Genebra - O segundo Simpósio Mundial de Sustentabilidade (WSS) da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) se concentrará nas ações necessárias para alcançar o compromisso do setor aéreo de emissões líquidas zero de CO2 até 2050. O evento acontecerá em Miami, EUA, de 24 a 25 de setembro de 2024, organizado pela American Airlines.
(BTS.news/Arquivo) |
"A sustentabilidade é um desafio existencial para a humanidade, assim como para o nosso setor aéreo. Alcançar emissões líquidas zero de CO2 até 2050 é uma tarefa grande e complexa. Mas trabalhando em conjunto com a indústria da aviação em geral e com o apoio dos governos, chegaremos lá. O WSS é uma oportunidade única de reunir todas as partes interessadas para aprender, alinhar e tomar as ações críticas necessárias para galvanizar nossa determinação e acelerar o progresso", disse Willie Walsh, Diretor Geral, IATA.
Os principais elementos para ajudar a alcançar emissões líquidas zero de CO2 até 2050 que estão sendo abordados no WSS incluem:
• Descarbonização: Foco na transição da aviação para emissões líquidas zero de CO2, incluindo como desenvolver, dimensionar e fornecer as soluções necessárias para descarbonizar a aviação ao longo dos 25 anos até 2050. As discussões abordarão como construir os mercados de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), remoções de carbono e outras tecnologias nascentes, e os desafios envolvidos no financiamento de tais projetos.
• Inovação e Tecnologia: Explorar novas tecnologias de aeronaves e inovações operacionais com foco nos aspectos práticos da implementação rápida de novas tecnologias para avançar na meta de emissões líquidas zero de CO2 do setor.
• Política e Regulamentação: Examinar o cenário político global com o objetivo de alcançar emissões líquidas zero de CO2, particularmente relacionadas ao SAF, e as complexidades de alinhar as regulamentações globais e harmonizar as políticas de SAF para aumentar a produção e a implantação.
• Finanças e Transparência: Olhando para os desafios do investimento; quais são as dificuldades e oportunidades no financiamento de projetos de energia renovável e produção de SAF e como tornar o caso de investimento mais atraente para as partes interessadas. O foco será em estratégias para atrair capital, transferir riscos e em qual inovação é necessária para financiar a transição do setor para o zero líquido. A transparência também será abordada, pois é uma parte essencial do desafio do investimento em termos de promover a tomada de decisões informadas e baseadas na ciência entre investidores, companhias aéreas e outras partes interessadas.
"O WSS visa unir os tomadores de decisão nos setores público e privado e em todas as áreas do governo, com o objetivo de descarbonizar o transporte aéreo. A transição energética da aviação precisa de apoio além dos ministérios dos transportes, pois atinge quase todas as áreas das economias e sociedades globais, regionais e locais. A colaboração radical é necessária para envolver tecnologia, política e finanças e se unir com um propósito único de atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050. A missão é urgente, pois uma infinidade de novos mercados precisa atingir a maturidade nos curtos 25 anos até 2050. O WSS é o evento de definição de agenda que pode acelerar o progresso à medida que enfrentamos esse enorme desafio", disse Marie Owens Thomsen, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Economista-Chefe, IATA.
Sobre o WSS
O WSS é organizado pela American Airlines com a participação esperada de mais de 500 profissionais da aviação, sustentabilidade, tecnologia, agricultura, comércio, desenvolvimento e finanças, bem como formuladores de políticas e outras partes interessadas. É a segunda vez que a IATA organiza o WSS, que já se tornou um evento emblemático da IATA.
O discurso de abertura será proferido por:
• Robert Isom, CEO, American Airlines
• Juan Carlos Salazar, Secretário Geral, ICAO
Após o discurso de abertura, o painel de CEO´s contará com:
• Robert Isom, CEO, American Airlines
• Annette Mann, CEO, Austrian Airlines
• Enrique Beltranena, CEO, Volaris
• Willie Walsh, Diretor Geral, IATA