Montreal, Canadá - Com o objetivo de remodelar a aviação global por meio de maior desempenho e sustentabilidade, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) abriu hoje a 14ª Conferência de Navegação Aérea em sua sede em Montreal.
(BTS.news/Arquivo) |
Reunindo mais de 750 delegados de 93 países, incluindo funcionários do governo, líderes da indústria e outros especialistas em aviação de todo o mundo, esta Conferência desempenhará um papel crítico no traçado do curso para melhorar os sistemas globais de navegação aérea. A OACI comemora seu 80º aniversário por meio de uma série de eventos e iniciativas destinadas a reimaginar a aviação em um contexto de mudanças sem precedentes e inovação acelerada.
Zero Emissões, Zero Fatalidades
Com o tráfego aéreo global se recuperando para os níveis pré-pandêmicos e esperando-se que mais do que dobre nas próximas duas décadas, o Presidente do Conselho da OACI, Sr. Salvatore Sciacchitano, enfatizou a importância e a urgência de abordar as responsabilidades ambientais e integrar os rápidos avanços tecnológicos.
"Os desafios enfrentados pela aviação civil internacional hoje são imensos, mas podemos nos inspirar em nosso passado", disse Sciacchitano em seu discurso de abertura. "Esta Conferência redirecionará nossos esforços para iniciativas técnicas existentes e novas que se alinham com as metas aspiracionais da ICAO: zero fatalidades na aviação internacional, emissões líquidas zero de carbono até 2050 e garantir que a aviação sirva como parte integrante de um sistema de transporte próspero, conectado e inclusivo."
O Secretário-Geral Juan Carlos Salazar ecoou esses sentimentos em seus comentários, destacando a visão ambiciosa da OACI para o futuro. "Doze bilhões de passageiros a bordo de voos livres de emissões, com zero fatalidades conectando pessoas em todos os lugares e garantindo que a aviação preservasse e expandisse seu papel como catalisador do desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Essa é a nossa ambição para 2050", afirmou. "Esta Conferência nos permitirá chegar a um consenso global sobre iniciativas de melhoria de desempenho que apoiem essa missão, abordando os desafios ambientais da aviação e adaptando-se às tecnologias em rápida evolução."
Uma agenda lotada
Nas próximas duas semanas, os participantes revisarão as atualizações propostas para os planos globais de segurança da aviação e navegação aérea. Eles também abordarão uma ampla gama de tópicos críticos, incluindo o uso oportuno e seguro de novas tecnologias de aviação e o aprimoramento da eficiência da navegação aérea. Estes debates contribuirão para o cumprimento dos objetivos ambientais da OACI. A Conferência também se concentrará nas implicações de segurança de ameaças emergentes, como interferência de radiofrequência de sistemas globais de navegação por satélite (GNSS) e riscos cibernéticos para sistemas de navegação aérea altamente conectados.
Na abertura da Conferência, Sciacchitano pediu aos participantes que "façam valer essas discussões" ao embarcarem em suas deliberações. "As decisões que tomarmos aqui terão implicações de longo alcance para a segurança, eficiência e sustentabilidade da navegação aérea global. Vamos forjar um caminho a seguir com determinação e visão."
Para garantir a transparência e incentivar um envolvimento mais amplo, os anais da Conferência serão transmitidos ao vivo pela ICAO TV (https://www.icao.tv/an-conf). Esta plataforma fornecerá acesso em tempo real a todas as sessões da conferência, incluindo SkyTalks especializados, com insights de especialistas do setor e representantes da ICAO.
Os resultados dessas deliberações desempenharão um papel crucial na formação do futuro da aviação civil internacional, garantindo que ela permaneça segura, eficiente e sustentável nas próximas décadas. Influenciarão também diretamente a direção do programa de trabalho da OACI e prepararão o terreno para decisões cruciais na 42.ª Sessão da Assembleia da OACI, que terá lugar em 2025. Ao tornar essas discussões acessíveis a um público global, a OACI visa promover uma compreensão e colaboração mais amplas para enfrentar os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor de aviação.
A 14ª Conferência de Navegação Aérea será concluída em 6 de setembro de 2024.