A Qantas se juntou à Rio Tinto e à BHP como investidores fundamentais em um novo fundo que desenvolverá projetos de carbono de alta integridade baseados na natureza na Austrália. Administrado pela Silva Capital - uma joint venture entre os gestores de investimentos Roc Partners e C6 Investment Management - o Silva Carbon Origination Fund visa arrecadar US$ 250 milhões para originar e gerenciar Unidades de Crédito de Carbono Australianas (ACCUs) de alta integridade.
(© Qantas) |
É um dos primeiros fundos na Austrália a fornecer aos investidores acesso ao fornecimento de ACCUs de alta integridade em escala, gerados por meio de projetos de reflorestamento de terras e agricultura integrada.
Os investidores fundamentais comprometeram US$ 80 milhões, com a Qantas financiando o investimento por meio de seu Fundo Climático de AUD$ 400 milhões. O Fundo Climático foi criado em 2023 para permitir o investimento nas soluções que o Grupo Qantas precisa para descarbonizar, incluindo o investimento em Combustível de Aviação Sustentável (SAF), em parceria com a Airbus.
Juntamente com os investimentos em tecnologias de descarbonização direta, como o SAF, as compensações de carbono de alta integridade desempenharão um papel contínuo e crítico em setores difíceis de reduzir, como a aviação. Espera-se que a Política de Mecanismo de Salvaguarda do governo australiano e as metas globais de redução de emissões do Acordo de Paris aumentem a demanda por projetos de carbono de alta integridade.
O investimento da Qantas no Silva Carbon Origination Fund ajudará a cumprir suas obrigações de conformidade e progredir em suas metas climáticas com créditos de carbono verificáveis de alta qualidade e alta integridade. É importante ressaltar que o fundo também ajudará a dimensionar créditos de carbono de qualidade baseados na natureza no mercado australiano com benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais.
A Silva Capital adquire terras agrícolas na Austrália para desenvolver projetos de sequestro de carbono que promovam ativamente práticas agrícolas e de gestão de terras sustentáveis. Excepcionalmente, esses projetos criam benefícios de biodiversidade, econômicos e de conservação, pois o fundo prioriza projetos de plantio que reflorestam terras desmatadas, garantindo que elas também possam permanecer produtivas para a agricultura.
O Diretor de Sustentabilidade, Andrew Parker, disse que o Silva Carbon Origination Fund reforçaria o compromisso da Qantas de evoluir seu portfólio de carbono para se alinhar às soluções baseadas na natureza. "Para setores difíceis de reduzir, como a aviação, as compensações de carbono de alta integridade desempenharão um papel importante no cumprimento das metas climáticas. Esperamos que a demanda por compensações de carbono continue a crescer no futuro e serão necessárias parcerias entre setores para aumentar a disponibilidade geral de créditos de carbono de alta qualidade e alta integridade", disse Parker.
"O fundo Silva Carbon Origination nos permitirá continuar a elevar nossa estratégia de mercado de carbono, ao mesmo tempo em que ajuda a moldar positivamente o desenvolvimento da indústria em geral. Continuamos a evoluir nosso portfólio de carbono para incluir não apenas projetos de carbono de alta qualidade e alta integridade, mas também para nos alinharmos a soluções baseadas na natureza. Por meio de nosso Fundo Climático, continuamos a voltar nossa atenção para projetos australianos que criam benefícios ecológicos e econômicos", enfatizou Parker.
Este investimento se baseia no impulso recente da Qantas, contribuindo para vários projetos por meio de seu Fundo Climático. Mais recentemente, a Qantas investiu no fundo Sustainable Aviation Fuel Financing Alliance (SAFFA) para ajudar a acelerar a produção global de biocombustível de aviação.
Na Austrália, a Qantas também investiu em uma instalação de produção de biocombustível em Queensland que está sendo desenvolvida pela Jet Zero Australia em parceria com a empresa líder em tecnologia de combustível de aviação sustentável LanzaJet.