Pular para o conteúdo principal


Korean Air Operará Voos Usando SAF De Produção Interna Nacional

Seul - Ontem, a Korean Air começou a usar combustível de aviação sustentável (SAF) produzido internamente pela primeira vez no voo KE719 de Seul Incheon para Tóquio Haneda. Este marco torna a Korean Air a primeira transportadora de bandeira coreana a operar voos comerciais parcialmente movidos a SAF produzido na Coreia. 

(© Korean Air) 

Uma cerimônia especial foi realizada em 30 de agosto no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Incheon para celebrar a ocasião, com a presença de Sangwoo Park, Ministro de Terras, Infraestrutura e Transporte (MOLIT); Dukgeun Ahn, Ministro do Comércio, Indústria e Energia; Sanghyup Kim, Copresidente da Comissão de Neutralidade de Carbono e Crescimento Verde; Keehong Woo, Presidente da Korean Air; Hakjae Lee, Presidente da Incheon International Airport Corporation; Jonghoon Oh, Presidente da SK Energy; e Anwar A. Al-Hejazi, CEO da S-Oil. 

A partir de 30 de agosto de 2024 até julho de 2025, a Korean Air utilizará uma mistura de 1% de SAF para o voo KE719 de Seul Incheon para Tóquio Narita, uma vez por semana. Esta rota servirá como ponto de partida para o programa doméstico de SAF da companhia aérea, com planos de expandir gradualmente o uso de SAF para rotas de médio e longo curso. 

O SAF usado nesta rota é fornecido por duas empresas líderes de energia coreanas: S-Oil e SK Energy. A S-Oil fornecerá o SAF pelos primeiros seis meses, seguida pela SK Energy pelo período restante. A S-Oil produz SAF a partir de óleo de cozinha usado, enquanto a SK Energy utiliza uma combinação de óleo de cozinha usado e gorduras animais. Os produtos SAF de ambas as empresas foram certificados pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) sob o Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA), garantindo que eles atendam aos padrões internacionais de sustentabilidade. 

O SAF é quimicamente idêntico ao combustível de jato convencional, permitindo que seja misturado ao combustível de aviação existente sem a necessidade de modificações na aeronave. Os regulamentos atuais permitem uma mistura de até 50% de SAF para uso na aviação, e o uso de SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 80% em comparação ao combustível de jato convencional. Essa redução substancial é obtida por meio do uso de matérias-primas sustentáveis, como óleos residuais, gorduras animais e vegetais, subprodutos agrícolas e milho no processo de produção de combustível. 

A adoção do SAF está ganhando força globalmente. A política “RefuelEU” da União Europeia determina uma mistura mínima de 2% de SAF para voos partindo de aeroportos da UE até 2025, com uma meta de atingir uma mistura de 70% até 2050. Os Estados Unidos, o maior importador de combustível de aviação do mundo, iniciaram o “SAF Grand Challenge”, com o objetivo de fornecer SAF suficiente para atender 100% de sua demanda de combustível de aviação até 2050. 

A Coreia também está preparando o terreno para o crescimento do mercado de SAF. Em 2022, o MOLIT e o Ministério do Comércio, Indústria e Energia anunciaram o “Plano de Expansão de Biocombustíveis Ecológicos” para estabelecer padrões de qualidade e produção para SAF produzido internamente. Em agosto de 2024, o governo alterou o “Petroleum and Alternative Fuel Business Act” para permitir o uso de materiais ecológicos em processos de refino de petróleo. 

A Korean Air vem implementando o SAF em suas operações desde 2017, quando usou o SAF pela primeira vez para um voo de passageiros de Chicago para Seul Incheon. Desde então, a companhia aérea expandiu seu uso do SAF para voos de passageiros entre Paris e Seul Incheon. Em 2023, a Korean Air conduziu seis voos de teste como parte de um projeto de pesquisa de demonstração do SAF liderado pelo governo, contribuindo com dados para o desenvolvimento de padrões de qualidade e produção do SAF doméstico. 

A Korean Air continua buscando maneiras de reduzir as emissões de carbono. A companhia aérea continua a atualizar sua frota com modelos de aeronaves de última geração, incluindo o Airbus A220-300, A321neo, Boeing 787-9, 787-10 e 737-8, que oferecem 20%-25% menos emissões de carbono por assento em comparação com aeronaves da geração anterior. A Korean Air continua comprometida em expandir seu uso de SAF e implementar medidas adicionais de redução de carbono em suas operações. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades