Seul - Ontem, a Korean Air começou a usar combustível de aviação sustentável (SAF) produzido internamente pela primeira vez no voo KE719 de Seul Incheon para Tóquio Haneda. Este marco torna a Korean Air a primeira transportadora de bandeira coreana a operar voos comerciais parcialmente movidos a SAF produzido na Coreia.
(© Korean Air) |
Uma cerimônia especial foi realizada em 30 de agosto no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Incheon para celebrar a ocasião, com a presença de Sangwoo Park, Ministro de Terras, Infraestrutura e Transporte (MOLIT); Dukgeun Ahn, Ministro do Comércio, Indústria e Energia; Sanghyup Kim, Copresidente da Comissão de Neutralidade de Carbono e Crescimento Verde; Keehong Woo, Presidente da Korean Air; Hakjae Lee, Presidente da Incheon International Airport Corporation; Jonghoon Oh, Presidente da SK Energy; e Anwar A. Al-Hejazi, CEO da S-Oil.
A partir de 30 de agosto de 2024 até julho de 2025, a Korean Air utilizará uma mistura de 1% de SAF para o voo KE719 de Seul Incheon para Tóquio Narita, uma vez por semana. Esta rota servirá como ponto de partida para o programa doméstico de SAF da companhia aérea, com planos de expandir gradualmente o uso de SAF para rotas de médio e longo curso.
O SAF usado nesta rota é fornecido por duas empresas líderes de energia coreanas: S-Oil e SK Energy. A S-Oil fornecerá o SAF pelos primeiros seis meses, seguida pela SK Energy pelo período restante. A S-Oil produz SAF a partir de óleo de cozinha usado, enquanto a SK Energy utiliza uma combinação de óleo de cozinha usado e gorduras animais. Os produtos SAF de ambas as empresas foram certificados pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) sob o Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA), garantindo que eles atendam aos padrões internacionais de sustentabilidade.
O SAF é quimicamente idêntico ao combustível de jato convencional, permitindo que seja misturado ao combustível de aviação existente sem a necessidade de modificações na aeronave. Os regulamentos atuais permitem uma mistura de até 50% de SAF para uso na aviação, e o uso de SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 80% em comparação ao combustível de jato convencional. Essa redução substancial é obtida por meio do uso de matérias-primas sustentáveis, como óleos residuais, gorduras animais e vegetais, subprodutos agrícolas e milho no processo de produção de combustível.
A adoção do SAF está ganhando força globalmente. A política “RefuelEU” da União Europeia determina uma mistura mínima de 2% de SAF para voos partindo de aeroportos da UE até 2025, com uma meta de atingir uma mistura de 70% até 2050. Os Estados Unidos, o maior importador de combustível de aviação do mundo, iniciaram o “SAF Grand Challenge”, com o objetivo de fornecer SAF suficiente para atender 100% de sua demanda de combustível de aviação até 2050.
A Coreia também está preparando o terreno para o crescimento do mercado de SAF. Em 2022, o MOLIT e o Ministério do Comércio, Indústria e Energia anunciaram o “Plano de Expansão de Biocombustíveis Ecológicos” para estabelecer padrões de qualidade e produção para SAF produzido internamente. Em agosto de 2024, o governo alterou o “Petroleum and Alternative Fuel Business Act” para permitir o uso de materiais ecológicos em processos de refino de petróleo.
A Korean Air vem implementando o SAF em suas operações desde 2017, quando usou o SAF pela primeira vez para um voo de passageiros de Chicago para Seul Incheon. Desde então, a companhia aérea expandiu seu uso do SAF para voos de passageiros entre Paris e Seul Incheon. Em 2023, a Korean Air conduziu seis voos de teste como parte de um projeto de pesquisa de demonstração do SAF liderado pelo governo, contribuindo com dados para o desenvolvimento de padrões de qualidade e produção do SAF doméstico.
A Korean Air continua buscando maneiras de reduzir as emissões de carbono. A companhia aérea continua a atualizar sua frota com modelos de aeronaves de última geração, incluindo o Airbus A220-300, A321neo, Boeing 787-9, 787-10 e 737-8, que oferecem 20%-25% menos emissões de carbono por assento em comparação com aeronaves da geração anterior. A Korean Air continua comprometida em expandir seu uso de SAF e implementar medidas adicionais de redução de carbono em suas operações.