pelo continente, a região deve se popularizar após o país integrar oficialmente a União Europeia.
O aumento no interesse na região acontece por uma série de fatores, entre eles o aumento de competitividade do setor turístico este ano. Além de diversos eventos como a Eurocopa e as Olimpíadas, há uma alta disponibilidade de veículos para locação, o que diminuiu o ticket médio para o aluguel de carros. Segundo dados da Rentcars, em relação a 2024, alugar um carro na Europa está 11% mais barato em 2024.
A empresa tem um olhar estratégico para o continente: “Este ano ampliamos as locadoras para além dos aeroportos, agora contamos com parceiros que cobrem, também, as estações ferroviárias - começamos essa movimentação por Paris, em razão das Olimpíadas”, conta o Head de Mercado Europa, Rentcars, Filipe Sousa.
“É um mercado com uma movimentação bem interessante este ano. Hoje contamos com 242 parceiros que atendem na Europa, e tivemos um crescimento expressivo no número de locadoras parceiras - foram 60 novas só no início de 2024”, comenta o Head.